Home Destaque Jaçanã nos versos de Adoniran Barbosa e nas vozes de seus moradores

Jaçanã nos versos de Adoniran Barbosa e nas vozes de seus moradores

Tempo de Leitura: 5 minutos

por DiárioZonaNorte

O tempo passou em 150 anos e aqueles terrenos distantes do centro mudaram completamente. Do Sítio Guapira para o bairro do Jaçanã – a 13 quilômetros do centro da cidade de São Paulo, que agora comporta por volta de 120 mil habitantes em 8 quilômetros quadrados — muito maior que muitas cidades do interior.

Naquela época, era uma viagem difícil e sacrificada com um enorme tempo,  sem os meios de hoje.

No meio dos matagais, próximo à Serra da Cantareira, os lampiões iluminavam o que podiam nas casas humildes dos trabalhadores e desbravadores das “novas terras”.

Muitas famílias de migrantes e imigrantes nasceram e cresceram nas dificuldades da época. Hoje muitos já são as terceiras gerações daqueles que deixaram saudades.

Ninguém imaginaria que dos caminhos de terra, das charretes e carros de boi, o mundo seria um próspero Jaçanã no século XXI. Muitas estórias e causos se multiplicaram na história da Zona Norte-Nordeste.


CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA ASSISTIR AO VIDEO:

Aniversário e homenagem de jovens

Com os olhos voltados ao passado, jovens de hoje que moram e vivem na região, tem no bairro do Jaçanã o maior carinho, consideração e agradecimento.

E esses jovens são musicistas em busca de um futuro e participaram de um elogiado vídeo em homenagem aos 150 anos do Jaçanã – que aconteceu nesta 2ª feira (14set2020) — veja matéria especial: clique aqui. 

Nesta comemoração de um século e meio, o Jaçanã recebeu um grande presente da diretoria e alunos do Rádio Café Music, que em seu slogan define “ a escola artística de música”, que hoje abre o leque de oportunidades para cerca de 200 jovens em vários instrumentos e ritmos.

Essa homenagem veio na marca do bairro Jaçanã composta na simplicidade autêntica de João Rubinato –  a voz de São Paulo do conhecido Adoniran Barbosa -, que conduzia suas letras misturando o jeito caipira com sotaque dos imigrantes italianos.O jeito de um bairro que ainda tem jeito interiorano.

O Trem das Onze” correu por todos os lados não só na Cantareira, mas é conhecido mundialmente. A homenagem do Rádio Café Music veio exatamente daí.

Depois de muito ensaio e muitos dias e horas de gravações no Estúdio Rádio Café Music, com a produção de Bruno Macedo.

Márcio Matos

A homenagem traduz muito no vídeo de 3 minutos e 23 segundos, onde cada participante encarnou o espírito do lugar e o que a canção entoou. “A intenção foi passar um pouco disso em nossa produção, passando para os nossos alunos a experiência de poder cantar uma história, na letra eternizada de Adoniran Barbosa”, comenta o diretor do Rádio Café Music, Márcio Matos.

Além da música em si, foi incluído uma composição própria de um rap incidental lembrando com as imagens os pontos e pessoas que marcaram a história do bairro.

Cada ponto mostra a evolução do bairro e o que pode marcar nas vidas que passaram e as que vivem, apesar dos problemas de uma cidade que ainda busca uma melhor qualidade de vida para todos.

Uma dedicação total
Olivia Dias

À frente destes aprendizes que sonham com o sucesso musical, está o coração maior do diretor Márcio Matos, 41 anos,  que nasceu e viveu o Jaçanã do passado. E onde conheceu sua esposa Olivia Dias, que também cursou a área musical e divide a direção da escola, onde há 21 anos começaram com um embrião da atual Rádio Café Music, na Rua Pires da Fonseca — próxima da Av. Luiz Stamatis — , no Jaçanã.

Com a junção dos nomes dos donos, nasceu a Olimar Empreendimentos Musicais. Olivia e Márcio construíram a história pessoal e da escola no Jaçana.

