Home Economia Pernambucanas cria modelo inédito na compra e venda de roupas usadas

Pernambucanas cria modelo inédito na compra e venda de roupas usadas

Tempo de Leitura: 4 minutos

 

  •  O cliente tem a garantia da rede Pernambucanas, com 115 anos de atuação
  •  Na venda das roupas, o cliente recebe em dinheiro o que foi arrecadado
  •  A operação une consumo consciente, economia circular e impacto social

A marca varejista Pernambucanas acaba de lançar uma importante iniciativa que reforça seu compromisso com ESG (Environmental, Social and Governance). O ´´Voltei´´, novo canal próprio da marca, consiste em intermediar a revenda de peças de vestuário usadas entre o vendedor e o comprador.

Com o novo canal, a marca irá promover educação do consumo consciente, contribuir com a redução dos impactos ambientais, refletindo positivamente nos aspectos sociais e econômicos da sociedade.

O ´´Voltei´´ irá proporcionar um aumento no ciclo de vida das roupas e também entregará uma solução de economia circular para os clientes. Além disso, a iniciativa irá possibilitar aos clientes receberem, direto na conta, até 50% do valor de cada peça vendida ou poderão doar à instituição.

Assim, a companhia inova e caminha no sentido contrário ao mercado, já que oferece a oportunidade de uma renda extra e não descontos ou vouchers para as próximas compras.

Como funciona

Através do aplicativo da companhia, o cliente acessa a opção do ´´Voltei´´ e faz o cadastro das peças que podem ser de qualquer marca e não necessariamente da própria varejista. No local, ele categoriza e fotografa os itens e tem acesso ao valor prévio que será comercializado no app ou site.

Caso o cliente prefira, também terá a opção no app de doar parte ou o valor integral da venda para o Instituto Gerando Falcões, ecossistema de desenvolvimento social que atua em favelas de todo o Brasil.

Em seguida, o cliente deixa suas peças com um dos colaboradores das lojas, que realizará a conferência e encaminhará ao Centro de Distribuição da Pernambucanas, passando pelo processo de lavagem e pequenos reparos.

O ´´Voltei´´ promove a revenda de qualquer item de vestuário, seja feminino, masculino ou infantil, exceto calçados e acessórios. Assim que o produto for comercializado pelos canais digitais da varejista, o cliente é avisado pelo app e recebe até 50% do valor.

Um dos diferenciais do modelo é possibilitar que mais de 500 lojas da Pernambucanas e da fintech Pefisa, espalhadas pelo país, sejam pontos de coleta das peças, o que traz comodidade ao cliente e torna o processo bastante seguro.

Outro importante diferencial é o vendedor poder receber o valor em dinheiro, não em formato de descontos em novas peças por exemplo, contribuindo assim diretamente com uma renda extra.

Além disso, o vendedor pode contar com a experiência de 115 anos de uma varejista centenária com amplo conhecimento em vendas, logística e entrega, o que possibilita ainda mais segurança.

Outro importante destaque se refere à operação, sendo 100% desenvolvida pela marca, ou seja, estruturada com base no perfil, comportamento e necessidades dos clientes. Em breve, o modelo também garantirá que a redução dos impactos ambientais seja refletida nas embalagens de entrega dos produtos, já que serão 100% produzidas com papéis reciclados da operação.

“Acreditamos que o varejo precisa estar integrado a iniciativas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas. O Voltei é mais uma ação em que conseguimos trazer a sustentabilidade para o nosso negócio, por meio do consumo consciente, alinhado a todo o nosso ecossistema, apoiando financeiramente, mais uma vez, as famílias brasileiras”, afirma Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas.

Parceria com a ONG Gerando Falcões

Com o objetivo de contribuir ainda mais com a Gerando Falcões, a Pernambucanas irá comercializar as peças de vestuário do bazar da ONG no site e aplicativo da varejista. O valor arrecadado será destinado aos projetos sociais que a instituição promove nas cerca de 6 mil favelas brasileiras nas quais atua e uma parte cobrirá os custos de venda e entrega da companhia.

Desta forma, a Pernambucanas amplia seu compromisso com as ações sociais e contribui com uma instituição que há 11 anos luta para transformar a realidade das favelas do país.


Há 115 anos no mercado, a Pernambucanas está presente em mais de 340 cidades, em 15 estados e no Distrito Federal, com mais de 500 lojas e cerca de 14 mil colaboradores. Além do varejo, a companhia tem a sua fintech, a Pefisa, braço financeiro do grupo, responsável pelo desenvolvimento e gestão dos produtos como a Conta Digital Pernambucanas, PIX, Carteira Digital, cartões, empréstimo pessoal e seguros. Sempre se reinventando e acompanhando às necessidades de seus clientes, a Pernambucanas oferece uma inovadora plataforma digital de relacionamento em varejo e produtos financeiros, com aplicativos, compra online, tablet (concessão de crédito 100% digital em 7 minutos), emissão instantânea de cartão com chip, atendimento digital e Wi-Fi grátis em todas as lojas.


<<Com apoio de informações/fonte:  Edelman Comunicação – André Moraes / Bianca Antunes >>

 

 

d