Home Cotidiano Projeto social dá aulas de tecnologia a idosos. É “de...

Projeto social dá aulas de tecnologia a idosos. É “de graça”, aos sábados

FECAP
Tempo de Leitura: 2 minutos

FECAP

  • Participe das aulas ou contribua sendo voluntário
  • Aulas presenciais, gratuitas e aos sábados pela manhã

As dificuldades dos idosos para aprender a lidar com os aparelhos digitais tem um novo caminho de ajuda. Através do apoio de voluntários, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) sedia, aos sábados pela manhã, as aulas do “Projeto Integração”, que oferece aulas de conhecimentos e habilidades básicas de inclusão digital para o público da terceira idade.

A iniciativa surgiu em 2003, criado em parceria com o Instituto Paulo Kobayashi e a JCI Brasil-Japão, com a proposta de facilitar o dia a dia dos idosos.  Segundo o responsável pelo projeto, William Goya,  no início o foco era o ensino de informática e computação básica. Hoje, com o avanço da tecnologia e a popularização dos smartphones, a proposta atual prevê a familiarização da terceira idade com estes aparelhos, conhecimentos sobre manuseio e utilização de suas funcionalidades e aplicativos diversos.

O objetivo é, além de  facilitar a vida dos usuários de mais idade, mostrar os aplicativos de comunicação instantânea, como internet banking, entrega de refeições e transportes. ” Com isso, tornamos a vida dessa população mais dinâmica e divertida”, explica Goya.

O programa da FECAP conta com 14 encontros de  três horas de duração cada (das 9 às 12 horas), onde são abordados diversos temas como: as partes físicas do telefone; tela inicial e recursos básicos; configurações e segurança; foto e filmagem; internet no smartphone; e-mail; instalação e utilização de aplicativos; Whatsapp; Facebook; Aplicativos de compras e descontos, navegação (mapas) e táxis/transportes.

Nos encontros, instrutores e monitores expõem o conteúdo, apoiados também por uma apostila impressa, auxiliando os alunos nas atividades e tirando as dúvidas em tempo real durante todo o processo.

As aulas acontecem semanalmente, nas manhãs de sábado, presencialmente na sala 502B do campus Liberdade da FECAP (Av. da Liberdade, 532 – Liberdade/Centro) –– com a facilidade de transporte através da Linha 1-Azul do Metrô e a Estação Liberdade.

Qualquer pessoa que queira aprender as habilidades ensinadas pelo projeto pode participar, basta possuir um smartphone e se inscrever pelo Whatsapp/telefone (11) 96912-8701 ou pelo e-mail: [email protected]

Os voluntários

Nos mesmos contatos são recebidas inscrições para voluntários que queiram fazer parte do projeto e dividir seu conhecimento com os alunos. Não há necessidade de ter qualquer experiência ou conhecimento prévio, basta ter boa vontade, paciência e interesse pelo projeto — além de disponibilidade de estar presente na FECAP aos sábados das 9 às 12 horas (não necessariamente durante toda a duração do curso).


Serviço

Projeto Integração – Gratuito

  • Local: Campus Liberdade – FECAP
  • Endereço: Av. da Liberdade, 532 – Liberdade/Centro – SP
  • Aulas: sábados, das 9 às 12 hs.
  • Transporte: Estação Liberdade – Linha 1-Azul do Metrô
  • Inscrições: (11) 9-6912-8701 (WhatsApp)
  • E-mail: [email protected]

Sobre a FECAP  —  A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em Educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade no Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos e livres. <<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa FECAP >>


d