Home Cotidiano TRE-SP divulga primeira lista com os nomes de candidatos. Comece a analisar...

TRE-SP divulga primeira lista com os nomes de candidatos. Comece a analisar o seu voto

Tempo de Leitura: 4 minutos
candidatos

 

da Redação DiárioZonaNorte

  • Partidos e candidatos podem oferecer impugnação em cinco dias
  • Confira a primeira lista com candidatos
  • Verifique se o local para votação será o mesmo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) divulgaram a primeira listagem dos candidatos à Eleições 2002, em outubro. E finaliza o recebimento dos requerimentos, que devem ser apresentados à Justiça Eleitoral via internet ou presencialmente nesta 2ª feira (15/08/2022).  Após o processamento pelo TRE-SP, eles seguem para a publicação e eventual contestação. A maioria dos requerimentos sofrem ainda o processo de análise e julgamento.

A partir da publicação do edital no Diário de Justiça Eletrônico, qualquer candidato ou candidata, partido político, federação, coligação partidária ou o Ministério Público podem impugnar, ou seja, contestar, no prazo de cinco dias, os pedidos de registro de candidatura. A legislação autoriza também que qualquer cidadão ou cidadã apresente notícia de inelegibilidade.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou os pedidos de candidaturas somadas pelo país: Presidente (12), Vice-Presidente (12), Governador (193), Senador (203), 1º Suplente (204), 2º Suplente (204), Deputado Federal (9.358), Deputado Estadual (14.753) e Deputado Distrital (562).

Em São Paulo, até o momento, o total de candidatos na primeira listagem: Governador (10), Vice-governador (10), Senador (11), 1º Suplente (11), 2º Suplente (11), Deputado Federal (1364) e Deputado Estadual (1862).

candidatos

Quem são os candidatos em São Paulo

Nesta primeira lista com as candidaturas e contas eleitorais está separada por regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Nestas regiões com as divisões por estados concentram-se os candidatos de governador, senador, deputado estadual e federal. No item Brasil, somente os 12 candidatos à Presidência da República.

Em todos os itens, as informações são detalhadas com  todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral e sobre as suas contas eleitorais e as dos partidos políticos. Ainda haverá uma segunda lista de complemento, já que o prazo para as candidaturas termina nesta 2ª feira (15/08/2022).

As informações relativas aos pedidos de registro de candidatura recebidos pela Justiça Eleitoral estão disponíveis no site “Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais” ( clique aqui),  com a relação inicial de todos os candidatos. No caso de São Paulo, entrar na região Sudeste. Aparece um quadro com os cargos e o total de candidatos, que deve ser clicado na escolha de interesse.

No caso de escolha para deputado estadual aparece a página dos candidatos: nome na urna (em ordem alfabética), nome completo, número de registro, situação (aguardando julgamento), sigla do partido e partido/federação/coligação. O politico em atuação e quer continuar como deputado federal ou estadual, aparece no lado direito “reeleição” em verde.

Ao clicar em cima do nome registrado (que vai aparecer oficialmente nas urnas), que está assinalado na cor azul, aparece a página com o nome do candidato, foto e número de registro. E é oferecido os dados do candidato, lista de bens declarados, eleições anteriores e outros dados. Inclusive há informações de e-mails e mídias sociais do candidato, sendo o mais importante o site.

Os eleitores da Zona Norte

Já é possível verificar nesta primeira listagem de onde são e o que podem fazer os candidatos em favor da Zona Norte. Ou ainda o que fizeram os políticos que pedem reeleição e que teve de apoio em ações na Zona Norte. Nos sites dos candidatos é possível descobrir  essas informações ou mesmo checar por outro meio.

Um candidato de uma cidade do interior, ou mesmo municípios próximos (exemplos: Guarulhos, Mairiporã, Atibaia, Osasco e outros), não devem destinar nada  e nem será representante da Zona Norte. Os moradores da Zona Norte devem procurar qual o candidato que mora e pode fazer pela região — mesmo porque será cobrado.

Cuidado com os “forasteiros” que estarão passeando pela Zona Norte, pedindo votos,  mas nada farão de apoio. Nem mesmo destinarão emendas parlamentares para a melhor qualidade de vida dos moradores da região.

Onde votar em São Paulo

Antes de tudo, o eleitor ou eleitora deve conferir onde fica a sua seção eleitoral, isto é, onde fica a urna em que deverá votar. O endereço pode ser consultado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) clique aqui

Leia matéria: “Eleições 2022: veja o que pode ou não no dia da votação. Fique atento às proibições” — clique aqui

 

Mais informações sobre as eleições: clique aqui


Serviço
  • Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo – R. Francisca Miquelina, 123-B.Vista
  • Telefone: (11) 3130 2000
  • Horário de funcionamento – Secretaria – Protocolo: 2ª a 6ª feira, das 12 às 17hs
  • Zonas Eleitorais: horários de cada Zona Eleitoral — clique aqui 
  • Central de Atendimento – Telefônico ao Eleitor – 148* – Não realiza agendamento – *Custo de ligação local para todo o Estado

<<Com apoio de informações/fonte: TSE/TRE-SP >>

 

d