Home Cultura Flávia G. Pinho lança livro “Uma Fatia da Itália” sobre a pizza,...

Flávia G. Pinho lança livro “Uma Fatia da Itália” sobre a pizza, a paixão do Brasil

FATIA
A massa de pizza da Speranza mudou bastante ao longo do tempo, mas de forma sutil, para que a clientela não sentisse – discos mais leves, fermentados longamente, seguem com cobertura bem farta.
Tempo de Leitura: 4 minutos

fatia

da Redação DiárioZonaNorte

O livro “Uma Fatia da Itália – Como a Pizza Conquistou São Paulo e o Brasil” da jornalista e pesquisadora Flávia G. Pinho, pela Matrix Editora e prefácio de Silvana Azevedo, além de ser o maior registro histórico e sociológico sobre a pizza e uma obra de referência para estudantes e profissionais de gastronomia, é também uma leitura deliciosa.

fatia
Capa do livro de Flávia G. Pinho com fotos de Caio Ferrari – pela Matrix Editora

Flávia é dona de um texto “azeitado”, minucioso sem ser chato, fruto da experiência de quem assinou matérias para as maiores publicações do país.

O livro, que chegou as nossas mãos por meio da LC – Agência de Comunicação, é o resultado de três anos de pesquisas, onde Flávia entrevistou pizzaiolos, donos de pizzarias e historiadores, tornando  “Uma Fatia da Itália”  uma viagem no tempo.

fatia
Em Nápoles, pizza era comida de rua, sempre barata, vendida também por ambulantes, que levavam os discos em estufas de cobre. Esta foi a primeira roupagem da pizza também em São Paulo. Créditos: Uma Fatia da Itália
Registro fotográfico

Fotos antigas se revezam com ensaios exclusivos do talentoso fotógrafo Caio Ferrari (que durante a pandemia lançou-se como padeiro e está a frente do “Pão do Ogro“), tornando o trabalho ainda melhor.

Uma Fatia da Itália” tira todos os caroços das azeitonas ao colocar ordem na história da “pizza paulista”, por meio de uma cronologia impecável, resgatando o que há por trás do prato “queridinho” dos brasileiros, que os cariocas e brasilienses insistem em colocar ketchup, e que chegou por aqui no início do século XX – primeiro nas ruas do Brás mantendo a tradição de “cibo di strada”, depois em pequenos estabelecimentos até se tornar o que é hoje.

fatia
Farinha ruim não faz pizza boa. Créditos: Uma Fatia da Itália
Caldeirão cultural

A pizza é fruto da fusão de culturas lá atrás, na sua origem:  trigo e azeite do Oriente Médio, as especiarias da Índia, o tomate dos Andes…  Aqui, em São Paulo, a tudo isso, junte o trabalho realizado por muitas mãos de italianos, portugueses, árabes e espanhóis que aqui viviam… Tudo junto e misturado.

Pizza napoletana: bordas altas e alveoladas, centro finíssimo de massa elástica – na foto a pizza de burrata, presunto cru e raspas de limão-siciliano da Napoli Centrale – Créditos: Uma Fatia da Itália

O livro tem 128 páginas e retrata várias questões que muitos de nós sempre ouvimos falar e não tínhamos a noção do seu real significado. Coisas como farinha italiana, farinha brasileira, massas de longa e curta fermentação, “vera pizza napoletana”, “neopolitana”, os vários estilos e formatos de pizza existentes na cidade, coberturas clássicas e as coberturas exóticas, a resiliência das pizzarias aos mais diversos cenários econômicos e as mudanças de padrão de consumo.

E sabe o que é o mais surpreendente no livro de Flávia G. Pinho? É um livro sobre pizzas, sem uma única receita de pizza.  E non sono necessari, capisci?

fatia
Pizza schiacciatta gênova da Fôrno, com pesto, ricota, presunto cru e tapenade: mescla de culturas – Créditos: Uma Fatia da Itália
Sobre a autora

Flávia G. Pinho é jornalista especializada em gastronomia e pesquisadora de História da Alimentação. Também é autora dos livros “Onde Tem? – Roteiro de compras gastronômicas em São Paulo e arredores”, “Due Cuochi – Uma década de boa mesa”, “Geleia e muito mais – A Queensberry, suas histórias e receitas” e “Farabbud – Uma história”.

Sobre a Matrix Editora

Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país com mais de 800 títulos publicados e dez novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e também são comercializados no site www.matrixeditora.com.br.

Serviço:

“Uma Fatia da Itália – Como a pizza conquistou São Paulo e o Brasil”

d