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Descomplica-SP separa-se dos serviços da Subprefeitura Vila Maria / Vila Guilherme

Prédio da Subprefeitura V.Maria/V.Guilherme/V.Medeiros
Tempo de Leitura: 5 minutos

da Redação DiárioZonaNorte

  • A região da Subprefeitura V.Maria / V.Guilherme / V.Medeiros comporta uma população acima de 302 mil pessoas;
  • A área de abrangência nos três distritos  somados representam uma área de 26,4 km²;  e
  • Os três distritos contam com 39 bairros, sendo que 17 estão na V. Guilherme; 14 na  V. Medeiros; e 8 na Vila Maria.

O Descomplica-SP, que funciona há 2 anos e 10 meses na Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros (Rua General Mendes, 111 – Vila Maria Alta), teve seus serviços interrompidos na 5ª.feira e 6ª. feira passadas (26 e 27/2023), de forma  interna e repentina, surpreendendo os próprios atendentes..

Moradores e usuários dos serviços do Descomplica-SP enviaram mensagens à Redação do DiárioZonaNorte pedindo esclarecimentos. Além da interrupção momentânea no atendimento no local, o agendamento no telefone SP-156 e no site Descomplica-SP também não funcionaram para o agendamento dos serviços.

Desta forma, o jornal solicitou explicações e orientações à Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) —  a responsável pelos serviços –,  que  encaminhando a nota: ´´ a partir de 26 de outubro (5ª feira),  a Praça de Atendimento da Subprefeitura de Vila Maria/ Vila Guilherme/ Vila Medeiros não funciona mais no espaço dedicado ao Descomplica-SP´´.

Descomplica na Subprefeitura V.Maria/V.Guilherme/V.Medeiros
Cada um no seu pedaço

Segundo a SMIT, o atendimento acontece em um espaço da Subprefeitura, e serviços como autuação de processos, realizados exclusivamente por atendentes da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), passaram a ser realizados por eles.

Trocando em miudos,  houve uma divisão dos serviços entre o Descomplica-SP com os realizados diretamente pela Subprefeitura. Mas não ficou claro se a mesma divisão dos serviços deverá ocorrer nas outras Subprefeituras da Zona Norte.

Segundo informações colhidas com fontes, há 40 pessoas no atendimento deste Descomplica-SP, cada funcionário cuida de uma Secretaria ou órgão municipal.  Em seu site, a SMIT informa que o serviço é um programa onde encontra-se mais de 350 serviços municipais.  

A SMIT ainda enfatizou que ´´ os serviços online, disponíveis por meio do Portal SP-156, continuarão a ser prestados pelos funcionários do Descomplica Digital´´. Já os de responsabilidade  e exclusivos da SMSUB serão atendidos no primeiro andar do mesmo prédio.

Descomplica Sub.V.Maria/V.Guilherme/V.Medeiros
As relações dos serviços

Diante disto, a SMIT observa: ´´caso o cidadão procure algum dos serviços listados abaixo, os atendentes responsáveis pelo acolhimento do Descomplica-SP estão orientados a encaminhar o cidadão para a Subprefeitura de Vila Maria / Vila Guilherme / Vila Medeiros.´´

Os 34 serviços que continuam sendo realizados no Descomplica-SP Vila Maria/Vila Guilherme:

Mediação de Conflitos (trabalhistas, familiares,  vizinhos, idoso, consumo, escolar, perturbação de sossego, criança e adolescente), Assistência e Desenvolvimento Social (CADÚnico, Renda Mínima, Bolsas Familia, Carteira do Idoso), Mobilidade e Transportes ( ATENDE, Bilhete Único, Bilhete Único) e Trabalho e empreendedorismo (currículos, seguro desemprego, Carteira de Trabalho Digital, Cadastro de Emprego/mão de obra e inscrição do Micro Empreendedor Individual –  MEI).