Sonhos e uma união de sucesso
Sheila Martins
Sheila Martins

Dois anos após, em 1999, o casal teve a companhia  e grande apoio profissional na sociedade com Sheila Martins, outra apaixonada e que seguiu os passos da música dando início ao Rádio Café Music. Mais adiante, a Sheila não teve condições de continuar no projeto da escola de música e deixou nas mãos do casal – “um sonho interrompido, mas que teve continuidade nas eficientes  mãos de Márcio e Olivia”, declara ela.

Essa amizade do passado tem continuidade entre o casal e Sheila, que não deixa de ser uma incentivadora dos projetos. E nas palavras de Márcio traduz bem o passado no Jaçanã e as fases do  Rádio Café Music: ” Tudo foi um ato de coragem!”.

Ele ama o que faz e onde está,  alimentando sonhos e sucessos. E conclui: “Em primeiro lugar,  está minha familia – a minha esposa e as filhas – e,  logo em seguida,  o Rádio Café Music. E terceiro lugar, o oxigênio!”. Reflete tudo que passou e agradece o bairro onde nasceu, viveu com a familia e cresceu profissionalmente.


Vídeo-homenagem “150 anos do Jaçanã”
FICHA TÉCNICA

Direção Geral e arranjos: Prof. Márcio Matos e Prof. Olivia DiasArranjo vocal: Prof. Bruno Matos, Prof. Luciana Dias e Prof. Márcio Matos – Direção e produção (vídeo): Bruno Macedo

Técnica — bateria e programações: Prof. Fernando Teixeira Baixo: Prof. Márcio Matos – Violão, teclado e coberturas: Prof. Olivia Dias – Guitarra: Prof. Bruno Matos –  Cavaquinho e percussão: Prof. Fábio Costa e Luciana Tiba

Encenação teatral: Nathan Augusto (Texto: Prof. Bruno Matos – gentilmente cedido)

Vozes e vocais com os alunos da RCM: Ana Macário, Camila Mello, Carlos Gabriel, Duda Rezende, Gustavo Neri, Gustavo Pedretti, Luiza Morelli, Mariana Leônidas, Nicolly Martins, Paulo Cremona e Sarah Maria.

Gravado: Estúdio Radio Café Music.

Música: Trem das Onze –  Autor: Adoniran Barbosa (Rap incidental: Prof. Márcio Matos e Prof. Olivia Dias)


O que é a Rádio Café Music

A Rádio Café Music é uma escola de música, estúdio de ensaio e gravação, além de produtora artística. Fica localizada na Vila Gustavo (Avenida Julio Buono, 2180 – 1° Andar), mas teve seu início no bairro do Jaçanã, em 1999. Recentemente inaugurou uma unidade na Casa Verde, junto ao Colégio Augusto Ramos.

Com mais de 20 anos de história, a escola já formou diversos profissionais da música que hoje atuam diretamente com artistas ou em algum ramo no mercado musical.   Diversos artistas e bandas ensaiaram no estúdio localizado no Jaçanã: Exaltasamba, É o Tchan, Karametade, Grupo Desejos, As Meninas, Axé Blond, Kebradeira e tantos outros. Em outro segmento, através de seu diretor Márcio Matos, o Rádio Café Music tem parceria com o Colégio Sir Isaac Newton e administra seu teatro com os 550 lugares e um foyer para 400 pessoas — classificado um dos melhores da cidade.

  • Endereço/V.Gustavo Av. Júlio Buono, 2.180 – 1º andar
  • Endereço/Casa Verde: R. Bernardino Fanganiello 149
  • Central/Fone: 11-2548.5449
  • Cel.WhatsApp: 11-9.5144.6331
  • Site:  www.radiocafemusic.com.br

Redes Sociais: 

https://www.facebook.com/radiocafemusic/

https://www.instagram.com/radiocafemusic/

https://www.youtube.com/radiocafemusic


DiárioZonaNorte