Home Destaque Vila Guilherme terá o primeiro Colégio Cívico-Militar do Estado de São Paulo

Vila Guilherme terá o primeiro Colégio Cívico-Militar do Estado de São Paulo

Colégio Cívico-Militar Tobias de Aguiar
Tempo de Leitura: 4 minutos

Colégio Cívico-Militar

da Redação DiárioZonaNorte

O Colégio Cívico Militar Tobias Aguiar chega a Zona Norte de São Paulo, oferecendo educação de excelência e estrutura de qualidade.

O colégio está instalado em uma área de 31 mil m², na Rua Maria Cândida n. 1813 – na Vila Guilherme, que abrigou na década de 20, o antigo Laboratório Paulista de Biologia e posteriormente o laboratório panamenho Sintex, a Universidade Bandeirantes – UNIBAN e Faculdade Anhanguera.

Colégio Cívico-Militar Tobias de Aguiar
Crédito da foto: Divulgação
Mantenedora

Com direção geral do Coronel PM Ricardo Peixoto – ex-comandante do Segundo Grupamento do Corpo de Bombeiros (Zona Norte de São Paulo), o Colégio Cívico Militar Tobias de Aguiar é uma iniciativa do Grupo Uni-Ban de Educação, instituição  originária da Zona Norte de São Paulo e com mais de trinta anos de tradição na área educacional, cujo o reitor é o advogado e educador Heitor Pinto e Silva Filho – descendente de uma família que dedicou sua vida  à educação.

Colégio Cívico-Militar Tobias de Aguiar
Coronel PM Ricardo Peixoto, diretor geral do Colégio Cívico-Militar Tobias de Aguiar, com os uniformes da instituição.

De acordo com o Coronel PM Ricardo Peixoto, “o Colégio Cívico Militar Tobias de Aguiar é uma instituição de ensino particular que  tem como pilares, além do ensino de alto nível, o civismo, patriotismo e disciplina, sem ideologia de gênero ou política”.

Grade Curricular 

Corpo docente comprometido e uma  grade curricular  estruturada de forma que o aluno, ao terminar o ensino médio, esteja preparado para ingressar direto nas melhores universidades públicas do país ou mesmo  no exterior.

Complementam o curriculum do Tobias de Aguiar, atividades como Instrução  Cívico-Militar, Atividades Cívico-Militar, Orientação Educacional, Educação Financeira,  Empreendedorismo, Diplomacia, Esporte Olímpico, Artes Marciais, Robótica,  Informática, Arte, Música e o preparatório “Carreiras Universitárias” . Desta forma, ao longo de sua formação na instituição,  o aluno desenvolve todo o seu potencial.

Biblioteca com mais de 140 mil volumes.
Conjunto arquitetônico humanizado e que transpira conhecimento

O prédio onde o Colégio Cívico Militar Tobias Aguiar está instalado, faz parte do conjunto arquitetônico projetado pelo arquiteto Rino Levi a pedido do Laboratório Paulista de Biologia – um dos três mais importantes laboratórios farmacêuticos da década de 20, responsável pela pesquisa e produção de vacinas e medicamentos no Brasil, com reconhecimento nacional e internacional.

Colégio Cívico-Militar Tobias de Aguiar
Destaque para a iluminação natural e ventilação das salas, parte do projeto do arquiteto Rino Levi

Concluído em 1925, o prédio se destaca por sua planta racional, pelo uso de novos materiais na época -,  boa insolação, iluminação e ventilação naturais, generosos recuos e ambientes ajardinados, configurando uma atmosfera acolhedora.

Dada sua importância histórica, foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo  – Conpresp, por meio da Resolução Nº 31/CONPRESP/2018.

Outro destaque do  projeto é a  caixa d’água,  considerado  inovador e arrojado para a época de sua execução – graças à distribuição uniforme da pressão hidrostática na seção circular do cone de concreto, foi adotado pela  Cia. de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP anos depois.

Era como se o arquiteto Rino Levi previsse que, após quase um século, seu projeto viria a abrigar uma instituição de ensino.

Estrutura 

O amplo espaço projetado por Rino Levi oferece segurança e possibilita o pleno desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizado, de acordo com a necessidade de cada disciplina.

Colégio Cívico-Militar Tobias de Aguiar
Laboratório de ciências

Laboratórios de ciências, informática e robótica, desenvolvem nos alunos a chamada  “cultura maker”  – o pensamento computacional tão necessário para o desenvolvimento profissional.

Ginásio de esportes, piscina e um auditório com cerca de 300 lugares, permite que as atividades esportivas, artísticas e musicais – tão necessárias ao desenvolvimento cognitivo e social dos alunos – ocorram de forma adequada

Colégio Cívico-Militar Tobias de Aguiar
Refeitório com 300 lugares.
Horário de aula respeita a fisiologia do aluno

A instituição trabalha exclusivamente com segmentos: Educação Fundamental II e Ensino Médio, ambos em tempo integral.

Para obter um melhor rendimento do aluno, o Colégio Cívico Militar Tobias de Aguiar adotou um horário diferenciado, que respeita a fisiologia do adolescente: das 09h às 16h -incluindo o almoço no espaçoso refeitório.

Colégio Cívico-Militar Tobias de Aguiar
Auditório da instituição
Reserva de Vagas

Ao contrário das Escolas Militares, que são mantidos pelo Exército e destinadas aos  filhos de militares das Forças Armadas, priorizando o preparo dos alunos para  a carreira militar, o Colégio Cívico Militar Tobias de Aguiar é de livre ingresso para a comunidade estudantil.

O ingresso se dá por meio de uma entrevista, onde o aluno  e seus pais ou responsáveis, são convidados a visitar a  estrutura da instituição e  são apresentados a proposta pedagógica do Tobias de Aguiar.

Já se encontra aberta a Reserva de Vagas para 2022.

d

Serviço:
Colégio Cívico-Militar Tobias de Aguiar
??  11 4637-2000
?  11 96473-3278
?  Rua Maria Cândida 1813 Vila Guilherme – CEP: 02071-013 – São Paulo/SP
?  2ª a 6ª – das 09h às 16h