Home Região “Mutirão nos Bairros” bate recorde de público e atendimentos no Jaçanã.

“Mutirão nos Bairros” bate recorde de público e atendimentos no Jaçanã.

Tempo de Leitura: 7 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte

Êpa! O escritor francês Júlio Verne esteve no Jaçanã. Com suas conhecidas obras “Viagem ao Centro da Terra” e “Vinte Mil Léguas Submarinas”, ele estava presente neste final  de semana no bairro do famoso compositor Adoniran Barbosa – aquele do “Trem das Onze”. 

O escritor e mais nove outros colegas famosos também estavam presentes na tenda da Secretaria Municipal da Cultura no evento “Mutirão do Jaçanã”.  O livro tem 261 páginas e faz parte da “Coleção De Mão Em Mão”, sendo distribuído gratuitamente nos eventos e pontos de distribuição na cidade, com a recomendação de passar o exemplar para outra pessoa, depois de lido – leia mais no final. 

As vantagens do Mutirão

Este é um dos grandes exemplos da importância destes encontros semanais com a população previstos nas 32 subprefeituras da cidade. No sábado passado (17/08/2019) foi a vez do Jaçanã/Tremembé, com a “20ª edição do Programa Mutirão nos Bairros”, que bateu o recorde com mais de 15 mil atendimentos — sendo que um morador pode utilizar vários dos serviços.

Com o propósito de incentivo à leitura, foram distribuídos mais de 3 mil  exemplares aos jovens e adultos que estiveram no evento. Tudo isto aconteceu em uma das 30 tendas distribuídas na Praça Comendador Alberto de Souza, que está localizada no coração do Jaçanã, ao lado do comércio intenso da Avenida Guapira, próximo do Hospital Geriátrico e de Convalescentes Dom Pedro II – o conhecido “Asilo do Jaçanã”.

Quem estava

Por volta das 12 horas, o prefeito Bruno Covas e sua comitiva chegaram ao local, depois de inaugurado o novo prédio da Unidade de Vigilância da Saúde-UVIS, no Tremembé – ver reportagem aqui

Muita gente no caminho do prefeito, com a praça superlotada, deu um pouco de trabalho para chegar ao primeiro compromisso no palco na tenda da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab-SP).

Junto ao prefeito estavam Alexandre Baptista Pires ( Subprefeito de Jaçanã/Tremembé), Edson Aparecido dos Santos (Secretário Municipal da Saúde), Aline Cardoso de Sá Barabinot (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho), Maria de Fátima Marques Fernandes ( Secretaria Especial de Relações Sociais), Alexsandro Peixe Campos (presidente da Cohab) e os vereadores Gilberto Nascimento Jr. e Adriana Ramalho – e mais o ativista na área da habitação, Beto do Social.

Quitação de imóvel

O principal objetivo foi a entrega de 65 termos de quitação de imóveis da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab-SP) do Jardim dos Palmares. Esse documento é o comprovante do final do financiamento e tem garantia na escritura do imóvel.

Com muita expectativas, as famílias muito felizes ficaram aguardando no espaço reservado na tenda da Cohab, onde puderam apreciar os discursos do prefeito; do presidente da Cohab-SP e do representante dos vereadores.

Em seguida, o prefeito fez a entrega dos títulos para três famílias selecionadas, com o restante para serem entregues pelos responsáveis da Cohab, no local. Os serviços da Cohab-SP foi um dos mais procurados, com atendimentos em matrículas de entrega e títulos de regularização, além dos termos de quitação, que eram esperados por moradores da região há mais de 40 anos

Mais títulos entregues

Por outro lado, a  Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB) realizou também a entrega 130 títulos de regularização fundiária e 183 matrículas para famílias moradoras de áreas irregulares de Sobradinho, também na Zona Norte da capital.

Com a entrega das documentações, além de permitir que o loteamento seja oficialmente integrado e cadastrado na Prefeitura, os moradores passam a ter segurança e legalidade de seus patrimônios, garantindo a valorização do imóvel, viabilizando a possibilidade de financiamentos para construções ou venda.

