Início Cultura Atores da peça Gota D´Água {Preta}, participarão da próxima LIVE do Rota...

Atores da peça Gota D´Água {Preta}, participarão da próxima LIVE do Rota da Cultura

Tempo de Leitura: 4 minutos
A próxima live da programação do Rota da Cultura: Som, Cena e Corpo, que acontecerá dia 18 de maio, às 20 horas, promoverá um encontro especial com os atores Aysha Nascimento e Rodrigo Mercadante, que compõem o elenco da peça Gota D´Água {Preta}, obra de referência para estudo do teatro na oficina do projeto.

A transmissão da LIVE será no Youtube da Aymberê Produções Artísticas (https://www.youtube.com/channel/UCfVkdlX53u6mWSbQHuyesWQ), idealizadora do Rota da Cultura, projeto que oferece um mergulho nas artes do espetáculo, como música clássica, dança e teatro, promovendo estudos reflexivos durante oficinas gratuitas e online.

O projeto tem realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, parceria estratégica do Instituto JCA, patrocínio da Viação Cometa via ProAC ICMS, e gestão e produção da Aymberê Produções.

Papos sobre Teatro

No PAPOS SOBRE TEATRO, os alunos das oficinas, jovens e educadores da rede pública e privada de ensino poderão se aprofundar sobre a obra e conferir as experiências narradas pelos atores nessa conversa mediada por Maurício Ayer, educador do Rota da Cultura.

Crédito da foto: divulgação
Atualização da obra

A peça Gota D’Água {Preta} é uma adaptação de Gota d’Água, musical de Chico Buarque e Paulo Pontes, de 1975, que transfere a tragédia de Medeia para o subúrbio do Rio de Janeiro.

A releitura do diretor Jé Oliveira enegrece e atualiza a obra: traz um elenco majoritariamente negro, evidenciando o contexto social e racial dos personagens. O espetáculo realça a discussão racial, social e de classes com base no atual momento político do país. Os alunos da oficina, com mediação de Ayer, estudam os principais componentes estruturais do teatro a partir desta obra, e as lives são complementos do conteúdo abertos ao público.

A atriz Aysha Nascimento é dançarina,  professora e diretora de teatro, formada pela Escola Livre de Teatro de Santo André e licenciada e bacharelada em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi e  integrante fundadora da companhia de Teatro de Rua da Cidade de São Paulo Cia dos Inventivos, integrante fundadora do grupo de Teatro Negro da cidade de São Paulo, o Coletivo Negro, e integra como intérprete criadora, desde 2016, a companhia de Dança Negra contemporânea – Cia Sansacroma.

Crédito da foto: Milena Medeiros

Aysha participou do média-metragem: EU SOU O SUPER-HOMEM, direção Rodrigo Batista (ganhador da Menção Honrosa do 41º Festival Guarnicê de cinema – 2017), e da série da TV Cultura PEDRO E BIANCA de Cao Hamburger com direção de Jefferson De (série vencedora do EMMY KIDS  em 2014).

Rodrigo Mercadante é músico, ator, diretor de teatro, formado pela Escola de Arte Dramática (EAD- ECA- USP), e um dos fundadores da Companhia do Tijolo, coletivo de artistas a qual desenvolve há 12 anos. O ator integrou durante 15 anos, o elenco do Teatro Ventoforte.

Serviço
Sobre Maurício Ayer, educador do projeto

Professor, poeta, dramaturgo, tradutor e editor, atualmente Ayer leciona Literatura Francesa na FFLCH/USP, onde é responsável pelas disciplinas de Teatro Francês e Poesia Francesa I. Formado em Música/Composição pela FASM, fez doutorado e pós-doutorado na FFLCH/USP e especialização na Universidade de Paris 8, França. Com forte atuação em vários projetos de arte-educação, também desenvolve pesquisas sobre cruzamentos entre as artes, em especial entre literatura e música.

Sobre a Viação Cometa

A Viação Cometa, empresa integrante do grupo JCA, protagoniza uma história de 68 anos de sucesso no transporte de passageiros. Atualmente conta com cerca de 600 ônibus em sua frota patrimonial, 2.400 colaboradores e mais de 14,5 milhões de pessoas transportadas ao ano. Está organizada em 6 Filiais Regionais, distribuídas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.

Sobre o Instituto JCA

O Instituto trabalha na perspectiva de que a desigualdade social é uma questão a ser superada para a constituição de uma sociedade melhor. Para isto, escolheu atuar nas áreas de educação e cultura, com projetos que melhorem as oportunidades para os jovens e os projetam para um futuro com mais possibilidades de escolha.

O IJCA lidera, junto com outras organizações públicas e privadas, um movimento para qualificar as políticas de educação na Região Metropolitana Leste Fluminense do Rio de Janeiro e atua nos últimos dois anos na expansão de projetos incentivados concatenados às áreas da cultura e do esporte na cidade de São Paulo, em especial, para os jovens moradores do Parque Vila Maria.

Sobre a Aymberê Produções

Fundada em 2010, a Aymberê Produções Artísticas propõe projetos de arte e cultura originais que buscam aproximar linguagens artísticas contemporâneas, questionamentos pertinentes e transformação sociocultural para os mais diversos públicos. O portfólio abrange produções nacionais e internacionais e elaboração e gestão de projetos culturais inéditos. Desde 2016, a Aymberê trabalha principalmente na criação e desenvolvimento de projetos junto a empresas. Mais informações: www.aymbere.com.br.

<com apoio de informações: JuAl Comunicação>