da Redação DiárioZonaNorte ===

Desde 2003 – há 16 anos -, o pessoal da Unidade de Vigilância da Saúde-UVIS do Jaçanã/Tremembé enfrentava diariamente o sobe-e-desce de cerca de 50 degraus do antigo prédio na Av. Francisco Rodrigues, no Jaçanã. Era comprovadamente um prédio inadequado para as atividades de unidade de saúde, mas o tempo foi passando em promessas de melhorias. Uma série de inconvenientes fazia o dia a dia dos colaboradores. E até o pessoal do “fumacê” e outros trabalhos de rua, de combate a arboviroses, não disponha de local apropriado e circulava internamente no velho prédio.

Neste sábado (17/08/2019), um novo tempo teve início com a inauguração de um prédio de três andares — até com elevador — que foi alugado na Rua Maria Amália Lopes de Azevedo – na parte debaixo da rua, no Jardim Tremembé.  Ali anteriormente o prédio recebeu a comunidade de uma igreja evangélica. No acerto de contrato, o proprietário fez várias reformas e adequações para o novo inquilino.

Um novo tempo === Havia uma grande expectativa e, no período da manhã, foi confirmada no local as presenças do prefeito Bruno Covas e do Secretário Municipal da Saúde, Edson Aparecido, sendo recepcionados pelo Subprefeito de Jaçanã/Tremembé, Alexandre Baptista Pires, e a Gerente da UVIS Jaçanã/Tremembé, Iara Ferreira,  oficializando  a entrega  das novas instalações. Foi uma grande festa com autoridades da saúde da Zona Norte, em um dia especial, com muito Sol.

Com a participação de cerca de 80 pessoas, a inauguração ainda contou com as presenças: Teresa Cristina Fenerich de Moraes (Coordenadora Regional de Saúde-CRS Norte); Solange Maria de Saboia e Silva (Coordenadora da COVISA); Valeria Rondinelli (Supervisora Técnica de Saúde Santana/Jaçanã); a enfermeira Nancy Marçal Bastos (Interlocutora da SUVIS Norte) e Nelson Ferreira Filho (empresário e líder comunitário na área de saúde). Por outro lado, houve a participação de vários conselheiros da Saúde e de entidades representativas.

Muita festa e alegria === O prefeito foi muito festejado pela líder social do Jardim da Pedras – na divisa do Tremembé com o município de Mairiporã –, Dona Carminha – a mesma que recepcionou  o ex-prefeito João Doria, em 06/08/2017 – ver matéria aqui.  Ela ficou o tempo todo ao lado de Bruno Covas e não mais desgrudou. Fez festa, cantou, discursou e até virou “cabo eleitoral”. Foi uma alegria.

Mais um pouco, lá estava Dona Carminha, ao lado do prefeito, descerrando a placa de inauguração. Com isto, o prefeito, o secretário e o subprefeito dispensaram os discursos. E depois o prefeito e toda a comitiva visitaram todas as dependências do prédio, com explicações da Gerente da UVIS Iara Ferreira e do subprefeito Alexandre B. Pires.

“Mais dignidade” === Antes mesmo da inauguração oficial, a gerente da UVIS, Iara Ferreira, já  comentava: “ Essas novas instalações  irão  proporcionar condições  mais adequadas para o desenvolvimento do trabalho à  população, além de trazer dignidade para os funcionários que atuavam em condições  precárias. Criou-se um novo ânimo e incentivo ao pessoal para o trabalho”. E que coroou os esforços do Subprefeito  e do Secretário da Saúde, “que incentivaram e possibilitaram a mudança”, segundo a gerente.

De acordo com o subprefeito regional  de Jaçanã/Tremembé,  Alexandre B. Pires, “é um ganho operacional muito grande, mas que está trazendo mais condições de trabalho, bem melhor. Vai criar até um ambiente mais leve e produtivo junto aos colaboradores. Por outro lado, ganha a região com um prédio que dará mais condições de atendimento. Tudo isto com o pronto atendimento do prefeito e do secretário, que ficará como investimento da região de hoje para o futuro”.