Em busca de emprego

Depois da solenidade na tenda da Cohab, outra maratona do prefeito para circular e chegar aos outros participantes do Mutirão. Fotos, selfies, pedidos, no meio dos caminhos! E chegou-se ao espaço mais procurado no evento e que foi reservado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SDET), com os serviços do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT), que ofereceu empregos na região.

Foram mais de 800 atendimentos, com filas saindo da praça e dando voltas no quarteirão. Entre as 460 pessoas que passaram pela triagem, 200 foram encaminhadas para entrevistas; outras 400 receberam agendamento durante a semana.

Ao lado, os serviços da Ade Sampa- Agência São Paulo de Desenvolvimento, da mesma Secretaria,  que atendeu os empreendedores tirando dúvidas e mais orientações sobre a oportunidade de se tornar um Microempreendedor Individual (MEI).

Vacinações e orientações

Uma tenda que também teve uma procura muito grande foi a da Secretaria Municipal da Saúde com suas atividades na área. A principal procurar foi a vacinação contra sarampo. Mas ainda foram oferecidas vacinações contra caxumba e rubéola (a tríplice viral) e febre amarela, orientação sobre arboviroses, distribuição de preservativos, entre outros serviços.

Depois, na tenda da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) foram oferecidas orientações sobre os programas sociais para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social – e orientações até sobre o Bolsa Família do governo federal.

Limpa SP presente

Embaixo de um Sol intenso, muito calor, o prefeito foi seguindo de tenda a tenda, conversando e querendo informações de serviços.

Na passagem, a tenda do Limpa SP – a empresa de limpeza encarregada das regiões Jaçanã/Tremembé, Freguesia do Ó,  Vila Maria, Santana e Casa Verde; além da Penha –, que estava presente com o diretor executivo da empresa,  João Carlos David,  e vários colaboradores — com explicações sobre os vários serviços executados nas regiões.

Já na tenda da Secretaria Municipal de Esportes, o prefeito pode observar e ter explicações sobre as diversas atividades oferecidas com o circuito esportivo e alongamento, capoeira, jogos e brincadeiras para crianças.

O encerramento da visita

Depois de quase duas horas de circulando por toda a praça, indo de tenda em tenda, o prefeito Bruno Covas ainda teve a incumbência de pintar um trecho de uma nova faixa de pedestres. Com a participação de funcionários da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ele pode executar o serviço.

Ao lado, o seu carro oficial à espera para outro compromisso de agenda. Mas antes teve novas fotos e selfies a pedido de moradores. E a comitiva seguiu em frente.

Os serviços e colaborações

Durante os mutirões, enquanto as equipes da subprefeitura que sedia o evento realizam serviços de zeladoria como varrição, pintura, poda de árvores e grama, entre outras ações, a população da região tem acesso a diversos serviços públicos em um único ponto.

As ações também contam com a oferta de serviços das secretarias municipais das Subprefeituras, Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência, Habitação, Saúde, Inovação e Tecnologia, Cultura, além de outros parceiros como a Sabesp, Cohab. No Jaçanã, houve também as colaborações da Enel, Loga, Limpa SP, Hospital São Luiz Gonzaga, Hipermercado Bergamini, Supermercados X, Fábrica de Cultura Jaçanã. Faculdade Santa Rita, Associação Comercial de São Paulo-Distrital Nordeste, Ordem dos Advogados do Brasil-Subseção Santana, Rotary J/T, Vet Popular Hospital Veterinário,  Ohquídea, CNA Cursos, Mary Kay,  Embelleze, Escola de Samba Unidos de Vila Maria, Trem das Onze MotoClube, entre outras colaborações.

