Home Estilo DZN Segunda Sem Carne terá ações nos shows de Paul McCartney no Brasil

Segunda Sem Carne terá ações nos shows de Paul McCartney no Brasil

McCartney
Tempo de Leitura: 4 minutos

McCartney

A campanha Segunda Sem Carne foi lançada no Brasil em 2009 já fazendo parte da Sociedade Vegetariana Brasileira – SVB, maior ONG vegetariana do país e está presente em mais de 40 países em fazendo o convite à população trocar, pelo menos uma vez por semana, a proteína animal (carnes, ovos e laticínios) por proteína vegetal, trazendo benefícios para a saúde das pessoas, para os animais e para o meio ambiente.

Atraindo diversas personalidades no Brasil e ao redor do mundo, um dos maiores porta-vozes da campanha é o cantor Paul McCartney, ícone musical que transformou o cenário do rock tanto no presente quanto no passado quando fundou a banda The Beatles com John Lennon, Ringo Starr e George Harrison. 

O artista promove a ação desde 2009 e, neste ano, reforçou a importância da Segunda Sem Carne em seu Instagram ao anunciar ingressos especiais para a sua turnê mundial Got Back. Todos os ingressos dos shows terão parte de seu valor revertido para financiar a ação Segunda Sem Carne ao redor do mundo.

A ação faz a diferença para pessoas, animais e para o mundo. Essa é uma causa muito querida para mim e agradeço muito o seu apoio”, disse o cantor. A presidente da SVB, Mônica Buava, conta que a primeira ação aconteceu na turnê de 2010 com uma panfletagem na frente do estádio do Morumbi, algumas horas antes do show.

Em 2014, quando ele voltou ao Brasil, tivemos um encontro pessoal e a relação se estreitou muito desde então. Já tivemos ativações oficiais dentro dos shows, panfletos e mais ações promocionais, incluindo balões sinalizadores. Dessa vez, teremos tatuagens temporárias que brilham no escuro, backdrop para foto, distribuição de panfletos com materiais gratuitos para download, ensinando a fazer um prato na Segunda Sem Carne, entre outros“, conta Mônica.

Os shows da turnê Got Back de Paul McCartney acontecem nos dias 30/11 em Brasília; 03 e 04/12 em Belo Horizonte; 07, 09 e 10/12 em São Paulo; 13.12 em Curitiba e 16/12 no Rio de Janeiro. Em todos os shows, a campanha Segunda Sem Carne estará presente.

Sobre a Segunda Sem Carne

Entre seus pilares, a campanha visa promover a saúde e bem-estar aos que aderirem. Em um estudo da Embrapa, realizado em 2022, foi revelado que menos de 30% dos cereais no Brasil são destinados diretamente à alimentação humana, enquanto os mais de 70% restantes são destinados à alimentação de animais ditos de produção.

Essa desproporção na distribuição da produção revela uma perda de espaço de ingredientes cultural e nutricionalmente essenciais no prato do brasileiro, como o arroz e feijão que são umas das principais fontes de energia para o metabolismo do corpo, e também das fibras e vitaminas dos vegetais, afirma-se nos estudos do IBGE, agora em 2023, que mostra a queda de 18% no consumo de feijão e de 10% do arroz.

Já sendo um fato bastante observado no Brasil, a piora no padrão alimentar da população impacta na prevalência da desnutrição, de carências nutricionais, do sobrepeso e da obesidade, e de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), além de implicar aumento significativo de custos para o Sistema Único de Saúde (SUS) com tratamentos, medicamentos e cirurgias onerosas.

O brasileiro tem comido com menor qualidade que auxilia no triste número de 60,3% da população adulta brasileira com excesso de peso, de acordo com dados do IBGE. Logo, uma alimentação centrada em vegetais favorece a prevenção de doenças crônicas e degenerativas, além de promover maior bem-estar e qualidade de vida para as pessoas.

Há a diminuição do risco de diabetes, da incidência de infartos e outras doenças cardíacas, promove maior controle de peso e também ajuda na prevenção de diversos tipos de cânceres. Hoje, a recomendação padrão da Organização Mundial da Saúde é promover maior alimentação a base de plantas e evitar o consumo de alimentos de origem animal.

“Coma leguminosas regularmente. Feijões secos, ervilhas e lentilhas são excelentes fontes de proteínas, fibras e outros nutrientes e são naturalmente pobres em gordura. As leguminosas são uma boa alternativa à carne e podem desempenhar um papel fundamental em futuras dietas saudáveis e sustentáveis”, diz a OMS.

Para o brasileiro, a adaptação de substituir a alimentação de origem animal em um dia da semana é um pouco mais fácil por conta da cultura alimentar que temos no país”, afirma Mônica. “Comemos grãos e leguminosas todos os dias, nosso famoso e querido arroz e feijão, além de diferentes saladas e frutas para compor uma riqueza nutricional. São muitas opções para colorir o prato como os feijões, a lentilha, o grão-de-bico, a ervilha, o milho, alfaces, tomate, batata, etc”, complementa.

Se uma pessoa aderir ao menos um dia sem carne, já há um tremendo impacto ambiental. De acordo com os dados da SVB, 22m² de terra são poupados, 3500 litros de água são economizados, 8 kgs de grãos não são consumidos e 10 kg de CO² não são emitidos para a atmosfera.

“Montar um prato Segunda Sem Carne é muito simples e saboroso! O ideal é que o prato tenha 50% de verduras e legumes (crus e/ou cozidos, como brócolis, couve, abóbora, cenoura etc.), 25% de cereais e vegetais amiláceos (arroz, aveia, milho, trigo, batata, inhame, cará, mandioca etc.) e 25% de leguminosas (feijão carioca, feijão-preto, ervilha, lentilha, grão-de-bico etc.) + fruta”, ensina a SVB.

Sobre a SVB

Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa.

Sua sede fica na Rua Domingos de Morais, 907 – Sala 12 • Vila Mariana – São Paulo – SP e possui o site https://svb.org.br

<com apoio de informações/fonte:  Fragata Comunicação – Jornalistas: Dorotéia Fragata e Matheus Fragata>

McCartney McCartney McCartney