Home Cultura “O Mundo Depois de Nós” leva o leitor a uma situação de...

“O Mundo Depois de Nós” leva o leitor a uma situação de reflexões éticas e morais

Tempo de Leitura: 4 minutos

leitor

da Redação DiárioZonaNorte

Uma história que parece ter sido feita sob medida para o nosso tempo “-          << The Times >>

O romance “O Mundo Depois de Nós” (“Leave the World Behind”) cativa desde a primeira página, mergulhando os leitores em um enredo intrigante que entrelaça duas famílias desconhecidas em um fim de semana de incertezas.

A narrativa acompanha a família Sandford, em busca de um merecido descanso em uma ilha durante as férias nos Estados Unidos, ansiando por qualidade de tempo junto aos filhos e desfrutando de uma propriedade luxuosa, que foi alugada.

Entretanto, o sossego é interrompido pela chegada inesperada de uma segunda família, alegando serem os verdadeiros donos da casa e trazendo consigo notícias alarmantes sobre um apagão provocado por um ataque cibernético de larga escala na cidade de Nova York.

O clima de pânico e a falta de informações verificáveis instauram a dúvida e a necessidade de confiança mútua entre os dois casais. A ausência de comunicação externa, sem TV, internet ou telefone, intensifica a incerteza sobre o que de fato ocorreu na cidade.

Surge a questão crucial: é seguro permanecer na casa de férias, isolada da civilização, diante do caos que assola Nova York? E mais crucial ainda: estão seguros uns com os outros? O que pode acontecer com eles?

leitor

O que está por trás

O autor do livro,  Rumaan Alam, habilmente tece uma trama futurista, plausível e provocativa, envolvendo os leitores em questionamentos profundos sobre raça, a busca insaciável da classe média por conforto e riqueza, além da reflexão sobre identidade pessoal e comportamento ético frente à sobrevivência.

A perspicácia do autor ao explorar esses temas sensíveis, aliada à narrativa envolvente, faz com que os leitores mergulhem nas complexidades das relações humanas e confrontem suas próprias convicções éticas e morais diante de situações extremas.

Aqui estão alguns trechos que capturam a essência emocional e intrigante do livro:

Era isso que ele queria. Foi isso que ele pediu, mesmo que só tenha pedido em seu coração, como um segredo, a um Deus em quem ele nem tinha certeza se acreditava´´==  Este trecho mergulha na perspectiva íntima de um personagem, revelando seus desejos mais profundos e suas incertezas.

Ele não achava que ela estava mentindo. Ele não achava que ela estava dizendo a verdade. Era difícil saber em que acreditar.” ==  Este fragmento retrata a atmosfera de incerteza que permeia o enredo, onde a verdade se torna nebulosa, deixando os personagens e os leitores em dúvida sobre o que é real.

Tudo ficaria bem no final. Se não estivesse tudo bem, não seria o fim.” ==  Uma reflexão reconfortante que ressoa a ideia de que a resolução pode não ser imediata, mas ainda há esperança.

Eles não sabiam, então ficaram preocupados. Eles não sabiam, então tinham que estar prontos para qualquer coisa.” ==  Esta passagem destaca a angústia e a necessidade de estar preparado para o desconhecido, refletindo a ansiedade dos personagens diante da incerteza.

´´Ela olhou para sua família e queria mais do que tudo ter certeza de que eles estavam bem, que ficariam bem. Mas ela não tinha ideia de como fazer isso. Nenhum mesmo.” == Expressa o sentimento de impotência diante de situações fora do controle, um anseio desesperado por garantir a segurança daqueles que amamos.

Estes trechos são apenas um vislumbre do poder emocional e da tensão que permeiam a narrativa do livro, oferecendo uma visão sobre as complexidades psicológicas dos personagens e a atmosfera de suspense e incerteza que caracteriza a narrativa.

leitor
Filme da Netflix, com Julia Roberts e Mahershala Ali

O livro vira filme

Essa obra, com retrospectiva de sucesso, publicado pela Editora Intrínseca,  teve os direitos editorias para adaptação em vídeo adquiridos pela Netflix, com Julia Roberts e Mahershala Ali confirmados no elenco, antes mesmo do lançamento da edição norte-americana nas livrarias.


Confira abaixo o trailer do filme  da adaptação do livro:


A visão e produção do escritor

O escritor e jornalista Rumaan Alam, renomado por contribuições em veículos como The New Yorker, The New York Review of Books, Bookforum, The New York Times, New York Magazine e The New Republic, já consolidou seu nome com obras anteriores como “Rich and Pretty” e “That Kind of Mother”. Sua expertise literária aliada à experiência no debate de temas sociais e humanos é evidente em “O Mundo Depois de Nós”, obra que alcançou a posição de finalista no National Book Awards e no Orwell Prize.

Com uma escrita apurada e um olhar crítico para nuances sociais, Rumaan Alam transporta os leitores para um mundo fictício, porém plausível, desafiando-os a refletir sobre dilemas éticos e morais em meio a uma trama repleta de suspense e inquietação.

“O Mundo Depois de Nós” não apenas entretém, mas também provoca reflexões profundas sobre a natureza humana e os desafios éticos que enfrentamos em tempos de crise, garantindo uma leitura envolvente e instigante até a última página. Vale a pena buscar um exemplar para os momentos das férias e de descanso — sem atropelos cibernéticos.


Leia um trecho com os primeiros capítulos do livro: clique aqui


O Mundo Depois de Nós – < Leave the World Behind >


<<Com apoio de informações/fonte: Editora Intrínseca-Imprensa/Divulgação – Leonardo Figueiredo >>

leitor leitor leitor leitor leitor leitor