Home Destaque Sicredi e Smurfs juntos na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sicredi e Smurfs juntos na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Equipe da Agência Vila Maria - Zona Norte de São Paulo, durante o lançamento do projeto.
Tempo de Leitura: 7 minutos

smurfs

da Redação DiárioZonaNorte

  • Instituição financeira cooperativa reforça, juntamente com os Smurfs, embaixadores da Agenda 2030 e dos ODS, a importância de pequenas ações que podem gerar grande impacto positivo para uma sociedade mais justa e próspera

O Sicredi é signatário desde 2020 do Pacto Global, maior iniciativa empresarial de sustentabilidade do mundo, onde os participantes se comprometem a alinhar suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Voluntária, ela conta com mais de 16 mil membros, entre empresas e organizações, distribuídos em 69 redes locais, que abrangem 160 países.smurfsOs integrantes do Pacto Global também assumem a responsabilidade de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda de desenvolvimento sustentável construída a partir das bases estabelecidas pelos ODM (Objetivos do Mile?nio), assegurando os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustic?a, alcanc?ar a igualdade de ge?nero e o empoderamento de mulheres e meninas,  bem como enfrentar outros desafios de nossos tempos.

O Sicredi – primeira instituição financeira cooperativa do Brasil – contribui no desenvolvimento de  13 dos 17 ODS, impactando a vida de mais de 5 milhões de pessoas.smurfs

Na contra-mão do retrocesso

Se, no Brasil, a pandemia do Covid-19 –  a maior crise sanitária do planeta – causou um retrocesso celerado no acrônimo ODS, de acordo com a 5ª Edição do Relatório Luz da Sociedade Civil – Edição 2021,  no  Sicredi ele  ganhou impulso.

E, para dar visibilidade e  promover as metas propostas pelo documento da ONU entre os brasileiros, a Sicredi se juntou aos Smurfs – as adoráveis criaturinhas azuis criadas em 1958 pelo cartunista belga Peyo e embaixadores da Agenda 2030 e dos ODS. 

Evento online

O  presidente Jaime Basso – da Sicredi Vale do Piquiri Abcd Paraná/SP,  anunciou a parceira, em um evento online na última 6ª feira (17/09/2021), reunindo  associados, colaboradores nas agências da área de atuação da cooperativa, Sede Central em Palotina. – no Paraná e no Escritório Regional na Avenida Paulista, em São Paulo, além de jornalistas.   O DiárioZonaNorte acompanhou o lançamento na agência do Sicredi na Vila Maria – Zona Norte da cidade de São Paulo.

Claudia Bonatti (Gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo na Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR)

A transmissão contou ainda com a participações ao vivo  de Cláudia Bonatti –  Gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo na Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR, que  falou sobre a evolução do tema sustentabilidade na cooperativa entre o ano de 2010 (quando entrou em pauta) e 2021.

Por meio de vídeos preparados exclusivamente para o lançamento do projeto, registramos as participações de Carlos Pereira –  diretor executivo do Pacto Global no Brasil, de Philippe Glorieux, chefe de marketing na Communications & Family Entertainment, da IMPS e Fabienne Gilles –  head de produtos para o consumidor e desenvolvimento de negócios da IMPS

O projeto

No acordo firmado a empresa belga IMPS (detentora dos direitos dos Smurfs), por meio da brasileira Vertical Licensing, está o lançamento do site Sicredi e Smurfs  desenvolvido para o projeto e com um rico conteúdo sobre os ODS e a produção de vídeos protagonizados pelos Smurfs, trazendo imagens reais de iniciativas do Sicredi que estão contribuindo com os ODS.

Os vídeos serão disponibilizados tanto no site oficial do projeto quanto nas redes sociais da Sicredi Vale do Piquiri Abcd Pr/SP e das 31 cooperativas de crédito do Sicredi que atuam nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, além dos  oficiais do Sistema Sicredi.

Círculo Virtuoso do Cooperativismo

Em 2020, o Fórum Econômico Mundial lançou a chamada “economia dos stakeholders”, onde as empresas devem trabalhar não só para ter o lucro do acionista e atender as demandas dos clientes e consumidores, mas também para entregar valor aos outros públicos de relacionamento, como fornecedores, os empregados, a comunidade no entorno,  o governo e a sociedade.

smurfs

A grande descoberta do Fórum Econômico Mundial nada mais é do quê o Círculo Virtuoso do Cooperativismo. Como explica o presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Jaime Basso, “com a pandemia as organizações foram forçadas a olhar além de seus muros. O Cooperativismo tem esse olhar em sua essência.  É o Círculo Virtuoso do Cooperativismo, onde os recursos da área de atuação da Cooperativa permanecem nela, gerando renda e crescimento sustentável. O impacto é sentido por meio da geração de empregos, produtos e serviços”.

