Home Cotidiano Dia de Los Muertos chega ao Memorial da América Latina com muita...

Dia de Los Muertos chega ao Memorial da América Latina com muita alegria e festa

Foto: Divulgação/Rafa Guirro
Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Quem não ouviu falar do “Dia de los Muertos”,  que é uma tradição mexicana com raízes profundas que remontam à civilização asteca, há dez séculos. A celebração é um tributo aos entes queridos que faleceram e é realizada anualmente nos primeiros dias de novembro, coincidindo com o Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados da tradição católica.

Esta festa colorida e rica em simbolismo é uma combinação de influências indígenas e espanholas. Os mexicanos acreditam que durante o Dia de los Muertos, as almas dos falecidos retornam à terra para se reunir com suas famílias.

As festividades são marcadas por desfiles, música, dança e muita comida, As pessoas também se vestem com trajes coloridos e pintam seus rostos com caveiras alegres, celebrando a vida e a morte, que todos os humanos passam.

O Dia de Los Muertos é uma celebração profundamente cultural que honra a memória dos que partiram e fortalece os laços familiares e a identidade mexicana.

Muertos
Foto: Divulgação/Rafa Guirro

Deste modo, os paulistanos também vão ter a oportunidade de participar do icônico Festival de Dia de Muertos, recheado com muitos tacos mexicanos. Neste final de semana (04 e 05/11 – sábado e domingo), no Memorial da América Latina – com entrada gratuita –, das 11 às 21 horas.

A programação inclui performances de Mariachis, a música que representa a essência mexicana, com a presença dos grupos Mariachi Reyes Azteca, Mariachi SP Brasil e Mariachi Zarate. Além disso, haverá emocionantes duelos de Lucha Libre, com lutadores mascarados exibindo movimentos acrobáticos e uma competição de fantasias para crianças no sábado e para adultos no domingo.

Uma participação mais ativa será aberta para aqueles que desejam se vestir a caráter, com muitas fotos no estilo selfie, o festival disponibilizará mais de dez profissionais de maquiagem artística para transformar rostos em belas caveiras mexicanas, com preços a partir de trinta reais.

Muertos
Foto: Divulgação/Rafa Guirro
Muita comida para todos os paladares 

Os pratos mexicanos em destaque incluem diversos burritos, como o “Guaquita” (tortilha, arroz, chili, guacamole, sobrecoxa desossada, tomate, cebola roxa e queijo, bacon e sour cream), o “Diferentito” (tortilha, queijo, cheddar, tomate, cebola, bacon, guacamole e linguiça apimentada, alface + molho de salsa), a “Maraca Vegetariana” (tortilha, queijo, cheddar, arroz, feijão vermelho, pepino japonês, tomate, cebola e alface, com sour cream) e a “Porção Casalzito” (batata frita, nachos, chili, guacamole e cheddar).

Além disso, haverá opções como “Papa Rellena” (uma espécie de croquete), “Tamales” (semelhante a uma pamonha, mas de origem asteca) e “Quesadillas” (com queijo, carne e até de porco). Para acompanhar, haverá bebidas como Margarita Frozen, Chicha Morada (uma bebida de milho roxo típica do Peru, mas apreciada em muitos outros países) e uma variedade de cervejas.

Já para os vegetarianos e veganos, as opções incluem “Chimichangas vegana”, “Combo Te Quiero Mucho” (com opções veganas de queijo), “Coxinhas veganas de jaca, shimeji e brócolis com milho e ervilha”, “Dupla de Tacos de cogumelos com chipotle e abóbora, guacachilli, picles de cebola roxa, repolho e coentro” e “Burrito Vegetariano” (com tortilha de trigo recheada com pasta de feijão, abobrinha, cogumelos, queijo mussarela e guacamole), entre outros.

E ainda há outras opções, como hambúrgueres, crepes, doces, churros, pasteis, espetinhos e muito mais.

Muertos
Foto: Divulgação/Rafa Guirro
Um pouco mais de cultura mexicana

Uma exposição de altares dos muertos, sob a curadoria de Arthur Jorge Santos Lima, apresentará a cultura mexicana e estimulará a reflexão sobre as diferenças entre Brasil e México no que diz respeito a sentimentos e rituais relacionados à morte, reavivando memórias da América Latina.

A exposição dos altares mostrará a conexão com a crença azteca, que associa a chegada das borboletas monarcas à chegada dos espíritos para a celebração do Dia dos Mortos. Os altares ilustrarão a celebração da vida e da morte no contexto desse dia especial.

Um evento repleto de alegria e memórias especiais para pessoas de todas as idades. Nos dois dias, shows gratuitos e concursos de fantasias, e o público poderá dançar e se divertir com ritmos diversos.


Serviço

    FESTIVAL DE DIA DOS MUERTOS E FESTIVAL DE TACOS

 

  • Data: 4 e 5 de novembro (sábado e domingo)
  • Horário:  11 às 21h
  • Local: Praça Cívica – Memorial da América Latina
  • Endereço: Av Mário de Andrade, 664, Barra Funda
  • Entrada: Rua Tagipuru, 500 – Portões 2 e 5
  • Ingresso: gratuito
  • Modo: pet friendly
  • Estacionamento:  pagos à parte — Portões 2 e 5
  • Bicicletário: Ao lado do portão 9
  • Classificação:  livre para todas as idades
  • Organização: Art Shine Eventos
  • Apoio Cultural: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Memorial da América Latina e Consulado Mexicano

 


<<Com apoio de informações/fonte: Estrela Comunicação / Fernanda Spagnulo >>