Balanço de atendimentos

O movimento foi muito intenso das 9 às 15 horas, no sábado, com  muita gente em buscas do serviços. Eis as quantidades entre parênteses para cada participante de serviços:  Assistência e Desenvolvimento Social  (95), Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania/CPIR  (21),  Secretaria de Direitos Humanos / CRM (54), Santa Rita Orientação Educacional : (1.718), LGBTI (116), Centro de Promoção de Igualdade Racial (216),  Vanessa DKS (08),  Mudas e Orientação Ambiental Rotary JT (480),  Limpa São Paulo (600)Pedra 90 /OHQUIDEA Ação Ambiental (220), Limpeza de Pele (63), Teste Rápido/HIV (90), Aferição de pressão (83), Programa de Acompanhamento de Idosos-PAI  (346), Unidade de Referência à Saúde do Idoso-URSI (346), UVIS=Unidade de Vigilância em Saúde  (3.238), Hospital São Luiz Gonzaga (300), UBS Parque Edu Chaves (95), Conselho Participativo JT (71), Sabesp Atendimento Móvel (80),  CNA Jaçanã (157), Embelleze  (112), Mary Kay (91), Vet Popular (340), Enel (21), Secretaria de Esportes (518), Vanessa DKS (08), OAB-Orientação Jurídica (105), Crianças Atendidas/Ruas Abertas (750), Feira dos Livros/Secretaria da Cultura (3.010), Cohab/Secretaria Municipal da Habiração  (753) e CAT/Trabalho (930).

Um resumo do “Mutirão” 

O “Programa Mutirão nos Bairros”, coordenado pela Secretaria Especial de Relações Sociais, ultrapassou a marca dos 95 mil atendimentos em 20 edições.

Lançado em abril pela Prefeitura de São Paulo, o mutirão já passou pelas subprefeituras de São Mateus, Santo Amaro, Guaianases, Campo Limpo, Parelheiros, Itaquera, Freguesia/Brasilândia, Capela do Socorro, M’ Boi Mirim, Pirituba/Jaraguá, Ermelino Matarazzo, Lapa, Mooca, Sapopemba, Cidade Tiradentes, Vila Maria/Vila Guilherme, Perus, São Miguel Paulista, Ipiranga e Jaçanã/Tremembé.

O programa concentra, semanalmente, diversos serviços da administração municipal em um ponto específico da cidade.

A ideia é levar os serviços da Prefeitura para próximo da população que mais precisa em áreas vulneráveis da capital. A próxima etapa está marcada para a região da Casa Verde, no próximo sábado (24/08/2019), que será realizado à Praça Engenheiro Guilherme Henrique P.Coelho, das 9 às 15 horas.

Os livros “de graça”

Em São Paulo, frequentemente as pessoas gastam um longo tempo no trajeto entre suas casas e o trabalho. Esse tempo poderia ser usado para ler e, assim, tornar a viagem mais agradável e divertida.

Com o objetivo de estimular a leitura entre usuários de transporte público, a Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a SPTrans, promove o projeto “De Mão em Mão”, que teve início em 2012, sendo atualizado até agora. Os  exemplares de dez obras da literatura universal são distribuídos em quiosques de cinco terminais de ônibus da cidade.

O mesmo projeto e com a mesma coleção de livros está sendo levado aos eventos especiais da Prefeitura de São Paulo, como agora o “Mutirão dos Bairros”.

As obras selecionadas são livros que há décadas divertem as pessoas, tendo passado por inúmeras gerações: “O Cão dos Baskerville”, de Arthur Conan Doyle; “A Máquina do Tempo”, H. G. Wells; “A Ilha do Tesouro”, de Robert Louis Stevenson; “Histórias Extraordinárias”, de Edgar Allan Poe; “Viagem ao Centro da Terra”, de Júlio Verne; “O Ladrão de Casaca”, de Maurice Leblanc; “O Retrato de Dorian Gray”, de Oscar Wilde; “A Volta do Parafuso”, de Henry James; “O Estranho Caso do Doutor Jekyll e do Senhor Hyde”, de Robert Louis Stevenson; e “O Fantasma de Canterville”, de Oscar Wilde.


Veja a cobertura fotográfica completa clicando aqui.

d