21.4 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024
Home Bem Estar SUS e Prefeitura fornecem gratuitamente canetas de insulina para diabéticos

SUS e Prefeitura fornecem gratuitamente canetas de insulina para diabéticos

canetas de insulina
Tempo de Leitura: 2 minutos
canetas de insulina

  • Material é fundamental no tratamento da doença.
  • É fácil de ser utilizado e oferece comodidade e precisão na aplicação
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, na capital, diagnóstico e tratamento para pacientes com diabetes, síndrome metabólica causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina (hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo), resultando no aumento do açúcar no sangue.

As canetas de insulina humana NPH e Regular para o tratamento do diabetes são fornecidas gratuitamente desde 2019 nas farmácias das unidades de saúde do município. Além de acessíveis, são muito fáceis de serem utilizadas e oferecem maior comodidade e precisão na aplicação. Um comparativo: em redes de farmácias, a unidade da caneta de insulina tem o custo de R$110 a R$200,00.

Quem deseja receber as canetas na rede SUS precisa se enquadrar nos critérios abaixo:

• Pacientes com Diabetes Mellitus do tipo 1, independentemente da faixa etária;
• Pacientes com Diabetes Mellitus do tipo 2 na faixa etária menor ou igual a 19 anos;
• Pacientes com Diabetes Mellitus do tipo 2 na faixa etária maior ou igual a 50 anos;
• Pacientes com Diabetes Mellitus do tipo 2 grávidas ou puérperas, independentemente da faixa etária;
• Pacientes com Diabetes Mellitus do tipo 2 que apresentem limitações de membros superiores que impossibilitem o preparo e uso da insulina frasco, independentemente da faixa etária;
• Pacientes com Diabetes Mellitus do tipo 2 em pacientes com prejuízo na acuidade visual que impossibilite o preparo e uso da insulina frasco, independentemente da faixa etária;
• Pacientes com Diabetes Mellitus do tipo 2 em pacientes com dificuldades de preparo da insulina frasco no ambiente de trabalho, independentemente da faixa etária, conforme avaliação da equipe de saúde.


Clique abaixo para assistir ao vídeo explicativo para uso da caneta de insulina:


Tratamentos

O tipo 1 de diabetes ocorre com o aumento da taxa de glicose no sangue, por conta da falta de produção de insulina pelo pâncreas. O tratamento é feito por meio de aplicação diária de insulina, além da recomendação de praticar atividades físicas regularmente e ter uma alimentação adequada.

Quando há o aumento da taxa de glicose no sangue, decorrente de uma resistência do organismo à ação da insulina ocorre o tipo 2, mais comum. O tratamento inclui medicamentos orais, podendo ser necessário também, após um tempo, o uso de insulina. Fazer atividades físicas e ter uma alimentação adequada são recomendações importantes, assim como no tipo 1.

Para obter mais informações e receber a orientação adequada sobre o fornecimento do material, procure a unidade mais próxima de sua residência com ajuda da ferramenta Busca Saúde clique aqui .


<<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação-Secom/PMSP>>

d