Home Cultura Instalação Respira de Ana Zveibil abre dia 09 de maio no Centro...

Instalação Respira de Ana Zveibil abre dia 09 de maio no Centro Cultural Correios

respira
Tempo de Leitura: 3 minutos

.

A partir de 09 de maio a 10 de junho, a artista plástica Ana Niski Zveibil expõe suas obras na instalação “Respira”, no Centro Cultural Correios – Vale do Anhangabaú, São Paulo. A exposição é gratuita.

Nesta instalação individual da artista o observador se depara com carrinhos de bebê, casulos e bichos feitos de tramas de lã e uma cascata verde, uma tapeçaria de entrelaçamentos complexos com flores e folhas. Esses arranjos, entranhados na subjetividade, são espaços que contém a possibilidade de um repouso, de um respiro. O casulo é uma casa de cura alojada no próprio ser, é morada para a meditação e contemplação onde se condensam memórias, sonhos e se encontram a força e a proteção necessária.

respira
crédito: Divulgação

Para Julia Medeiros a exposição de Ana Zveibil é a “Potência Fundamental”. Abaixo texto da escritora que faz uma interpretação das obras:

“A artista abre nesta instalação a temática da espacialidade como foco de sua obra, referindo-se aos casulos como imagens poéticas de espaços internos. Essas reflexões podem ser exploradas sob diversos olhares, dentre eles, o da psicanálise e da filosofia de Gaston Bachelard, na medida em que a tessitura existencial aparece permeada por vazios e possibilidades de elaboração de sentido.

Os casulos apresentam-se como refúgios de totalidade, no campo da imaginação e do devaneio, que contém uma força por si, possibilitando um resgate da confiança do ser humano em seus próprios recursos de sobrevivência. Abrigam condições para que sejam realizados processos grandes, como: suportar a ausência de alguém que se foi, perceber e ressignificar sentimentos de uma história, despertar encantos e sonhos.

Portanto, em remissão a tudo o que possui um valor orgânico, a capacidade de autocriação está contida nestas obras. Por ser “um espaço entre” duas instâncias, como um tecido biológico que cortina “dentro e fora”, “O EU e O OUTRO”, “quem eu era e quem eu passo a ser”, o casulo desempenha a qualidade de “objeto transicional”. Na sustentação do vazio, o espaço da ausência passa a ser um espaço potencial.

Enquanto arranjos entranhados na subjetividade, os casulos são espaços naturais que contém a oportunidade de um respiro, um repouso na ausência. São centros seguros e confortáveis, nos quais o sujeito está protegido contra forças adversas, longe da dor, do ruído e do desamparo mundano.

Para além desses valores de proteção, o casulo é fonte de produção e reabastecimento de recursos vitais. A respiração age como fonte de manutenção existencial. Enquanto recurso inesgotável e abundante, realiza a oxigenação de fluidos e a nutrição celular, renovando percepções, tecidos e condições de contato com o mundo.

Resguardado em seu silêncio e respirando, o Eu pode assimilar informações, fazer um reconhecimento de si e de sua relação com o outro. Dessa forma, o casulo é morada para a meditação e contemplação, onde se condensam memórias, lembranças e sonhos, permitindo que o sujeito se veja em sua história íntima e se encontre com suas estruturas de força, proteção e possibilidade.

Poderia se dizer que o casulo é uma casa de cura alojada no próprio ser, e que além de sua dimensão espacial, é decerto marcado pela dimensão temporal. Como uma circunscrição no tempo, que permite ao sujeito respirar e aguardar o tempo natural que leva às feridas se fecharem, o entendimento de si, a maturação das próprias potências, a lapidação dos sonhos e o desenvolvimento de condições de relação com o outro. Para a partir de então, voltar a se abrir”.

Serviço:
  • Instalação: “Respira”
  • Artista: Ana Niski Zveibil
  • Abertura: 09/05/2023 às 13h
  • Visitação: de 09/05 a 10/06
  • De segunda a sábado – das 10:00 às 17:00
  • Local: Centro Cultural Correios – Praça Pedro Lessa s/n – Vale do Anhangabaú -São      Paulo (SP)

<com apoio de informações: A3 Comunicação – jornalista Maria Helena Antoniadis >

d

respira respira respira respira