Home Bem Estar O perigo da trombose nos homens. Saiba mais sobre os diagnósticos...

O perigo da trombose nos homens. Saiba mais sobre os diagnósticos e tratamentos

Tempo de Leitura: 4 minutos

trombose

  • A doença pode levar aos infartos e os acidentes vasculares isquêmicos cerebrais (AVC)
  • Viagens longas ou locais por muito tempo sem movimentação podem ocasionar a trombose

A trombose é uma doença considerada bastante comum, porém grave. Trata-se da formação de coágulos do sangue nas veias ou artérias. Estes coágulos são também conhecidos como trombos. Normalmente, a trombose venosa ocorre pela formação de coágulos nas veias internas das pernas, o que chamamos de trombose venosa profunda (TVP).

Mas as complicações podem se espalhar para o restante do corpo, podendo ser fatal, como na situação em que o trombo vai parar no pulmão e causa uma embolia pulmonar (EP). O termo “tromboembolismo venoso”, referido pela sigla “TEV”, é usado para definir a presença de uma trombose venosa profunda (TVP) e/ou embolia pulmonar (EP), já que ambas decorrem da formação de um trombo nas veias.

Por sua vez, as tromboses arteriais em geral se formam nos próprios órgãos, e têm consequências ainda mais dramáticas, como os infartos e os acidentes vasculares isquêmicos cerebrais (AVC), popularmente conhecidos como “derrames”. Por isso, para preservar a vida da pessoa com trombose, seja homem ou mulher, o tratamento precisa ser iniciado o quanto antes.

Para explicar o que é a trombose, os seus tipos, prevenção, diagnóstico e tratamento, em especial para indivíduos do sexo masculino, notadamente mais resistentes às visitas e exames médicos, o Erich de Paula, médico hematologista, professor associado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (Unicamp) e membro da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH), responde sobre a doença.

     1.  O que é trombose?

Trombose pode ser definida como uma obstrução de um vaso sanguíneo por um coágulo. Ela pode ser arterial, quando acontece nas artérias que levam o sangue do coração aos tecidos e órgãos, ou venosa, quando ocorre nas veias que trazem o sangue dos tecidos para o coração. Na arterial, há uma maior gravidade, pois interrompe a oxigenação para o tecido, como no caso de um infarto ou derrame (AVC). Já na venosa, a obstrução está mais relacionada à obstrução do retorno venoso, ao inchaço que fica nesse local e à possibilidade de que um pedaço desse coágulo se desprenda da veia e possa causar embolia pulmonar. Isso porque antes de retornar ao coração, o sangue passa por um filtro muito importante que é o pulmão.

     2. Como é feito o diagnóstico do tromboembolismo venoso?

Primeiramente, faz-se a suspeita diagnóstica pela apresentação clínica, isto é, um inchaço, dor ou vermelhidão. Após, é pedido um exame de imagem, pois há necessidade de averiguar onde está o trombo, isto é, o coágulo de sangue. Se for na perna, um ultrassom; se for no pulmão (embolia pulmonar), tomografia; e se for no fígado, em geral, ultrassom ou tomografia.

trombose

      3. A partir de qual idade é mais frequente a trombose em homens? Por quê?

Dos 50 anos aos 69 anos, a trombose venosa, ou tromboembolismo venoso, passa a ser mais frequente em homens, e ainda não se sabe o porquê de acometer mais pessoas do sexo masculino nesta faixa etária. E depois dos 70 anos, os registros de trombose são parecidos entre homens e mulheres. Outro fato importante é que se uma pessoa que já teve um tromboembolismo venoso (TEV) for do sexo masculino, sua chance de recorrência (isto é, de uma nova trombose) é mais alta, e isso ocorre em todas as faixas etárias.

      4. Quais os sintomas da trombose venosa em homens?

Os sintomas da trombose venosa em homens são os mesmos que nas mulheres. Se for na perna, há inchaço unilateral e assimétrico, isto é, uma das pernas fica mais volumosa que a outra. A perna também pode ficar mais quente e vermelha, podendo surgir varizes. Estes são sintomas, portanto, de trombose venosa profunda (TVP) de perna. Já os sintomas de embolia pulmonar são dor no peito, falta de ar e, em raros casos, é preciso frisar, tosse e expectoração de sangue.

     5.  O que os homens deveriam fazer para se precaver contra uma futura trombose venosa?

Para quem nunca teve trombose venosa, e isso é válido para homens e mulheres, antes de mais nada é preciso conhecer os fatores de risco. Saber que quando se é internado em um hospital ou após longas viagens há um aumento da chance de ter a doença. Isto também ocorre em indivíduos com câncer.

       6. Há tratamentos específicos para trombose venosa em homens?

Os tratamentos são iguais para homens e mulheres. O que muda apenas é que quando estratificamos o risco para definir a duração do tratamento, o fato de paciente ser do sexo masculino é considerado um fator de risco para uma segunda trombose. Isto não quer dizer que todo homem que apresentou um TEV deve usar anticoagulante por mais tempo, mas com certeza este é um fator de risco que levamos em conta.

No dia 13 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Trombose, que tem como objetivo aumentar a consciência sobre a trombose entre profissionais da saúde, pacientes e entidades do governo e do terceiro setor. Para saber mais, acesse o site da SBTH: https://www.sbth.org.br/


<Com apoio de informações/fonte:  XCOM Agência de Comunicação / Milton Rizzato >

 

d