da Redação DiárioZonaNorte ===

A Companhia do Metropolitano de São Paulo publicou no dia 19  de agosto de 2019, duas licitações para estudos geotécnicos para  a  futura linha Linha 19-Celeste. O novo ramal terá 15 estações e  ligará  a estação Anhangabaú – em São Paulo a estação Bosque Maia – em Guarulhos.  A Zona Norte será contemplada com cinco estações:  Vila Maria,  Curuçá,  Jardim Japão,  Jardim BrasilJardim Julieta.

O investimento será da ordem de R$  15 bilhões e ainda não há data para o início das obras e nem para a inauguração da linha.

As informações apuradas, nos  estudos geotécnicos, serão fundamentais para o desenvolvimento dos projetos básico e executivo que serão licitados separadamente.   As empresas interessadas em participar das duas primeiras licitações,  deverão enviar suas propostas até o dia 13 de setembro de 2019.

As licitações  ===      O primeiro edital  (n° 10004821)  tem como objetivo fazer um levantamento topográfico do sistema viário e alinhamento predial do trechos entre as regiões do Viaduto Julio de Mesquita Filho , no centro de São Paulo, e as proximidades do cruzamento da Rua Claudino Barbosa com a Avenida Tiradentes, em Guarulhos.

Já o segundo edital  (n° 10004822), fará o  mapeamento e cadastramento das redes de utilidades públicas, para subsidiar o desenvolvimento do projeto básico do trecho e definição da rota do ramal, localização de cada uma das estações e os imóveis que deverão ser desapropriados para a execução da obra.

Cerca de 530 mil passageiros serão beneficiados com o novo ramal,  que terá  17,6 km de extensão  e  deverá realizar conexões com a linha 3 – Vermelha do Metrô no Vale do Anhangabaú, linha 1 -Azul em São Bento, linha 11-Coral da CPTM (na futura estação Pari) e com a linha 2-Verde (que ligará a Vila Prudente passando pelas futuras estações Parque Novo Mundo e Dutra).

Luta antiga   =    Por volta de 2004 – há 15 anos,  a Associação Comercial  de São Paulo – Distrital Nordeste já brigava  pela vinda do Metrô para a região da Vila Maria.

Na época, os conselheiros Daniel Gomes Aguilar, Regina Mesquita, José Bueno e José Correia estiveram a frente de negociações  com a  presidência do metrô, que priorizou a Linha 17 Laranja (Freguesia do Ó – São Joaquim ), conhecida como linha das universidades.   De acordo com a diretoria do metrô na época, a linha que passaria pela Vila Maria,  entraria nos planos da empresa só em 2020.

Mesmo com o prazo fixado em 2020, Daniel Gomes Aguilar era imbatível. Em todos os eventos oficiais em que participava, lá estava ele distribuindo  para as autoridades um documento com a demanda do Metrô para a região. No aniversário de 99 anos da Vila Maria, Aguilar foi homenageado pelo seu empenho em trazer o Metrô para a região.

O futuro do Metrô  ===  Durante uma apresentação realizada em 11 de dezembro de 2018, na  Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, representantes da empresa mostraram o Plano Plurianual (PPA)  do Metrô de São Paulo para o período de  2019 e 2026 – veja a íntegra aqui.

PPA é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, que norteiam as prioridades dos projetos da empresa.  Nos slides   é possível ver  “teoricamente” quais  as prioridades no que diz respeito as próximas linhas em expansão na malha metroferroviária.

E por quê “teoricamente”?  Porque a diretriz final sobre qual extensão será construída parte sempre do poder executivo ( governadores e secretários de estado).

De acordo com a apresentação, o Metrô projeta para um futuro não muito distante, transportar cerca de 6 milhões de passageiros por dia, distribuídos em uma  rede de  164 km de extensão com 10 linhas ( 1, 2, 3, 4, 5, 6, 15, 17, 18, 19) e  135 estações.

E falando em futuro distante, no documento  existe a menção da Linha 23 – Arco Norte que, em tese,  sairia da Linha Azul (Santana) e atenderia entre outros  o MandaquiCasa Verde e o bairro do Limão e teria como destino final a Lapa.

IBCC Institucional

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