Home Região Jaçanã/Tremembé recebe ecoponto na Av Paulo Lincoln do Valle Pontin.

Jaçanã/Tremembé recebe ecoponto na Av Paulo Lincoln do Valle Pontin.

Tempo de Leitura: 2 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), e da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), inaugurou 11 Ecopontos no segundo semestre de 2020.

Entre eles, está o  do Jaçanã/Tremembé, localizado na Avenida Paulo Lincoln do Valle Pontin, altura do 550 – atrás do 73º Distrito Policial e próximo ao CEU Jaçanã. 

Batizado como Ecoponto Anselmo Machado é  gerido pela Limpa SP – empresa responsável pelos chamados “serviços indivisíveis” de limpeza urbana: varrição de vias públicas, capinação, limpeza de bueiros, limpeza e lavagem após feiras-livres, escadarias, vielas, entre outros serviços e gestora de outros 22 ecopontos.

A empresa impacta a vida de cerca de 1,5 milhão de pessoas nos 200 quilômetros pertencentes às Subprefeituras de Casa Verde/Cachoeirinha/Limão, Freguesia/Brasilândia, Santana/Tucuruvi/Mandaqui, Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros, Jaçanã/Tremembé (na Zona Norte) e Penha (Zona Leste).

O que pode ser descartado no ecoponto

Com a  nova unidade, a capital totaliza 115 Ecopontos, que recebem gratuitamente resíduos recicláveis, restos de poda, grandes objetos (móveis, sofás, etc.), e até (1m³) de entulho. Nessas estruturas o munícipe pode dispor o resíduo em caçambas distintas para cada tipo de material.

Os ecopontos não recebem tintas, solventes, gessos, lâmpadas, pilhas, baterias e eletrodomésticos.

Adesão dos munícipes x pontos de descarte irregular

De janeiro a dezembro de 2020,  os Ecopontos receberam 348,1 mil toneladas de resíduos – a adesão dos munícipes aos equipamentos de entrega voluntária reflete na diminuição dos pontos de descarte irregular na cidade.

Segundo último levantamento realizado pela AMLURB, o município registrou 1.980 locais com descarte irregular de lixo – 50% a menos que em 2016, quando a cidade registrava cerca de 4 mil pontos.

Funcionamento durante a pandemia

Vale ressaltar que os equipamentos públicos continuam operando normalmente durante o período de pandemia do COVID-19. Por medida de segurança, a fim de evitar contato direto com os munícipes, os funcionários das unidades não estão manuseando os resíduos descartados pela população. O descarte deverá ser feito direto nas caçambas e/ou nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s).

Serviço:

Ecoponto Anselmo Machado
Avenida Paulo Lincoln do Valle Pontin, altura do 550.
Horário de funcionamento:
Segunda a sábado – 06h às 22h
Domingo e feriados – 06h às 18h

d