Home Cultura ‘A Noite das Bruxas’ é mais uma obra de Agatha Christie adaptada...

‘A Noite das Bruxas’ é mais uma obra de Agatha Christie adaptada para o cinema

Tempo de Leitura: 3 minutos

 

por Aguinaldo Gabarrão (*)

Se você é leitor das obras da inglesa Agatha Christie (1890 – 1976), mestra dos livros de histórias policiais, com tramas complexas de assassinatos, desvendadas pelo detetive policial Hercule Poirot, encontrará neste novo filme do diretor Kenneth Branagh, alguns dos ingredientes que fizeram da autora um fenômeno mundial da literatura.

Porém, para os leitores que nunca leram um livro de Christie, será uma oportunidade boa de conhecer o universo ficcional da “rainha do crime”, por meio da telona. Mas é importante deixar claro: a adaptação feita para o cinema, fixou-se na ideia central e fez muitas e significativas mudanças na história. Os puristas, possivelmente vão reclamar desta versão cinematográfica, mas esta crítica irá se deter exclusivamente no filme.

bruxas

Clima sombrio domina

Esta é a terceira incursão do diretor e ator Kenneth Branagh (Belfast – crítica aqui no DiárioZonaNorte – clique aqui ), nas histórias protagonizadas pelo detetive belga. Sua primeira adaptação foi Assassinato no Expresso Oriente (2017), seguida de Morte no Nilo (2022).

Dessa vez o célebre detetive Hercule Poirot (Kenneth Branagh), agora aposentado e vivendo em Veneza, é convidado pela escritora Ariadne Oliver (Tina Fey) para participar, num antigo palacete, de uma estranha sessão para evocar o espírito de uma moça que perdeu a vida naquele lugar. Quando um dos participantes é assassinado, o detetive é lançado em um mundo sinistro de sombras e segredos.

bruxas

O clima sombrio é estabelecido desde a apresentação do lugar e das personagens que ali se relacionam. A fotografia de Haris Zambarloukos traz no desenho da iluminação e enquadramentos, a sensação crescente de que o detetive mergulha num estado de delírio.  Poirot se vê diante do imponderável, do sobrenatural, que lhe escapa por completo ao domínio da razão, o campo do qual sempre atua.


Trailer – clique na imagem para assistir:


Trabalho de ator

O roteiro criativo, explora o embate entre a razão, calcada em fatos, e representada na figura do detetive Poirot, em oposição direta com o transcendente ou fenômeno paranormal, que a ciência não explica ou mesmo despreza por fugir as suas regras e medidas.

E esse desconforto na atitude do detetive, traduzido pelo ótimo ator Kenneth Branagh, é a linha tênue que parece conduzir a personagem a admitir por um instante a possibilidade de que tudo aquilo é real. Essa nova camada à psicologia do cerebral Hercule Poirot, é o vetor para que ele chegue à verdade dos fatos.


Serviço
 A NOITE DAS BRUXAS
  • Título Original: A Haunting in Venice
  • Gênero: suspense, policial
  • País: EUA, Reino Unido, Itália
  • Classificação: 14 anos
  • Duração:  1 hora e 44 minutos
  • Ano: 2022

Direção: Kenneth Branagh / Roteiro: Michael Green / Elenco: Kenneth Branagh, Tina Fey, Camille Cottin, Dylan Corbett-Bader, Amir El-Masry / Direção de Fotografia: Haris Zambarloukos / Trilha Sonora: Hildur Guðnadóttir / Produção: Kenneth Branagh / Produção Executiva: Louise Killin, Judy Hofflund, Ridley Scott / Distribuidora: 20th Century Studios


Aguinaldo Gabarrão – ator e consultor de treinamento corporativo. Um eterno colaborador do DiárioZonaNorte.

 

 


 

d

bruxas bruxas bruxas bruxas bruxas bruxas