Agradecimentos e novos pedidos === Depois de visitar todas as dependências do prédio, o prefeito parou para um cafezinho. Aproveitando o momento, o conselheiro de saúde do segmento Jaçanã, Alex Marchioratto, em nome do Conselho Gestor da Supervisão Técnica de Saúde Santana/Jaçanã, entregou ao prefeito uma Carta de Agradecimento pelas ações da Secretaria Municipal da Saúde na região. E, no final do documento, fez algumas novas reivindicações: “Agradecemos a compra do terreno situado na Avenida Ushikichi Kamia x Porfírio Vera Cruz, temos um pedido a ser registrado, para que se garanta que a área seja destinada à construção de um Equipamento de Saúde. As necessidades já foram mapeadas, destacamos: Unidade Básica de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial Adulto e Infanto Juvenil, Ambulatório de Especialidades e Rede Hora Certa. E o Controle Social encontra-se em fase de definição das prioridades. E também gostaríamos de solicitar que seja apreciado a proposta de aquisição do prédio de Furnas, situado na Avenida Ushikichi kamia, n° 684,  para a destinação de equipamentos de saúde necessários conforme mapeamento realizado e que também se encontra em discussão pelo Controle Social do território”.

Fim do evento === Em seguida, o prefeito já se posicionou para deixar o local, com aproximadamente 50 minutos de visita ao novo prédio da UVIS Jaçanã/Tremembé.  Dali seguiu para poucos quilômetros à frente, na praça Comendador Alberto de Souza, no Jaçanã.   O segundo compromisso na Zona Norte contemplou a visita ao Mutirão do Jaçanã com vários serviços das Secretarias, órgãos municipais e empresas de serviços, com a  entrega de títulos de posse da Cohab – veja a reportagem.

O novo prédio === Com três andares, além de um maior espaço para o trabalho da equipe, o novo prédio está agora totalmente equipado com vestiários, auditório para reuniões e treinamentos das equipes de saúde. E traz novidades: um sala especial e exclusiva para armazenamento de produtos usados para ações de combate a arboviroses – que agora fica no lado externo do prédio e com acesso a um corredor, sem adentrar ao prédio com o perigo de produtos químicos –; e um novo serviço com sala de vacinação antirrábica.

Segundo a Coordenadoria Regional de Saúde-Norte, a UVIS está localizada numa região muito próxima da Serra da Cantareira e do município de Mairiporã,  com uma demanda de mais de 300 mil habitantes.  Com atuação focada na prevenção, a equipe desta unidade conta com 98 profissionais divididos em equipes de vigilância ambiental, sanitária, epidemiológica e saúde do trabalhador.

São equipes multidisciplinares que realizam a fiscalização de serviços de interesse da saúde, como escolas, casas de repouso, consultórios, hospitais, clubes, academias, parques e centros comerciais, e ainda inspecionam os processos produtivos que podem pôr em riscos e causar danos ao trabalhador e ao meio ambiente.

As perspectivas === A ideia, com o espaço mais adequado agora é investir ainda na educação em saúde para os munícipes nos vários segmentos onde a unidade faz a inspeções e, desta forma, promover a prevenção. O Secretário da Saúde, Edson Aparecido, está tornando o novo prédio como modelo para outras região da cidade, “em Pirituba temos a Unidade semelhante ao caso daqui, com precárias condições de trabalho e vamos usar o novo prédio como  modelo;  e  servirão ainda para outras regiões”, acrescentou.

Somente em 2018, a UVIS Jaçanã/Tremembé fez 273 inspeções, muitas desenvolvidas simultaneamente com a vigilância ambiental, epidemiológica e de saúde do trabalhador.

A nova Unidade funciona na rua Maria Amália Lopes de Azevedo, 3676, Jardim Tremembé, de 2ª a 6ª, das 7 às 19 horas — telefone: 2240:6868.


Veja mais fotos com a galeria dos bastidores em nossa fanpage- aqui 


IBCC Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora