Home Destaque Rua no Mandaqui recebe finalmente obra por 20 dias para conter ação...

Rua no Mandaqui recebe finalmente obra por 20 dias para conter ação de cratera

Tempo de Leitura: 4 minutos

Mandaqui

da Redação DiárioZonaNorte

  • Muitas reclamações de moradores, até abaixo assinado e nada era resolvido
  • Sabesp assumiu rapidamente sua parte nos serviços e cobrava a Subprefeitura
  • Após 13 dias da ação da Sabesp, a Subprefeitura deu início à obra

Depois que o DiárioZonaNorte publicou duas reportagens mostrando um grave problema na Rua Maria José Pomar (próxima da Avenida do Guacá ), no Mandaqui, que poderia afundar parte do local, houve a solução de imediato da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp.

Com 13 dias após, a Subprefeitura Santana/Tucuruvi/Mandaqui deu início à sua parte, nesta 5ª feira (07/04/2022), com a rua interditada oficialmente pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).  <<Ver reportagens — clique aqui – 23/03/2022 – A burocracia da Prefeitura e Sabesp pode causar nova cratera em rua do Mandaqui — e clique aqui — 25/03/2022 – Cratera do Mandaqui já teve ação da Sabesp e a promessa da Prefeitura de São Paulo>>.

Era visível e ficou constatado pela Sabesp que havia solapamento no solo (a terra vai se movendo e com as chuvas abre mais o buraco) por causa de infiltração na rede pluvial. Mas a Subprefeitura Santana/Tucuruvi/Mandaqui, responsável pelo serviço, não queria assumir sua responsabilidade no caso. E chegou-se ao chamado jogo de empurra-empurra.

O problema era antigo e continuava sem solução. O solo chegou a ficar rebaixado entre 25 a 30 centímetros fora do nível da calçada. Apesar das reclamações, a Subprefeitura Santana/Tucuruvi/Mandaqui não tomava providências e o serviço telefônico SP 156 da Prefeitura de São Paulo já tinha dado o caso como “caso encerrado”.

A Sabesp tomou providências

Os moradores insistiram e com o apoio decisivo do DiárioZonaNorte, a Sabesp não esperou muito e, no dia seguinte da reportagem, colocou sua equipe no local. E voltou a insistir que o trabalho na rede pluvial era imprescindível e de responsabilidade da Subprefeitura da região, caso contrário não adiantaria nada o trabalho feito pelos funcionários da Sabesp.

A Sabesp, de modo surpreendente – sem mais e nem menos -, deu início à obra. Uma escavadeira começou a rasgar o solo e os funcionários da empresa complementavam os serviços. E ficou o caso caso com a questão infiltração pluvial,  que acabou aceito pela subprefeitura. Ela informou que os serviços do local levariam o prazo de 20 dias, com a interrupção do tráfego de veículos.

cratera

Chegou o dia da Subprefeitura

Na 2a.feira (04/04/2022), oito funcionários da Subprefeitura Santana/Tucuruvi/Mandaqui chegaram logo cedo – por volta das 10h30 — na Rua Maria José Pomar.  Houve a sinalização com cones e inicialmente foram para verificar o local para o preparo da obra. E ficaram também no aguardo de máquinas para abertura do buraco, que chegaram. Por volta das 14 horas foram embora, sem fazer nada.

Depois desta “visita técnica”, os mesmos funcionários da subprefeitura retornaram somente na 4ª feira (06/04/2022). Novamente fizeram a vistoria do local e aguardaram a máquina escavadeira. O local ficou sinalizado com cones. E não houve o trabalho.

Mas aconteceu um detalhe a mais na comunicação da Subprefeitura, que até enviou ao local o Assessor de Imprensa Victor Viana: a distribuição de um folheto colorido com o aviso aos moradores do que seria a obra na rua. Com os logotipos da Prefeitura e da Subprefeitura, o comunicado informava: “a intervenção no local terá inicio dia 07 de abril (5ª feira) e a previsão de conclusão é de 20 dias” (no comunicado da CET a informação é de 15 dias).

E complementou com informações sobre “o acesso pela Av. do Guacá que será bloqueado” e o acesso somente pela ” Travessa Ventura Torres, que fica na altura do nº 88″. E encerrou com “a via tem que ficar intransitável para que não haja prejuízo à obra“. Portanto, os veículos não terão acesso às garagens das residências, no período da obra. Um detalhe que passou despercebido: não houve a colocação de banheiro químico para os funcionários da obra.

A CET interdita a rua

A Assessoria de Imprensa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) encaminhou para as redações de jornais o seguinte comunicado: ” Rua Maria José Pomar no Mandaqui será interditada para obras de manutenção de galerias — A CET vai monitorar o trânsito na Rua Maria José Pomar, que será interditada entre a Avenida do Guacá e Travessa Ventura Torres, no Mandaqui, zona norte da cidade, a partir desta 5ª feira (07/04/2022), para obras de manutenção em galeria de águas pluviais pela Subprefeitura Santana / Tucuruvi, com duração prevista de 15 dias.  O trânsito local será permitido aos moradores – com as alternativas: os veículos deverão seguir pela Avenida do Guacá, Rua Pestana, Rua Domingos José Ferreira e Rua Jacarapinima”.

A empresa de trânsito vai monitorar a interdição e orientar o trânsito na região, visando manter as condições de fluidez e preservar a segurança dos usuários da via.


 

 

 

d