20.4 C
São Paulo
sábado, abril 27, 2024
Home Cotidiano Bulevar do Rádio precisa reconhecer o inventor brasileiro Padre Landell de...

Bulevar do Rádio precisa reconhecer o inventor brasileiro Padre Landell de Moura

Tempo de Leitura: 4 minutos

bulevar

  •   Landell registrou documentos da invenção nos EUA;
  •   O que ficou demonstrado é que Landell tinha os méritos e Mrconi a glória;
  •  O jornalista Hamilton Almeida tem cinco livros sobre  Landell, um deles na          Alemanha; e
  •  O padre Landell serviu no Colégio de Santana, Zona Norte.
Até o começo do próximo ano, a cidade de São Paulo terá o Bulevar do Rádio, justamente próximo da Avenida Paulista, onde há a maior concentração de emissoras. O local será no trecho da rua Leôncio de Carvalho, próximo da Alameda Santos, com espaço de fruição pública para pedestres, lazer e eventos. O objetivo da Prefeitura de São Paulo é perpetuar uma homenagem  aos 100 anos do rádio no Brasil.

No início deste mês, o anúncio foi feito pelo prefeito da cidade de São Paulo durante evento em celebração à data, no Museu da Imagem e do Som (MIS). Na solenidade, o prefeito afirmou que naquele local haverá ´´ações em homenagem ao rádio e todo o serviço que ele presta não só para nossa cidade, mas para o nosso estado e país”. 

Mas se há  as homenagens pelos 100 anos do rádio no Brasil, o gaúcho Padre Roberto Landell de Moura (1861/1928), não pode ser esquecido. Ele foi o inventor dos sinais de rádio, que por coincidência foram realizados do bairro de Santana até na Avenida Paulista — saiba mais detalhes: clique aqui .

Apesar de todos os  fatos e registros demonstrarem o invento ao padre brasileiro, criou-se uma polêmica com o inventor italiano Guglielmo Marconi. Mas o jornalista Hamilton de Almeida oferece, em suas pesquisas e livros,  as verdades na invenção do rádio.

bulevar

O abaixo-assinado com ajuda de todos

Leia mais detalhes na exposição do abaixo-assinado.  O DiárioZonaNorte (com 3 milhões de acessos/mês – e mais compartilhamentos em todas as midias sociais) – com seus amigos e leitores —  dá suporte à newsletter Jornalistas&Cia, com o apoio do Portal dos Jornalistas,  que iniciou esta semana uma campanha de mobilização entre os jornalistas e os profissionais de comunicação para pleitear a inclusão do nome do padre cientista Roberto Landell de Moura no projeto Bulevar do Rádio, que está sendo executado na região da Avenida Paulista, em São Paulo, e que tem por finalidade homenagear os 100 anos de rádio no Brasil

A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, com apoio do Sesc-SP e do Instituto Cultural Itaú.

Essa mobilização tem início com um abaixo-assinado através do change.org que, assim que chegar a 1.000 assinaturas, será encaminhado às autoridades relacionadas no documento.

Inclusão do nome do padre cientista Roberto Landell de Moura no Projeto Bulevar do Rádio:

Exmo. Sr. Prefeito da Cidade de São Paulo – Ricardo Nunes

Ilmo. Sr. Secretário Municipal de Urbanismo e Licenciamento – – Marcos Duque Gadelho

Ilmo. Sr. Diretor do Sesc São Paulo – – Danilo Santos de Miranda

Ilma. Sra. Presidente do Instituto Itaú Cultural – Milú Villela 

Nós, abaixo-assinados jornalistas e profissionais de comunicação, vimos à presença das autoridades e organizações responsáveis pela construção do Bulevar do Rádio, na região da Avenida Paulista, para pleitear a inclusão, no projeto, de uma justa homenagem ao brasileiro que inventou o rádio, o padre cientista Roberto Landell de Moura, cuja memória pouco a pouco vem sendo resgatada em todo o País.

Cremos que uma iniciativa dessa magnitude, que tem por objetivo homenagear os 100 anos de rádio no Brasil, ficará ainda mais relevante se também homenagear o cientista brasileiro que realizou a primeira transmissão de voz e sons musicais por ondas de rádio da história.

Mais justa ainda será essa homenagem considerando-se que o Bulevar do Rádio está sendo instalado na região da Avenida Paulista, exatamente o local onde Roberto Landell de Moura fez uma de suas transmissões pioneiras. Ou seja, o rádio tal como o conhecemos nasceu aqui e por obra de um genial brasileiro.

Roberto Landell de Moura, o Padre Landell, foi protagonista de pelo menos duas pioneiras transmissões de rádio. Em 16 de julho de 1899, em São Paulo, promoveu uma experiência pública transmitindo a voz e o som do Hino Nacional entre o Colégio Santana (zona norte) e a Ponte das Bandeiras. Em 1900, repetiu a experiência, na presença do cônsul britânico, Percy Charles Parmenter Lupton, ligando o bairro de Santana à Avenida Paulista.

bulevar

Padre Landell já teve incluído o seu nome no Panteão dos Heróis da Pátria, em Brasília (projeto do Senado Federal, sancionado pela Presidência República). Sua vida e obra figuram no ensino básico de Porto Alegre, cidade onde nasceu. O título de Cidadão Paulistano post mortem foi concedido pela Câmara Municipal de São Paulo. O MIS-SP realizou uma exposição este ano e outra está em curso no Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS, na capital gaúcha, sobre a vida e a obra do padre cientista. Muitos outros reconhecimentos e obras sobre sua saga também testemunham a grandeza desse personagem brasileiro.

Por todas as razões aqui explanadas e por entender que a inclusão do nome do padre cientista Roberto Landell de Moura na homenagem que se fará aos 100 anos de rádio no Brasil, por meio desse projeto oportuno e estratégico – o Bulevar do Rádio –, muito mais do que homenagear um cientista injustiçado em vida será uma homenagem à Ciência brasileira.

Esse é o nosso pleito e gostaríamos de vê-lo acolhido pelas autoridades e responsáveis pelo projeto!

bulevar

       Participe e assine o abaixo assinado: CLIQUE AQUI

           Compartilhe com amigos, parentes e vizinhos. 


 

 

d