Home Cultura Apesar de boas surpresas, filme ‘Não Abra’, fica na média dos atuais...

Apesar de boas surpresas, filme ‘Não Abra’, fica na média dos atuais filmes de terror

abra
Tempo de Leitura: 2 minutos

abra

por Aguinaldo Gabarrão (*)

A melhor surpresa no filme ‘Não Abra’ é o fato de dar o protagonismo a um casting de atores que fogem ao padrão de Hollywood. Boa parte do elenco principal é americano ou canadense, porém, formado por atores e atrizes de ascendência indiana ou cujos parentes são imigrantes punjabi, uma região do leste do Paquistão e noroeste da Índia.

Outro aspecto interessante é que a figura que provoca o horror nas adolescentes, é um demônio denominado Pishacha, que aparece na mitologia hindu e budista, diferentemente de boa parte dos filmes do gênero, em que os demônios do inferno cristão, tem a supremacia de papéis antagonistas, em boa parte dos filmes.

A protagonista Sam (Megan Suri), uma adolescente que lida com os conflitos entre sua origem indiana e a vida nos EUA, acidentalmente liberta uma antiga entidade demoníaca, mantida num pote que estava na posse de Samira (Megan Sur). À medida que o mal se alimenta dos seus piores medos, Sam precisará desvendar segredos ancestrais para tentar salvar sua vida, de sua amiga e de todos que a amam.

abra

Medos na adolescência

Sam vive numa típica cidade americana em contraste com os hábitos, comidas e festividades do país asiático. Sua vida orbita entre a escola, encontros com amigos e a vida familiar, de laços profundamente ligados à cultura indiana. Mas ela traz consigo os medos e inseguranças comuns à sua idade, independente da cultura e origem.

E é exatamente as emoções contraditórias, que encontrará no demônio por ela libertado, os vínculos que alimentam e fortalecem o tal ser malévolo. Assim, a trama apresenta a alegoria típica dos medos de uma fase importante da vida.

Todo esse contexto interessante, por vezes, derrapa na necessidade do bom diretor Bishal Dutta, adequar a exuberante mitologia indiana aos velhos postulados do terror convencional, inclusive na frustrante concepção física de Pishacha, claramente contaminada pelo olhar ocidental da equipe de produção do filme.

O filme ‘Não Abra’ tem seus bons momentos e interpretações convincentes do elenco, mas não entrega nada de novo.


Serviço:

NÃO ABRA

  • Gênero: Terror
  • País: EUA
  • Classificação: anos
  • Duração:  1 hora e 39 minutos
  • Ano: 2023 

Direção: Bishal Dutta / Roteiro: Bishal Dutta, Ashish Mehta / Elenco: Megan Suri, Neeru Bajwa, Mohana Krishnan, Betty Gabriel, Vik Sahay / Direção de Fotografia: Matthew Lynn / Desenho de Produção: Tyler Bishop Harron / Trilha Sonora: Wesley Hughes / Montagem: Jack Price / Produção: Raymond Mansfield, Sean McKittrick / Distribuidora: Imagem Filmes / Divulgação: Sinny Assessoria e Comunicação


 

Aguinaldo Gabarrão – ator e consultor de treinamento corporativo. Um eterno colaborador do DiárioZonaNorte.

 


Comentários e sugestões: [email protected]


Nota da Redação == (*)  O artigo acima é totalmente da responsabilidade do autor e colaborador, com suas críticas e opiniões, que podem não ser da concordância do jornal e de seus diretores.


 

d