Home Destaque La Braciera traz para a Zona Norte a “vera pizza napoletana”

La Braciera traz para a Zona Norte a “vera pizza napoletana”

Tempo de Leitura: 5 minutos

la braciera

da Redação DiárioZonaNorte

O bairro de Santana conquistou, nos últimos anos, o posto de polo gastronômico da Zona Norte da cidade de São Paulo. A La Braciera Pizza Napoletana junta-se ao  seleto grupo formado pelos consagrados Lassù Ristorante, Ristô Street Food e Nōsu Restaurante – o melhor japonês da cidade.

la braciera

O lugar é lindo! Um antigo e charmoso casarão, localizado no número 664 da  rua Conselheiro Saraiva, onde o bem conservado piso de ipê do salão principal une a  parede e o balcão do bar –  revestidos com tijolinhos –  a  parede de cimento queimado,  que ostenta orgulhosamente o nome da casa. Uma terceira parede, de cor branca, homenageia Nápoles por meio de fotografias em preto e branco. A  iluminação em estilo industrial, dá uma pegada rústica ao ambiente com detalhes minimalistas.

la braciera
Thiago Bertoldo

Ao fundo do salão, brilha o cinquentenário forno a lenha, manuseado com maestria pelo pizzaiolo Thiago Bertoldo.  Dele,  saem  perfumadas  redondas  que seguem fielmente a receita  original de Nápoles, assadas na temperatura de 480 °C  entre  60 a 90 segundos.

Impasto

A receita da  massa da  “vera pizza napoletana”  usa apenas quatro ingredientes e tem mais de duzentos anos, sendo reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco –  em 2017. 

la braciera
crédito da foto: divulgação

A massa preparada em La Braciera utiliza farinha italiana do Moinho Caputo, água, sal e fermento e passa por um processo de 72 horas de fermentação, resultando em uma massa leve e airada – resultando em uma pizza  com miolo bem fininho e uma incrível borda.

Qui come a Napoli

No cardápio, cerca de 35 sabores salgados e 3 sabores doces, levam os #pizzalovers ao delírio.  Entre elas, você precisa provar a Margheritha Italiana D.O.P. (Denominação de Origem Protegida).

O molho é preparado com os saborosos tomates San Marzano. Colhidos a mão, os frutos são compridos, pontiagudos, com uma polpa espessa de coloração intensa e é um produto italiano também de categoria D.O.P., cultivados em solo vulcânico à sombra do Monte Vesúvio, na Itália, que lhe confere um terroir único.

la braciera
“la vera pizza napoletana” com ingredientes D.O.P. – crédito da foto: divulgação

Tal como em Nápoles, a Margheritha preparada pela La Braciera recebe em sua cobertura mozzarella fresca italiana (Fior Di Latte) – produzida dentro dos padrões napoletanos e também patrimônio imaterial da Unesco,  queijo parmigiano e  folhas frescas de Basílico (manjericão italiano, com folhas largas e mais perfumado).

la braciera
Pizza do Benja

Sensacional, a releitura da pizza portuguesa. Batizada como “do Benja“, é uma  homenagem a Benjamin Back – um dos jornalistas esportivos mais respeitados do Brasil e frequentador assíduo da unidade de Higienópolis. Leva uma base de mozarella do Queijos Roni, peito de peru, ovos cozidos e um aromático mix de cebolas pera e roxa. 

Caprese

A Caprese é outro destaque. A pizza leva uma base de mozzarella do Queijos Roni,  rodelas de tomate, mozzarella de La Bufalina, basílico, finalizada com pesto de azeitonas pretas.

Omaggio ai pionieri
A La Braciera presta em seu cardápio uma singela homenagem a Castelões, a pizzaria mais antiga da cidade – em funcionamento desde 1924. A pizza que leva o nome da homenageada, leva em seu recheio mozzarella do Queijos Roni e calabresa artesanal da Frigor Cinque: muito macia, levemente picante e com um aroma adocicado da erva doce.  
Meia Brownie do Luiz, Lindt e Nutella e meia Delizia Rossa
La dolce vita
Para os apaixonados por chocolate, a La Braciera criou a “chocolatuda” Brownie do Luiz, Lindt e Nutella, que dispensa apresentações. Igualmente saborosa a “Delizia Rossa“, que tem como base queijo brie, chocolate branco Lindt, calda de frutas vermelhas (morango, mirtilio ,amoras e framboesas), finalizada com delicados butter cookies.
Outro destaque, no cardápio de sobremesas, é clássico pudim de leite da Pudim Garage (história para uma outra matéria…).
Storia fatta di dettagli

La Braciera é um sucesso feito a muitas mãos e movido pela paixão de seus proprietários pela pizza. Os sócios Marcos Paulo Silva, Daniel Luco Navarro, Guilherme Stringari Paim e Gustavo Brunello – transformaram a pizzaria que nasceu como Prima Donna, na Conselheiro Brotero – no bairro de Higienópolis, em La Braciera,  após “um mestrado na Itália” .

O processo de evolução da marca foi cercado de pequenos detalhes, que vão do resgate da tradição das pizzas napoletanas, das entradas caprichadas,  da carta de drinks com assinatura do  bartender  Felipe Ribeiro, passando pelo  chopp 100% artesanal, que tem a assinatura da nano Cervejaria Langerwischbier – originária da Serra da Cantareira e do também incrível mestre cervejeiro Renato Langerwisch –  indo até  serviço eficiente e gentil. 

la braciera

E antes que você pergunte,  La Braciera no idioma italiano significa “O braseiro” ou “O Forno”. Impossível não sorrir ao receber uma das embalagens do delivery, ao se deparar com a frase: “Amore: 5 lettere. Birra: 5 lettere. Pizza: 5 lettere. Coincidenza? Io non credo”.

Além de Santana, a La Braciera  mantém mais dois endereços bastante concorridos: a matriz em Higienópolis – Zona Oeste de São Paulo e  Anália Franco – Zona Leste de São Paulo.

Serviço:

La Braciera Pizza Napoletana
  • Atendimento no salão à partir das 18:00
  • Delivery de terça a domingo das 18:00 às 23:00 (uma entrega por motoboy)
  • Peça também pelo WhatsApp ou Apps de Delivery
Unidade Santana: 
  • Rua Conselheiro Saraiva, 664 – Santana – São Paulo/SP
  • 11 91108-2440
  • 11 2976-3006 | 11 2976-5142
Unidade Higienópolis – Matriz:
  • Rua Conselheiro Brotero, 1120 – Santa Cecília – São Paulo/SP
  • 11 94114-1120
  • 11 3662-6121 | 11 3662-6123
Unidade Anália Franco/Tatuapé:
  • Rua Pretória 212 – Anália Franco, São Paulo – SP
  • 11 94488-8023
  • 11 2671-5051