DNA e o Pacto Global

Sobre a parceria com os Smurfs, Jaime Basso, lembra que ela também pretende inspirar associados e a comunidade, ao demonstrar que pequenas ações podem trazer grandes resultados.  Esse benefício pode ser sentido por toda a comunidade como um ciclo virtuoso. “Essa iniciativa vem para reforçar o que o Sicredi vem fazendo para construir uma sociedade mais próspera. Queremos mostrar, de forma lúdica, como os objetivos sustentáveis podem atuar em prol de mundo melhor”.

Michael Oliveira ( Gerente da Agência Vila Maria)
Os Smurfs invadem o Sicredi

Os colaboradores comemoraram a nova parceria. Michael de Oliveira, gerente há 17 dias na agência da Vila Maria e anteriormente na agência  São Caetano, no ABC, veio para somar com a equipe, “estamos conseguindo nosso espaço e agregando e crescendo aqui na agência”. Quanto à nova campanha do Sicredi, Michael salienta “que a cooperativa está buscando mais a participação na comunidade, com os Smurfs, que representam os princípios dos ODS e da sustentabilidade”.

Aline Silva de Brito (gerente administrativa/ financeira), Thamara Ferreira Maia (Gerente PJ), Victor Marcato da Silva (Gerente PJ), Deivid Viana dos Santos (Gerente PJ), Ivan Rodrigo de Medeiros Mangabeira (Gerente PF), Marilia dos Santos Souza (Caixa), Michael Oliveira (Gerente de Agência), Maria Aparecida Cintra (copeira) e Matheus Ferreira (Segurança)
Alguns ODS na prática

A Sicredi tem democratizado o acesso aos serviços financeiros, especialmente em pequenos municípios, sendo a única opção em mais de 200 localidades do país. Esse impacto positivo, que atende aos ODS 1 e 8  (que tratam da erradicação da pobreza e  do trabalho decente e crescimento econômico), também foi demonstrado em pesquisa divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Segundo o levantamento, o cooperativismo de crédito incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios onde atua em 5,6%, ao criar 6,2% mais vagas de trabalho formal.

smurfs

Já o Programa A União Faz a Vida (PUFV), principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, que propõe há mais de duas décadas, a utilização de pedagogias ativas e uma metodologia de projetos para a educação integral de crianças e adolescentes é conectado ao Conectada ao ODS 4 e 17, que abordam a educação de qualidade e parcerias e meios de implementação. O PUFV nacionalmente já impactou mais de 150 mil crianças e adolescentes.

Alinhadas aos ODS 4 e 8, estão as ações de educação financeira oferecidas pela cooperativa por meio de oficinas voltadas a crianças, jovens e adultos da comunidade, como o projeto “Cooperação Na Ponta do Lápis“, que leva educação financeira às comunidades onde a Cooperativa atua, por meio do voluntariado de seus colaboradores.

A igualdade de gênero e a redução das desigualdades, propostas nos ODS 5 e 10 , também tem mobilizado a atuação do Sicredi. O apoio e a capacitação às lideranças femininas facilitaram a formação do Comitê Mulher, e o resultado desse trabalho está refletido no aumento de mulheres eleitas como coordenadoras de núcleo e conselheiras nas cooperativas.  Lembramos também que o Comitê Mulher realiza ações de saúde e bem estar, voltadas as comunidades onde a Cooperativa atua, atendendo a ODS 3

A ODS 7 (energia limpa) é contemplada pela ampla oferta de financiamento para sistemas de energia solar.  Hoje, o número de projetos financiados pela cooperativa, seriam suficientes para fornecer energia para uma cidade de 100 mil habitantes.

Além disso, na questão ambiental, o Sicredi já compensou mais de 27 mil toneladas de gases de efeito estufa (GEE) lançados entre 2015 e 2019 pelas operações das agências nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A iniciativa é realizada a partir de inventário realizado com a metodologia internacional GHG Protocol e contempla a ODS 13.

Sobre a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das 108 cooperativas do Sicredi, conta com 32 anos de história, mais de 170 mil associados e 96 espaços de atendimento. A área de atuação da cooperativa abrange 43 cidades no estado do Paraná e 8 cidades no estado de São Paulo, incluindo a capital paulista e cidades vizinhas do grande ABCD (www.sicredi.com.br/coop/vale-piquiri/).

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

d