Tempo de Leitura: 2 minutos
por Júnior Medeiros (*)

 

Começa a final da Copa Libertadores da América, onde Fluminense e Boca Juniors travaram um duelo até as últimas forças sem tirar os olhos do troféu de campeão.

Os dois países presentes nesta final possuem vinhos de diversos estilos que podem ser provados por cada um dos torcedores sem abrir mão de honrar a sua nacionalidade.

O jogo começa e ambos os times estão cautelosos, estudando o adversário com um jogo mais seguro, na sua zona de conforto, algumas jogadas conhecidas porém “coringas” trazendo certa tranquilidade no começo do embate. Este é o momento de abrir o espumante, um vinho festivo e – ao mesmo tempo – contemplativo. Um vinho fresco, elegante, frutado e floral, agradável e versátil para diversas situações.

Final de campeonato nunca é um jogo muito tranquilo e portanto agora os times, que já estudaram seu adversário, começam a se arriscar um pouco mais e partir para o ataque. Cada um com seu estilo de jogo, com a sua tática dentro de campo, com a sua estratégia montada, buscando o melhor resultado. Cada um entrega o seu melhor jogo. Nesse momento o torcedor brasileiro abre o seu Merlot e o torcedor argentino saca a rolha do seu Malbec.

O jogo complica e os times precisam de nova estratégia, precisam inovar. Neste momento em que a formação em campo é trocada, o torcedor brasileiro procura um Syrah da Serra da Mantiqueira enquanto o torcedor argentino pega o seu Cabernet Franc de altitude.

Minutos finais. O jogo é tenso. Tudo igual, jogo empatado, agora é tudo ou nada. Todos os jogadores colocam o coração no bico da chuteira e agora o “couro vai comer”. Agora vai ser só porrada! Cada torcedor pega o seu Gran Reserva com 18, 24, 36 meses de madeira, chutão pra todo lado, chegando no carrinho, acreditando em todas as jogadas…

Acaba o certame e independente do resultado abrimos um Champagne, pois já dizia Napoleão Bonaparte: “Ns vitórias é merecido e nas derrotas é necessário“.


(*) Júnior Medeiros – sommelier profissional e degustador certificado, formado pela Associação Brasileira de Sommeliers – ABS-SP e membro da diretoria da ABS São Paulo, Campinas e Grande ABC.

Instagram: @juniormedeiros_vinhos


 

 

d

futebol futebol futebol futebol futebol futebol futebol