Início Negócios Vai dar Jacaré: a deliciosa biografia do idealizador do Pavilhão do...

Vai dar Jacaré: a deliciosa biografia do idealizador do Pavilhão do Anhembi

“Um dia Vai dar Jacaré”, proferiu Caio de Alcantara Machado perante as dificuldades que enfrentou para criar as feiras de negócios no Brasil. E é sobre a história da sua vida, que se iniciou no Cartório do pai, virou um renomado radialista, publicitário e o maior promotor de Feiras do Brasil, que trata o livro “Vai dar Jacaré”, de Maria Izabel Moreira Salles – pela Reality Books.

A obra, traz a trajetória do empresário que ajudou na industrialização e internacionalização do comércio brasileiro. Ao longo de sua carreira, os eventos realizados por Caio movimentaram bilhões de reais, geraram milhares de empregos e fizeram com que o Brasil se desenvolvesse economicamente e se tornasse competitivo com outras nações.

Entre os destaques de sua trajetória estão a criação das feiras, a parceria com o ex-presidente Juscelino Kubitschek e sua história como presidente do extinto Instituto Brasileiro do Café – (IBC).  O livro traz também uma série de links de QR Code, onde convida o leitor a viajar no tempo e assistir aos vídeos com depoimentos e reportagens da época.

Caio e o desenvolvimento da Zona Norte

A iniciativa de levantar o Anhembi foi de Caio de Alcântara Machado.  Em 1966, após uma audiência particular com o então prefeito Prestes Maia, Caio falou da intenção de construir um gigantesco Pavilhão de Exposições no terreno de 510.000 m², de propriedade da Prefeitura de São Paulo, nas margens do Rio Tietê. A Prefeitura cederia o terreno em comodato e Caio faria a construção.

No mesmo terreno,  Julio Mesquita (do jornal O Estado de São Paulo) queria levantar uma nova Santa Casa de Misericórdia e  Mario Amato  (da Springer  S.A) queria construir um “Maracanã”.

O empreendimento foi autorizado em  1967, e por meio de  lei municipal cedeu a área às margens do Tietê em comodato por 40 anos à CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, que por sua vez delegou a construção à Alcântara Machado S/A Comércio e Empreendimentos.

Nascia assim o Centro Interamericano de Feiras, cuja pedra fundamental foi lançada em julho de 1968, num espaço de aproximadamente 400.336 m².

O projeto

A construção começou em fevereiro/março e foi até outubro de 1970, com uma duração de aproximadamente 270 dias, com um projeto inicial orçado em  US$ 100.000.000,  de autoria do arquiteto urbanista  Jorge Wilheim.  O Pavilhão é a  maior cobertura do mundo com vão livre.

Comodato cancelado

Em 20 de novembro de 1970, o Pavilhão de Exposições do Anhembi foi inaugurado com a realização do “VII Salão Automóvel”, se consagrando como evento inaugural do Parque Anhembi.

Em 1975, a Prefeitura cancelou o comodato com o CIESP e passou a administrar o local.  Nas  mãos da administração municipal, o Anhembi  praticamente parou no tempo e não se modernizou.

Prêmio Caio

O troféu do Prêmio Caio – considerado o Oscar da indústria  brasileira de eventos, tem o formato de um Jacaré e foi inspirado na frase constantemente dita por Caio.

Depois de escutar de um apostador contumaz do jogo do bicho a expressão “Um dia vai dar jacaré”,  adotou para si a frase e sempre a repetia, quando questionado sobre a lucratividade de algum empreendimento, ele prontamente repetia: “Um dia vai dar jacaré!”

Através dos tempos, dezenas, centenas de quadros e alegorias de jacarés foram se espalhando pelo escritório de Caio de Alcântara Machado, presenteadas por seus amigos e admiradores.

Sobre a autora

Maria Izabel Moreira Salles nasceu em São Paulo, é psicanalista, exercendo sua prática clínica em consultório privado há quase 30 anos, dividindo-se entre o mundo acadêmico e empresarial. Ministra palestras em empresas sobre o tema Identidade e Desenvolvimento Pessoal. Bacharel, Mestre e Doutora em História Social pela USP. Com tamanha bagagem, trafega entre as letras de uma maneira confortável, inteligente, sensível e encanta de forma envolvente quem a lê.

Como comprar

Vendas online pelo site https://www.vaidarjacare.com.br/.

<com apoio de informações: Fundamento Relações Públicas>

d