Home Cultura Padre Landell de Moura ”cairá no samba ” em desfile...

Padre Landell de Moura ”cairá no samba ” em desfile da Águia de Ouro em São Paulo

Tempo de Leitura: 5 minutos

padre

<Reproduzido na íntegra da newsletter Jornalistas & Cia>

Tradicional escola do bairro da Pompeia vai celebrar os 100 anos do rádio no Brasil homenageando o padre Landell de Moura, inventor do rádio, até a influência do futebol e os momentos de tensão das guerras mundiais.  

O enredo Águia de Ouro nas ondas do rádio promete ser uma jornada envolvente, destacando não apenas o passado glorioso do meio, mas também sua relevância no presente e as perspectivas futuras. O desfile não se limitará a reverenciar os momentos.

A escola de samba, que participa do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, promete para seu desfile deste ano, na madrugada do próximo do mingo (11/2), uma celebração épica em homenagem aos 100 anos do rádio no Brasil.

padre

O enredo Águia de Ouro nas ondas do rádio promete ser uma jornada envolvente, destacando não apenas o passado glorioso do meio, mas também sua relevância no presente e as perspectivas futuras.

O desfile não se limitará a reverenciar os momentos históricos, mas também abordará questões contemporâneas, como o papel do rádio frente à era digital e as possibilidades das novas tecnologias.

A escola será a quinta a entrar no Sambódromo do Anhembi no segundo dia de desfiles, com previsão de entrada na avenida a partir das 2h50.

padre

Landell de Moura desfilará no Sambódromo de São Paulo

por Hamilton de Almeida -(jornalista, biógrafo do Padre Landell)

Não deixe o samba morrer / Não deixe o samba acabar / O morro foi feito de samba / De samba pra gente sambar

Imortalizado na voz de Alcione, o samba não morre e invade a avenida nos infinitos carnavais. Pois agora quem também vai entrar na avenida em São Paulo será uma grande surpresa para muitos: um padre! Um padre inventor, o gaúcho Roberto Landell de Moura, inventor do rádio!

A Escola de Samba Águia de Ouro vai homenagear os 100 anos do rádio no Brasil. O enredo Águia de Ouro nas ondas do rádio vai contar a história deste poderoso veículo de comunicação.

padre

Conforme notícia da CBN, o abre-alas exibirá um laboratório científico, onde são descobertas as ondas eletromagnéticas, que transportam a voz. Na parte traseira, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, simbolizando a primeira transmissão oficial de radiodifusão do país, no dia 7 de setembro de 1922.

O carnavalesco Victor Santos explica a homenagem ao padre gaúcho Roberto Landell de Moura, que já no fim do século XIX, três décadas antes da transmissão de 1922, descobriu a possibilidade de transmitir a voz por meio das ondas eletromagnéticas: “Ele fez uma transmissão aqui em São Paulo e foi acusado de bruxaria. Foi demonizado, foi perseguido, teve o laboratório quebrado, teve que mudar de paróquia… Diziam que ele tinha uma ‘caixa mágica’. Ele fez a experiência e aquilo gerou muito problema pra vida dele”.

O carnavalesco quer reparar o que considera um “erro histórico” do Brasil, que não só não valorizou como ainda atrapalhou as invenções de Landell:Quantas coisas mais ele poderia ter inventado se tivesse tido apoio? É o carnaval revelando mais uma personagem”, orgulha-se.

padre

 

A Águia de Ouro quer mostrar também como o rádio está presente na vida do brasileiro, com prestação de serviço, música, informação, esporte, entretenimento, companhia para os solitários… “O nosso samba é alegre. É a cara do rádio, que é uma peça muito importante nas nossas vidas e trouxe tanta coisa boa para o Brasil”, afirma o intérprete Douglinhas Aguiar.

A era de ouro que consagrou reis e rainhas do rádio na década de 1940 será retratada em uma alegoria e nos figurinos da escola da Zona Oeste de São Paulo: “A parte de costura foi muito importante porque a gente quer retratar uma época de muita elegância, de muito vestido, de muito paletó… A gente quer que as pessoas olhem e se lembrem dessa época”, conta Victor Santos.

Em síntese, a Águia de Ouro promete não só destacar o passado glorioso do rádio, como também a sua relevância no presente e as perspectivas futuras, como o papel do veículo na área digital e as possibilidades das novas tecnologias.

O radialista Eli Corrêa, com trajetória de mais de 50 anos no rádio de São Paulo, também será um grande homenageado no desfile. O seu bordão “oooi, gente”, que marcou a carreira do “homem sorriso do rádio”, está no refrão do samba-enredo:

Ah, quanto tempo passou /  E minha voz eternizou / Marcantes as lembranças / Herança a encantar / Palavra, o som que toca a alma / Unindo a nação num só lugar/ A crença em Maria é sagrada / A nossa oração nos salvará / Chorei feito amante apaixonado / Dancei e você foi meu par / Águia de ouro: a sua estação / O padre criador abençoado / Na ciência e na fé, injustiçado / O guarani, o violino anunciou / No centenário que o brado ressoou / Ao povo iletrado, sabedoria e esperança ao escutar /Ligada no meu coração / Esse amor não se acabou / E no futuro assim será!! / É gol…é gol…é gol… / A torcida vai delirar (olê olá) / Era…feita de ouro, o nosso tesouro/ O dom de cantar (lalaia) / Alô alô! É hora de sintonizar / O show vai começar! Oiiii gente… o “sorriso do rádio” está aí / Vila Pompeia vem pra sacudir!!


Clique na imagem abaixo para o samba-enredo:


Oitavo lugar no carnaval paulistano de 2023, a Águia de Ouro será a quinta escola a desfilar no segundo dia de desfiles no Sambódromo do Anhembi, na zona norte de São Paulo, no próximo sábado, dia 10. O desfile está previsto para começar às 2h50.

A escola da Pompeia foi campeã do Carnaval de 2020 e quer brilhar de novo este ano.

O samba não vai morrer. Não deixem o Padre Landell morrer.


Saiba mais sobre o Padre Landell de Moura:

  • O rádio nasceu na Zona Norte na cidade de São Paulo – (30/06/2021)  – clique aqui
  • Padre Landell, um gênio brasileiro que foi esquecido como inventor pioneiro do rádio -(24/06/2022) – clique aqui
  • Exposição no MIS apresenta o Padre Landell, o verdadeiro inventor, e a história do rádio – (01/03/2023) – clique aqui
  • Bulevar do Rádio precisa reconhecer o inventor brasileiro Padre Landell de Moura – (20/09/2023) clique aqui

    Prefeito Ricardo Nunes, que tal homenagear o inventor do rádio no Bulevar do Rádio? – (18/01/2024) – clique aqui


padre padre padre padre padre padre