Já 69 serviços estão sendo realizados pela subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros, no primeiro andar do prédio, fora do espaço do Descomplica-SP (no térreo):

Acerto de numeração de imóvel /  Avaliação e serviços em árvore em área particular / Avaliação e serviços em árvore em área pública / Capinação em guias e sarjetas / Cata Bagulho – Reclamação de não retirada de material / Construção de bueiros, boca de lobo e poços de visita / Construção ou reforma de calçadas em áreas públicas e praças / Denúncia de calçada particular irregular, danificada ou inexistente /  Denúncia de despejo de água de chuva /  Denúncia de despejo de água usada ou esgoto /  Denúncia de esgoto a céu aberto / Denúncia de estande de venda irregular / / Denúncia de falta de limpeza em terrenos e imóveis particulares / Denúncia de fechamento de ruas e vilas / Denúncia de Ferro velho irregular / Denúncia de janela ou abertura a menos de 1,50m do vizinho/ Denúncia de lançamento de lixo ou detritos em córrego / Denúncia de ligação irregular de esgoto /  Denúncia de lixão clandestino / Denúncia de material de construção depositado por mais de 2 dias em vias públicas / Denúncia de panfletagem irregular / Denúncia de poda/remoção não autorizada/ Denúncia de preparo de concreto na calçada ou rua/ Denúncia de reciclagem irregular / Denúncia de reparo mal executado em calçada por companhias de luz, água, telefone, internet / Denúncia de terreno com muro danificado/inexistente /  Emissão de guias para autuação de processos externos / Fiscalização da ausência de vagas preferenciais em estabelecimentos comerciais / Fiscalização de acessibilidade em edificações / Fiscalização de ambulantes /  Fiscalização de comida de rua e foodtruck / Fiscalização de descarte irregular de entulho e outros resíduos em área pública / Fiscalização de descarte irregular de entulho e outros resíduos em área pública / Fiscalização de estabelecimentos comerciais e serviços /  Fiscalização de Estacionamentos Particulares /  Fiscalização de Feira Livre / Fiscalização de licença de funcionamento de Indústrias / Fiscalização de obras e reforma em imóvel particular / Fiscalização de rebaixamento irregular de guia para acesso de veículos / Fiscalização de Valet / Instalação e manutenção de equipamentos de ginástica na praça / Instalação e manutenção de mobiliário de praça (mesas, bancos, brinquedos, etc) / Limpeza de bueiros, boca de lobo e poços de visita /  Limpeza de córrego /  Limpeza de valas, valetas e sarjetões/ Manutenção de pintura e sinalização de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas / Manutenção de vielas/escadarias / Nivelamento de vias de terra / Pavimentação de ruas não asfaltadas / Processos físicos e eletrônicos da supervisão de uso e ocupação do solo / Recapeamento / Reclamação de falta de cadeira de rodas em supermercado / Reclamação de falta de limpeza de ruas após a feira /  Reclamação de falta de mobiliário adequado / Reclamação de falta de varrição / Reclamação de má execução do serviço de recapeamento ou pavimentação / Reclamação de má execução do serviço de tapa-buraco / Reclamação de não remoção dos sacos de varrição / Reclamação de pintura de guias e postes mal feita / Reclamação sobre ecoponto / Recolocação de ajuste de paralelepípedo / Recurso de multa de muro, passeio e limpeza / Reforma de bueiros, boca de lobo e poços de visita /  Reforma e revitalização de praças / Remoção de propaganda irregular / Remoção de veículo/carcaça abandonado na via pública / Roçada em praças, canteiro central e margem de córregos / Solicitação de Melhoria de Iluminação Pública (SAIP) / Tapa-buraco.

Outros serviços

A SMIT lembra que os serviços de alvará de funcionamento e processos do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) não são exclusivos da Subprefeitura de Vila Maria/ Vila Guilherme / Vila Medeiros, mas continuam sendo atendidos por ela.

Os serviços de senha Web (principalmente com a  Secretaria Municipal da Fazenda) podem ser realizados online, com o auxílio da equipe do Descomplica SP-Digital, mediante agendamento prévio.

Já o serviço de  “Tô Legal” (autorização para uso do espaço público para comércio e prestação de serviços nas vias públicas)  é realizado totalmente de forma online, pelo site https://tolegal.prefeitura.sp.gov.br/. Caso o cidadão deseje o auxílio de um atendente, o serviço pode ser realizado no Descomplica Digital, mediante agendamento prévio.


Leia também:  ´´Prefeitura agiliza atendimentos através do WhatsApp com as demandas do Portal 156 ´´– clique aqui


Serviço

Descomplica-SP

  • Local: Subprefeitura V.Maria/V.Guilherme/V.Medeiros
  • Telefone: (11) 2967-8100 / 2967-8087 / 2167-9682
  • E-mail:  [email protected]
  • Endereço: R.General Mendes, nº 111  – térreo – V. Maria
  • Horário de funcionamento:  8  às 17 horas
  • Agendamento: Portal SP-156 ou telefone 156

<<Com apoio de informações / fonte: SECOM / Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia/SMIT >>