Home Destaque Descasque mais e desembale menos: conheça o Grupo Vegetais Saudáveis

Descasque mais e desembale menos: conheça o Grupo Vegetais Saudáveis

Tempo de Leitura: 5 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte

O Grupo Vegetais Saudáveis participou da The Brazil Conference & Expo – principal evento do setor de Frutas, Flores, Legumes e Verduras (FFLV) – que aconteceu no Expo Center Norte, nos dias 22 e 23 de agosto de 2023.  A entidade reune 12 empresas produtoras de FFLV.

E por que um alimento que carrega o selo do Grupo Vegetais Saudáveis é especial?  Porque seus produtores são pautados por um código de conduta alicerçado nas boas práticas agrícolas, oferecendo alimentos seguros, com qualidade e garantia de origem e certificados por entidades nacionais e internacionais como a Global G.A.P., a HACCPEthical Tradin Initiative.

Selo Vegetais Saudáveis em Tangerina Dokopon da L.A. Ferretti

Porque os membros do Grupo Vegetais Saudáveis investem em pesquisas e sustentabilidade, controlando o uso de insumos agrícolas de acordo com padrões nacionais e internacionais da segurança do alimento. Reduzem desperdícios e preservam o meio ambiente.

Porque geram emprego e renda, respeitando as leis e relações trabalhistas no campo, contribuindo desta forma no contexto ético,  social e econômico nas comunidades onde atuam.

INDEX da Paripassu – parâmetro de segurança alimentar
Produzidos com Verdade

Juntos, os integrantes do Grupo Vegetais Saudáveis produzem 89 variedades de FLV, ocupam uma área de mais de 14 mil hectares e comercializam 16 mil toneladas de produtos por mês, beneficiados em uma área de 89 mil m².

Segundo Antônio Carlos – presidente do Grupo Vegetais Saudáveis, “… temos as mais importantes certificações nacionais e internacionais, 17 prêmios no setor de FLV e obtivemos nota média de 81 do INDEX da Paripassu, (o parâmetro nacional de qualidade e segurança alimentar em 2022) e chegaremos a quase 96, em 2023. Temos o índice de eficiência e qualidade de 95% para redução de perdas, rupturas e devoluções. Respeitamos o meio ambiente com uso de energia fotovoltaica, adoção de técnicas de manejo integrado de pragas e uso de técnicas para redução e reaproveitamento de água. Todas as propriedades têm o Cadastro Ambiental Rural (CAR), participamos da IFPA – entidade global da indústria do FFLV, e ainda beneficiamos mais de 22 instituições em todo território nacional”.

Cintia Lyra e Junior Lucato
Educação do Campo a Mesa

A Organização Mundial de Saúde – OMS recomenda o consumo de 400 gramas de frutas, legumes e verduras (FLV) por dia, para que uma pessoa tenha uma vida saudável. No Brasil, o estamos muito abaixo desta meta: 130 gramas por dia.

Como mudar este cenário? Com muita informação e uma linguagem acessível ao público. Para que isso aconteça, o Grupo Vegetais Saudáveis criou uma estratégia de comunicação multiplataforma (site, blog e redes sociais da entidade), elaboração de e-books de receitas vegetarianas e veganas,  artigos feitos por nutricionistas e ações exclusivas para o varejo físico.

De acordo com Cintia Lyra – Diretora de Planejamento Estratégico de Marketing, “o trabalho do Grupo Vegetais Saudáveis  vai além da conscientização do consumidor sobre os benefícios do consumo de FLV. Ele contribui para a educação do mercado brasileiro, de forma que ele compreenda o que é um alimento seguro, a importância da rastreabilidade no processo de produção, a sazonalidade dos alimentos e a logística nas gôndolas“.

“O público que diminuiu a proteína animal e os nichos de vegetarianos, veganos e flexitarianos têm crescido significativamente e procuram informação de como preparar receitas saborosas e como diminuir o desperdício. Montamos um canal e ações junto ao varejo que ajudam a aumentar o consumo de FLV para uma vida saudável. Ainda precisamos investir mais na educação ao consumidor, pois temos alimentos seguros, acessíveis e variados para todos os bolsos e gostos”, explica Junior Lucato, Vice- Presidente e Associado do Grupo Vegetais Saudáveis.

Chef Tiago Ribeiro durante a The Brazil Conference & Expo, no estande do Grupo Vegetais Saudáveis
Saudável e Saborosa

Para a The Brazil Conference & Expo, o Grupo Vegetais Saudáveis convidou  o carismático Chef Tiago Ribeiro, cujo o trabalho ganhou visibilidade ao participar do reality show “Bake Off Brasil: Mão na Massa” – veiculado pelo SBT e pelo Discovery Home & Health, onde elaborou o primeiro bolo funcional da atração.

Durante a feira, o Chef Tiago Ribeiro – especialista em gastronomia saudável e referência no segmento, ministrou aulas shows, onde mostrou ao público que ser saudável não é sinônimo de ser sem sabor ou difícil de fazer.

Livro e e-book Estilo & Sabor, parte das ações educativas do Grupo Vegetais Saudáveis

O Chef Tiago Ribeiro assina o livro de receitas “Estilo & Sabor”. Produzido pelo Grupo Vegetais Saudáveis – a publicação apresenta uma série de receitas salgadas e doces, onde o sabor e o frescor de  frutas, legumes e verduras são evidenciados por meio de pratos criativos e fáceis de fazer. O livro também está disponível no formato e-book e pode ser “baixado” aqui.

Integrantes do Grupo Vegetais Saudáveis

Durante o evento, o Grupo Vegetais Saudáveis apresentou seu novo associado, a Leme Frutas – produtora de Mamão Formosa e Mamão Papaia, no sul da Bahia. A empresa distribuiu suas frutas na cidade de São Paulo e no interior de nosso estado.

A Leme Frutas se junta as empresas Agrivale, Fazenda Alvorada, L.A. Ferretti, Fischer, Jacareí Agricultura, Citrícola Lucato, LusoPêra, Mallmann, MNS, Magário Sustentáve e Tany – associadas do grupo.

O Grupo Vegetais Saudáveis é parceiro da International Fresh Produce Association (IFPA) – entidade internacional que atende toda a cadeira de suprimentos frescos e florais, além de idealizadora da The Brazil Conference & Expo e Paripassu – empresa líder em tecnologia de rastreabilidade, gestão de qualidade e indicadores de performance agrícola.

Serviço:
Associados:

d