Home Cultura No retorno, o novo livro de Mário Prata com personalidades: “Pelo Buraco...

No retorno, o novo livro de Mário Prata com personalidades: “Pelo Buraco da Fechadura”

Mário
Foto: Divulgação - Site oficial e pessoal de Mário Prata.
Tempo de Leitura: 4 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte

De um jeito solto, brincalhão, que alguns podem classificar como um “tirador de sarro” ou “gozador” – que, no fundo… não deixa de ser um porra-louca” – , Mário Prata voltou às letras e às páginas com mais um livro – concebido em suas notas no período de  três anos (2020 a 2023).

Dentro de sua inteligência e esperteza, o aclamado autor brasileiro, conhecido por suas habilidades literárias nos presenteia agora com o “687: Pelo buraco da fechadura: vi um baile de debutantes”. E já na capa do livro, brincando no subtítulo, um aviso: “quase uma autobiografia”.

Nessa obra, que será lançada nos próximos dias ( leia no final ), nos conduz através de uma jornada ao longo de seus 77 anos de vida (“que ainda não demonstra”), repleta de histórias cativantes e lembranças marcantes, da mineira Uberaba passando por Lins, São Paulo e Rio de Janeiro – e pelos bares e restaurantes da vida.

Um livro histórico de 397 páginas da Geração Editorial, que pode ser manuseado de qualquer jeito – normal ou de trás para a frente, ou pelo meio  –  apresentando 161 crônicas pessoais, ou que chamaríamos mineiramente de “causos e mais causos” de tempos não muito longe da realidade de muita gente.

Políticos… Pelé & personalidades em cena

São 687 pessoas e personalidades (que têm sua marca numérica na capa do livro) que passaram na vida de Mário Prata, pelo menos nos momentos vividos e declarados do livro que agora surge em nossas mãos. < Um detalhe: leia no pé das páginas, as mensagens e observações trocadas entre o autor e o editor através do WhatsApp>

Fora de ordem, vai de Adão&Eva até os dias atuais com muita gente conhecida e falada – mas sem citar o ex-presidente que debutou nos confusos últimos anos do país – , passando por nomes de familiares, amigos, atores, atrizes, diretores de TV e cinema, intelectuais, músicos, políticos, censores da ditadura militar, entre outros.

De nome pomposo como um embaixador, Mario Alberto Campos de Morais Prata,  é um autor versátil e prolífico, tendo escrito uma variedade de obras, desde peças de teatro até crônicas e romances.

Sua carreira literária é marcada por prêmios e reconhecimento, tanto no Brasil quanto no exterior. Com uma trajetória que o levou a ser semifinalista do Prêmio Jabuti e finalista do Prêmio Oceanos, ele é uma figura respeitada na cena literária contemporânea.

O autêntico contador da história

O editor da Geração Editorial, Luiz Fernando Emediato, não economiza elogios ao descrever o livro. Ele destaca ´´o incrível humor e comovente ternura presentes nas memórias de Mario Prata´´,  e afirma que ´´o autor nos faz rir e chorar de uma maneira verdadeiramente extraordinária´´.

Segundo Emediato, o livro é um mergulho profundo nas entranhas da cultura brasileira, e é como se estivéssemos sentados com o autor em uma mesa de bar, saboreando Cuba Libre enquanto ele compartilha suas histórias.

Uma característica notável deste livro é a perspectiva que ele oferece através do prefácio de seu filho, Antonio Prata, que enfatiza a autenticidade da abordagem literária de seu pai e a maneira como ele torna a literatura acessível a todos, sem formalidades.

As memórias compartilhadas no livro são ricas e diversas, abrangendo a infância do autor em Lins, seus encontros com pessoas notáveis, sua mudança para São Paulo e seus relacionamentos familiares.

Mário
Foto: Divulgação – Site oficial e pessoal de Mário Prata.
O livro que vale a pena

Em resumo, “Pelo buraco da fechadura: vi um baile de debutantes” é uma obra literária que transcende a tradicional biografia, oferecendo ao leitor uma visão única da vida do autor e da história do Brasil.

Mario Prata nos leva a uma jornada emocional e intelectual, onde o humor e a ternura se entrelaçam para criar uma experiência de leitura verdadeiramente memorável. É uma obra que merece ser lida por todos os amantes da literatura brasileira.

Além da orelha inicial do livro, o autor deixou o aviso na última página: ´´Não fiz mais que a minha obrigação – Este livro foi iniciado em março de 2020 na minha casa em Florianópolis, quando chegou  a Covid, aquela gripezinha. E terminado me 12 de fevereiro de 2023, no Spa Med Campus, em Sorocaba, já sem aquela porra de pandemia. Todos os personagens são reais e todas as coincidências propositais´´.


Sobre o autor —  Escritor e jornalista, Mario Prata escreveu dez peças de teatro, seis telenovelas, cinco séries, mais de três mil crônicas, sete roteiros de cinema, 23 livros e está em seis antologias de crônicas.  Como jornalista, trabalhou na Gazeta de Lins, O Pasquim, Última Hora, Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, IstoÉ, Planeta, Careta e Playboy. Tem três filhos e seis netos. Mais biografia: clique aqui


Nota da Editora – Lançamento do livro: Será no próximo 25/10/2023 (4ª feira), às 18 horas, na Livraria da Vila – Rua Fradique Coutinho, 915, em São Paulo. Haverá um bate-papo de Mário Prata com o escritor Fernando Morais, autor de Olga, Chateau-Rei do Brasil e outros. Vale a pena estar presente.


687 – PELO BURACO DA FECHADURA

  • Autor: Mário Prata
  • Editora ‏ : ‎ Geração Editorial
  • Site: clique aqui
  • E-mail: [email protected]
  • Telefone: (11) 3256.4444
  • Brochura: 397 páginas
  • Preço sugerido: R$89,00
  • Vendas: Livraria da Vila – clique aqui 

<<Com apoio de informações/fonte: Divulgação/Imprensa – Geração Editorial >>

 

d