Home Economia Vai dar Jacaré: a deliciosa biografia do idealizador do Pavilhão do...

Vai dar Jacaré: a deliciosa biografia do idealizador do Pavilhão do Anhembi

Tempo de Leitura: 3 minutos

“Um dia Vai dar Jacaré”, proferiu Caio de Alcantara Machado perante as dificuldades que enfrentou para criar as feiras de negócios no Brasil. E é sobre a história da sua vida, que se iniciou no Cartório do pai, virou um renomado radialista, publicitário e o maior promotor de Feiras do Brasil, que trata o livro “Vai dar Jacaré”, de Maria Izabel Moreira Salles – pela Reality Books.

A obra, traz a trajetória do empresário que ajudou na industrialização e internacionalização do comércio brasileiro. Ao longo de sua carreira, os eventos realizados por Caio movimentaram bilhões de reais, geraram milhares de empregos e fizeram com que o Brasil se desenvolvesse economicamente e se tornasse competitivo com outras nações.

Entre os destaques de sua trajetória estão a criação das feiras, a parceria com o ex-presidente Juscelino Kubitschek e sua história como presidente do extinto Instituto Brasileiro do Café – (IBC).  O livro traz também uma série de links de QR Code, onde convida o leitor a viajar no tempo e assistir aos vídeos com depoimentos e reportagens da época.

Caio e o desenvolvimento da Zona Norte

A iniciativa de levantar o Anhembi foi de Caio de Alcântara Machado.  Em 1966, após uma audiência particular com o então prefeito Prestes Maia, Caio falou da intenção de construir um gigantesco Pavilhão de Exposições no terreno de 510.000 m², de propriedade da Prefeitura de São Paulo, nas margens do Rio Tietê. A Prefeitura cederia o terreno em comodato e Caio faria a construção.

No mesmo terreno,  Julio Mesquita (do jornal O Estado de São Paulo) queria levantar uma nova Santa Casa de Misericórdia e  Mario Amato  (da Springer  S.A) queria construir um “Maracanã”.

O empreendimento foi autorizado em  1967, e por meio de  lei municipal cedeu a área às margens do Tietê em comodato por 40 anos à CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, que por sua vez delegou a construção à Alcântara Machado S/A Comércio e Empreendimentos.

Nascia assim o Centro Interamericano de Feiras, cuja pedra fundamental foi lançada em julho de 1968, num espaço de aproximadamente 400.336 m².

O projeto

A construção começou em fevereiro/março e foi até outubro de 1970, com uma duração de aproximadamente 270 dias, com um projeto inicial orçado em  US$ 100.000.000,  de autoria do arquiteto urbanista  Jorge Wilheim.  O Pavilhão é a  maior cobertura do mundo com vão livre.

Comodato cancelado

Em 20 de novembro de 1970, o Pavilhão de Exposições do Anhembi foi inaugurado com a realização do “VII Salão Automóvel”, se consagrando como evento inaugural do Parque Anhembi.

Em 1975, a Prefeitura cancelou o comodato com o CIESP e passou a administrar o local.  Nas  mãos da administração municipal, o Anhembi  praticamente parou no tempo e não se modernizou.

Prêmio Caio

O troféu do Prêmio Caio – considerado o Oscar da indústria  brasileira de eventos, tem o formato de um Jacaré e foi inspirado na frase constantemente dita por Caio.

Depois de escutar de um apostador contumaz do jogo do bicho a expressão “Um dia vai dar jacaré”,  adotou para si a frase e sempre a repetia, quando questionado sobre a lucratividade de algum empreendimento, ele prontamente repetia: “Um dia vai dar jacaré!”

Através dos tempos, dezenas, centenas de quadros e alegorias de jacarés foram se espalhando pelo escritório de Caio de Alcântara Machado, presenteadas por seus amigos e admiradores.

Sobre a autora

Maria Izabel Moreira Salles nasceu em São Paulo, é psicanalista, exercendo sua prática clínica em consultório privado há quase 30 anos, dividindo-se entre o mundo acadêmico e empresarial. Ministra palestras em empresas sobre o tema Identidade e Desenvolvimento Pessoal. Bacharel, Mestre e Doutora em História Social pela USP. Com tamanha bagagem, trafega entre as letras de uma maneira confortável, inteligente, sensível e encanta de forma envolvente quem a lê.

Como comprar

Vendas online pelo site https://www.vaidarjacare.com.br/.

<com apoio de informações: Fundamento Relações Públicas>

d