Tempo de Leitura: 6 minutos

virada

da Redação DiárioZonaNorte

 

A Universidade Zumbi do Palmares realizou na 5ª feira (25/10) uma coletiva de Imprensa para anunciar a programação da  6ª Virada da Consciência. Esta edição, que é a maior já realizada até agora, acontecerá em São Paulo, entre os dias 13 e 20 de novembro de 2023.

Serão cerca de 500 eventos entre os realizados pela Universidade Zumbi dos Palmares e por 100 parceiros que promoverão  ações durante todo o mês de novembro, somando centenas de horas de programação cultural, esportiva e de entretenimento para a comunidade, estudiosos e público interessado.

virada

Criada em 2018, este ano a Virada da Consciência homenageará a jornalista carioca Glória Maria, que faleceu em fevereiro de 2023.

Juntam-se ainda a Virada da Consciência, a Liga das Escolas de Samba de São Paulo e a União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP), que promoverão  eventos ligados ao universo do samba, destacando o 1º Encontro de Baterias de Escolas de Samba.

A abertura oficial do evento acontecerá no dia 13 de novembro, às 11h, na Fábrica do Samba – na Barra Funda, com a presença, entre outros, de autoridades, artistas e comunidade do samba.

Se a Virada é grande em número de ações e eventos, ela é gigante em seu propósito: desenvolver uma conscientização antirracista, por meio da educação, respeito, valorização e resgate da  população negra, de sua história e cultura.

virada
Naira de Paula, Eduardo Acaiabe, Raphael Vicente, Thobias da Vai Vai, Alexandre Magno , Professor Doutor José Vicente e Francisca Rodrigues
Coletiva

Participaram da coletiva o reitor José Vicente – da Universidade Zumbi dos Palmares; Eduardo Acaiabe – diretor artístico do Troféu Raça Negra; Naira de Paula – diretora de marca do Carrefour Brasil; Edimar Tobias da Silva – o Thobias   da Vai Vai; Rafael Vicente –  diretor geral da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e Alexandre Magno – presidente da União das Escolas de Samba Paulistanas – UESP. 

Virada
No pulpito, Francisca Rodrigues – Diretora Geral da Flink Sampa
Reitor José Vicente

Antes de falarmos sobre a Virada, pedimos licença aos nossos leitores para contar quem é José Vicente. Sua história é digna de um filme. De bóia-fria em Marília, no interior do Estado de São Paulo -, a um dos homens mais  influentes do país na área de educação e inclusão social, foi um longo caminho.

virada
Ricardo Lessa e o Professor Doutor José Vicente

Credenciais não lhe faltam… O Professor Doutor José Vicente é Reitor e Diretor Geral e Acadêmico da Faculdade Zumbi dos Palmares, advogado, Mestre em Administração de Empresas, Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, fundador e presidente do Instituto Afrobrasileiro de Ensino Superior, presidente da Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural – Afrobras, além de conselheiro de diversos órgãos públicos e entidades de relevância nacional.

Em 2003 fundou a Universidade Zumbi dos Palmares, uma instituição de ensino privada e sem fins lucrativos –  primeira e única na América Latina, voltada a inclusão de pessoas negras e/ou baixa renda no ensino superior.

A inquieta Zumbi dos Palmares

Muito dos movimentos que ocorreram no Brasil nos últimos anos,  que valorizam e asseguram direitos da população negra, nasceram dentro da Zumbi dos Palmares – como observou o Reitor José Vicente, no início da coletiva. 

Virada
Thobias da Vai Vai, Alexandre Magno , Professor Doutor José Vicente

Entre eles, a Campanha Cota Sim, pela renovação das leis de cotas na educação e na administração pública que culminou na aprovação da Lei de Cotas pelo Senado Federal, que passará a valer até 2033, a  instituição do Dia da Consciência Negra como feriado em São Paulo ou ainda a Campanha Zumbi Resiste – criado pelos alunos da Instituição e que resultou na substituição do nome da rua Jorge Velho no Bom Retiro e que homenageava um bandeirante, para Rua Zumbi dos Palmares, pela Câmara Municipal de São Paulo por meio da  Lei nº 17.988, de 22 de setembro de 2023,

José Vicente destacou ainda a importância da parceria com o Grupo Carrefour, na construção de um caminho para a diversidade e equidade racial.

Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial

A Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial (IEIR) é uma entidade que reune 70 grandes empresas brasileiras, que representa R$ 1,3 trilhão de faturamento e 04 milhões de pessoas e um propósito em comum: fomentar um caminho de acesso à diversidade e a promoção da equidade racial.

virada
Raphael Vicente e Professor Doutor José Vicente

Sob a direção de Raphael Vicente – que também é Diretor Geral de Cursos da Universidade Zumbi dos Palmares e colunista da Revista Isto É, a IEIR contribui com a programação da Virada da Consciência, por meio do 3º Fórum Internacional da Iniciativa Empresarial pela Inclusão Racial, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – Fiesp – entre os dias 16 e 17 de novembro de 2023.

Troféu Raça Negra

Eduardo Acaibe assina a direção artística do Troféu Raça Negra pela sexta vez. O prêmio homenageia pessoas e empresas que com ações efetivas, combatem o racismo. O evento acontecerá em 20 de novembro e tem como mestre de cerimônias, a jornalista Joyce Ribeiro que terá o auxílio da jovem Mirella  Archangelo – carinhosamente chamada de  “mini Glória Maria“.

virada
Naira de Paula, Eduardo Acaiabe e Raphael Vicente

Durante a coletiva,  Acaibe antecipou três das atrações da 6ª Edição do Troféu Raça Negra: Tony Gordon, Zezé Motta e Marissol Mwaba.  E, lembrando que a direção musical do Troféu Raça Negra é de  Guilherme Kastrup, premiado Latin Grammy Award/Best MPB Album com Elza Soares 2016. 

Samba

Sobre a inclusão do Samba na programação da Virada da Consciência, Alexandre Magno – presidente da UESP,  ressalta que o samba é uma manifestação cultural e patrimônio cultural imaterial brasileiro. Ele se faz presente na Virada, com o Concurso Samba no Pé – que acontecerá no dia 18 de novembro de 2023. Completando a fala de  Magno, Thobias da Vai Vai disse que “tinha o sonho de ver o samba na universidade”, o que foi concretizado com a Unisamba.

Carrefour

A participação de Naira de Paula – diretora de Marca Corporativa do Grupo Carrefour -, encerrou a coletiva e reafirmou o propósito e os esforços do Grupo em difundir a cultura antirracista nas empresas e na sociedade, sendo fundamental a parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares. 

virada

O Carrefour participará do 3º Fórum Internacional da Iniciativa Empresarial pela Inclusão Racial e que, de acordo com Naira de Paula, a diversidade está conectada com o Carrefour e que a empresa incentivará a participação de seus colaboradores, famílias e fornecedores nos eventos da Virada”.

Veja alguns dos eventos programados para a Virada da Consciência 2023 – todos os detalhes você acompanha no site do evento: www.viradadaconsciência.com.br.

  • 1º Congresso do Samba, 14 a 17/11, Fábrica do Samba
  • 3º Fórum Internacional da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, 16       e 17/11, Fiesp
  • 12º Congresso Internacional – “O Brasil que queremos ter” com mesas de        diálogos sob a ótica da Educação, Comunicação, Cultura e ESG – 16 e                17/11,   Campus da Universidade Zumbi dos Palmares  
  • 8º Afrominuto, 17/11, Campus da Universidade Zumbi dos Palmares
  • 11ª Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra – Flinksampa 2023,      18 e 19/11, Campus da Universidade Zumbi dos Palmares
  • Lançamento do livro Maria, Gloria do Brasil, 18 e 19/11, Campus da                  Universidade
  • 2º Torneio de Basquete 5×5, 18 a 20/11, Clube Esperia
  • 1º Baile da Consciência Negra, 18/11, Clube Esperia
  • 2º Concurso Samba no Pé, 18/11, Fábrica do Samba
  • 1ª Feijoada da Consciência, 18/11, Fábrica do Samba
  • 1º e Maior Encontro de baterias e ritmistas de Escolas de Samba, 19/11,          Avenida Paulista, entre a Fiesp e o Masp
  • 5ª Corrida e Caminhada da Consciência, 20/11, Praça Heróis da FEB
  • 21ª edição do Troféu Raça Negra, 20/11, Sala São Paulo
  • Glória Maria é a homenageada especial do Troféu Raça Negra
  • Show com Artistas, 20/11, Campus da Universidade Zumbi dos Palmares
  • Renomeação de creche com o nome de Gloria Maria, 20/11

<com apoio de informações: LGF Press – jornalista  Luciana Frei>

d