Home Destaque No Dia do Sommelier, uma homenagem ao “Presidente dos Vinhos”, Ângelo Salton...

No Dia do Sommelier, uma homenagem ao “Presidente dos Vinhos”, Ângelo Salton Neto

sommelier
Tempo de Leitura: 4 minutos

sommelier

Por Humberto Lisboa Leite (*)

Vinte e nove de Agosto, Dia da Sommelière e do Sommelier. Não há como não lembrar do brasileiro, paulista e paulistano, nascido e criado na Zona Norte de São Paulo, responsável por termos hoje, (12 anos após sua ida) nossas profissões sendo francamente destacadas e devidamente regularizadas em nosso país pois hoje, o vinho é a bebida em ascensão no Brasil. Devemos muito a ele,  Ângelo Salton – o Presidente dos Vinhos.

Em todos os anos que me dedico como especialista em vinhos (30 anos em 2021) e durante todos os anos que atuei como docente coordenador na equipe de alimentos e bebidas da maior instituição educacional destes setores no Brasil, onde formamos centenas de sommeliers, jamais me deparei com pessoa mais especial e com total espírito desbravador, que o Presidente dos Vinhos.

Todos os Sommeliers e todas as Sommelières do Brasil têm uma dívida impagável para com ele. Eu, pessoalmente colecionei várias e divertidas e incríveis histórias com este meu amigo. A mais memorável delas foi um divisor de águas na vida de muitos profissionais do vinho.

Estávamos em um avião, onde a maioria dos viajantes ia como convidado para uma visitação na vinícola de sua família. Éramos muitos: jornalistas do vinho e da gastronomia, donos de restaurantes famosos de São Paulo, Sommelières e Sommeliers, docentes de Alimentos e bebidas, Maitres, gerentes de vendas, donos de empórios, profissionais de “on-trade” e off-trade”. Todos nós em um avião que apresentou um defeito no flap ao se aproximar do aeroporto de Porto Alegre e precisou sobrevoar PA por um bom tempo até sermos autorizados a tentar pousar em Caxias do Sul.

Durante o vôo, pessoas preocupadas, gente chorando, alguns amigos e amigas em pânico, pessoas tentando enviar mensagens para a família, sempre pensando no pior que poderia vir a acontecer.

Nestes momentos, o Presidente dos Vinhos passou fileira por fileira contando piadas, falando com todos e acalmando as pessoas, distribuindo toda a sua empatia e humanidade naquela hora de desespero de alguns. Eu observava atentamente seu semblante preocupado e concentrado em confortar a todos. Nobreza e responsabilidade.

Finalmente e graças a Deus e ao extremo profissionalismo do comandante e sua equipe, após muito tempo e tensão pousamos com segurança em Caxias do Sul. Foi uma das poucas ocasiões onde ouvi e participei das palmas e elogios ao piloto e sua tripulação, aqui no Brasil – Devíamos fazer mais isso.

Ao saírmos, o Presidente já estava nos aguardando com um belo e luxuoso ônibus, posicionado para nos transferir para Bento Gonçalves. Ali ficaríamos e visitaríamos a Vinícola Salton.

Logo depois da partida do ônibus, algumas piadas e todos servidos com taças de acrílico com um grande espumante método clássico, que o Ângelo Salton não se cansava de elogiar e dizer: Nós Brasileiros temos um espumante que ganhou às cegas de champagnes, na França. Agradeço muito que seja um Salton!

Alí todos brindamos. Ele agradeceu a Deus por haver nos protegido e também brindamos à vida. Logo depois, como de costume, uma boa piada.

Neste Dia da Sommelière e do Sommelier, em 2021 ano em que a Vinícola Salton completa seus 111 anos, fica aqui a minha homenagem ao Amigo, Engenheiro, Vinhateiro, Empresário e grande piadista bem humorado que fez acender a chama do Escanção em muitos jovens, hoje profissionais tarimbados na Sommelieria.

Parabéns Sommeliers e Sommelières. E viva o vinho!

Sobre Ângelo Salton Neto

Ângelo Salton Neto – nascido e criado na Zona Norte de São Paulo, foi aluno do Colégio Jardim São Paulo e formou-se engenheiro mecânico  pelo Mackenzie, largou a carreira para trabalhar na empresa da família em 1976.

Desde 1986, ele ocupava o cargo de presidente do grupo. Vendedor nato, ele conseguiu que a marca ganhasse visibilidade em festas, principalmente com a produção de prosecco, uva que já crescia nas terras da família e até 2000 era relegada a segundo plano.

A empresa, criada em 1910 pela família Salton, é líder no mercado de espumantes. De cada 100 garrafas de espumantes finos produzidas no Brasil, 40 saem dos tanques de aço da Vinícola Salton, encravada na região de Tuiuti, vizinha a Bento Gonçalves.

A ligação da família com o Brasil começou em 1878, quando o bisavô de Ângelo veio para o Brasil. Trinta e dois anos depois, seus sete filhos fundaram a vinícola que foi batizada com o sobrenome da família. A família também é proprietária da Conhaque Presidente, com 20 milhões de litros vendidos ao ano.

Faleceu aos 56 anos, em  10 de fevereiro de 2009 , em São Paulo, vítima de infarto agudo.

sommelier

(*) Sobre Humberto Lisboa Leite

Sommelier de vinhos e cervejas, profissional de longa data na área de A&B (Alimentos e Bebidas), experiente na administração de bares e restaurantes, fotógrafo  e docente por muitos anos na área de vinhos e cervejas,  autodidata, aplicou seus conhecimentos em  fermentação de vinho nos pães.

Hoje, Humberto integra uma seleta e ainda pequena “fornada” novos  padeiros.  Em sua Osteria da Onça, na Serra da Cantareira, o padeiro artesão assina pães de longa fermentação (entre 24 e 30 horas), produzidos com base em técnicas ancestrais de panificação,  utilizando  matérias primas orgânicas,  fermentação natural e muito talento, resultando em produtos no mínimo excepcionais.sommelier

d