Home Cultura “Chocolatte de Vila Maria” conta em livro muito de suas histórias junto...

“Chocolatte de Vila Maria” conta em livro muito de suas histórias junto ao samba

Tempo de Leitura: 3 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte

Com quase meio século de idade, mas com o samba serpenteando pelas veias do corpo, lá vem o sambista  e ritmista da Vila Maria,  até pelo jeito de andar. Um bom baiano simples e sorridente,  nascido na cidadezinha de Ibicaraí,  que veio direto à Zona Norte, com dois anos de idade. Como cidadão registrado: Anderson Luciano Santos, que ganhou na Vila Maria o apelido de Chocolatte.

E a música foi ganhando mais gosto para o jovem, que frequentava as rodas de samba no bairro . Cursou na época a Universidade Livre de Música e virou um exímio baterista. Mais e mais foi aprofundando o seu conhecimento musical, virando um percussionista profissional e viajou pelo mundo acompanhando sua madrinha no samba, Beth Carvalho.

Chocolatte
Chocolatte na Escola de Samba Unidos da Vila Maria

Com seu jeito, Chocolatte mostra um samba contando as histórias do cotidiano. Vem dele os versos para compor as músicas na voz com o gingado de seu ritmo. Sempre gesticulando, com os braços soltos no ar e no ritmo do samba, um cantor que envolve o público. Tudo na retrospectiva dos grandes bambas do samba, que conheceu e participou nos bares da vida e palcos dos shows.

Chocolatte tem muita vivência e muitas histórias que se transformaram em um livro marcante de sua carreira:  A Fantástica Estrada de Chocolatte de Vila Maria, com 94 páginas e muitas fotos, editado pela LedriPrint, de sua autoria e do amigo João Paulo Campos. E alinhavado com o competente prefácio do jornalista e escritor Oswaldo Faustino.

Chocolatte
Chocolatte com sua madrinha, Beth Carvalho

E, desta maneira, os amigos, leitores e moradores da região da Vila Maria, têm a oportunidade de se aprofundar nas páginas de sua trajetória de bom sambista, compositor e ritmista. Lembranças da infância e adolescência, do início da carreira, o convívio com importantes nomes do samba e de pontos marcantes que conviveu na Vila Maria.

Além de todos aqueles que já participaram dos  vários Carnavais com o “Bloco do Chocolatte”, que ano a ano é organizado  no antigo MartCenter da Vila Guilherme, que produz muita alegria para os moradores e ainda recebe mantimentos como ação beneficente. Um Carnaval sadio, com marchinhas de várias épocas, bem organizado e marcante.

Chocolatte
Chocolatte comandando seu Bloco de Carnaval

Chocolatte é um pouco do samba de São Paulo, da Vila Maria e de recordações de muita gente. Vale a pena participar das histórias deste sambista, que demonstra um grande amor pela Zona Norte, que o acolheu e deu muitas alegrias. Melhor ainda, ler o livro, saber da vida de uma importante pessoa,  e para quem pode: ouvindo várias músicas do sambista no Spotify. Parabéns!


Serviço
 ´´A Fantástica Estrada de Chocolatte de Vila Maria´´

Chocolatte

  • Autores: Anderson Luciano Santos e João Paulo Campos
  • Prefácio: Oswaldo Faustino
  • Editora:  LedriPrint – 2019 <www.ledriprint.com.br>
  • Formato: brochura de 94 páginas
  • Preço: R$29,90
  • Página para compra:  clique aqui  
  • Telefone para pedidos/Editora: (11) 9-8159.7305
  • Pedido com Chocolatte: (11) 9-8361.5263
  • Livraria: Martins Font

d