Home Cultura Pinacoteca do Estado reabre com a exposição ” OSGEMEOS: Segredos “

Pinacoteca do Estado reabre com a exposição ” OSGEMEOS: Segredos “

Tempo de Leitura: 4 minutos

Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo exibe, de 15 de outubro de 2020 a 22 de fevereiro de 2021, OSGEMEOS: Segredos, primeira exposição panorâmica da dupla de artistas formada pelos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo (São Paulo, 1974). A mostra, apresentada pelo Bradesco, conta com mais de 60 trabalhos, cerca de 50 inéditos ou nunca exibidos no país e mais de 1000 itens desse rico imaginário.

Ainda para marcar esta grande retomada do museu, de 15/10 a 23/10, o IRB Brasil RE vai oferecer um presente especial: a entrada gratuita para todos os visitantes da Pinacoteca. No entanto,  mesmo gratuito durante este período, é necessário marcar a data e o horário pelo site do museu — veja o site no fina, em Serviço.

A bilheteria física permanecerá fechada. Com a iniciativa, o IRB reforça seu compromisso com a responsabilidade social por meio da democratização do acesso à cultura. “Nós acreditamos no potencial transformador da arte e visamos, em iniciativas como essa, promover e ampliar iniciativas de fomento às atividades culturais, que contribuam para disseminação do conhecimento”, diz Antonio Cassio dos Santos, CEO e presidente do Conselho de Administração do IRB.


Clique e assista ao video de OsCemeros – a criação:


A trajetória

A dupla construiu uma trajetória no mundo das artes sem nunca ter perdido de vista o desejo de manter-se acessível ao grande público. Otávio e Gustavo contam histórias – às vezes autobiográficas – cujas tramas envolvem fantasia, relações afetivas, questionamentos, sonhos e experiências de vida. OSGEMEOS mantém seu ateliê, até hoje, no Cambuci, antigo bairro de operários e imigrantes na região central de São Paulo, no qual passaram sua infância e juventude. A partir da década de 1990, suas experimentações – não só em grafitti, mas também pintura em telas e esculturas estáticas e cinéticas – ultrapassaram os limites bidimensionais, culminando na construção de um universo próprio que opera entre o sonho e a realidade.

Na mostra na Pinacoteca, o duo apresenta pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, intervenções site specific, desenhos e cadernos de anotações. Esses últimos, da fase ainda adolescente e apresentados ao público pela primeira vez, antecedem os famosos personagens amarelos, abrindo caminho para a compreensão da raiz de seu surgimento. O corpo de obras invade o museu, ocupando as sete salas de exposições temporárias do primeiro andar, um dos pátios, diversos espaços internos e externos, além de uma instalação, concebida especialmente para o Octógono.

Os produtos com a marca

Durante os meses em que a exposição estiver em cartaz, o museu será tomado pelo estilo e pela grafia inconfundível da dupla de artistas. A loja da Pina receberá um conjunto de novos produtos desenhados por eles, como canecas, camisetas e bonés. Temporariamente, o tradicional letreiro na fachada que traz o nome da instituição, criado pelo premiado designer gráfico Carlos Perrone nos anos 1990, será substituído por um luminoso desenhado especialmente pel´OSGEMEOS. Da mesma forma, as assinaturas eletrônicas dos emails dos funcionários do museu, que hoje trazem a logo da instituição, serão trocadas provisoriamente pela nova identidade.

Patrocínio e ingressos gratuítos

A exposição tem patrocínio de Bradesco (cota apresenta), Samsung e Grupo Boticário (cota master), IRB Brasil RE (cota platinum), Iguatemi São Paulo e GOL Linhas Aéreas (cota ouro), escritório Mattos Filho, Allergan, Cielo e Comgás (cota prata) e Havaianas (cota bronze).

Os ingressos serão vendidos por datas e horários marcados no site da Pinacoteca (www.pinacoteca.org.br), inclusive os gratuitos de 15/10 a 23/10, presente da IRB Brasil. Aos sábados, a entrada também permanece gratuita, no entanto é preciso reservar também pela internet.

Consulte o protocolo completo de segurança e saúdecontra a pandemia no site da Pina (www.pinacoteca.org.br).


SERVIÇO

OSGEMEOS: Segredos

  • Curadoria de Jochen Volz
  • Abertura: 15 de outubro de 2020
  • Visitação: de 15out2020 até 22fev2021
  • Dias/horários: de 4ª feira a 2ª feira, das 14h às 20h.
  • Ingressos/horário marcado-somente online – clique aqui

Pinacoteca de São Paulo

  • Edifício Pina Luz
  • Praça da Luz 2, São Paulo, SP – Galerias Temporárias e Octógono (1º andar), pátio 1 e outros espaços internos e externos
  • Ingressos: R$ 25 apenas pelo site da Pinacoteca (www.pinacoteca.org.br) Meia entrada R$ 12,50.
  • Menores de 10 anos e maiores de 60 são isentos de pagamento, mas devem reservar os ingressos no site e comprovar a idade ao chegar no museu.
  • Gratuidade IRB Brasil: de 15/10 a 23/10, o IRB Brasil vai oferecer um presente especial: a entrada gratuita para todos os visitantes da Pinacoteca. No entanto, é preciso reservar o ingresso com data e horário no site da Pina (www.pinacoteca.org.br).
  • Aos sábados, a entrada da Pina também permanece gratuita para todos mas é preciso reservar pela internet.
  • Importante: A Bilheteria física permanecerá fechada.

<<<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Comunicação da Pinacoteca do Estado / Secretaria da Cultura e Economia Criativa = Vanessa Beltrão >> == DiárioZonaNorte é o único veículo jornalístico que reconhece e dá crédito aos profissionais de Assessoria de Imprensa / Relações Públicas / Agências —que muito trabalham nos bastidores da notícia >>>

d