Home Destaque Vô Ed, um senhor que completa 82 anos participando da história da...

Vô Ed, um senhor que completa 82 anos participando da história da Villa Guilherme

Vô Ed
Tempo de Leitura: 2 minutos

 Vô Ed

  • Uma pequena homenagem ao valor do Vô Ed que comemora seus 82 anos com a Villa Guilherme no coração.

É como entrar em uma máquina do tempo e voltar a algumas décadas. Em detalhes, passear pelas ruas e avenidas da Villa Guilherme da Zona Norte na cidade de São Paulo. Como era a Avenida Guilherme, a Joaquina Ramanlho, ou a Rua Maria Cândida… e tantas outras.

Em cada esquina, em cada canto, uma pouco da história dos 109 anos do bairro da Zona Norte, completados no último 12 de setembro. Em cada ponto, enxergar as velhas imagens dos casarios que foram colocados no chão… e viraram os prédios de hoje em dia.

Frente a frente, um senhor de 82 anos  de histórias que se completam nesta 6ª. feira (24 de setembro). Edgard Martins, que passou a ser conhecido carinhosamente como Vô Ed, nascido e crescido na Villa Guilherme. Nunca saiu do ambiente onde cresceu e aprendeu a amar o bairro de sua vida! Lembrar da infância e dos colegas do Grupo Escolar Afrânio Peixoto (hoje o Centro de Cultura Vila Guilherme-“Casarão”).

Vila Guilherme na palma da mão

Ele conhece a Villa Guilherme como na palma da mão! Um senhor aposentado pelo INSS e que não esconde ter o Mal de Parkinson e, muito pelo contrário, procura conhecer mais sobre o que convive diariamente, não deixar de aprender e ensinar àqueles que precisam. “Só tenho limitações e vou seguindo o meu rumo”, concorda ele.

Ele ama a vida junto com sua eterna esposa Fátima e seus filhos Marcelo, Mônica e Fabiana, agregando hoje os netos Matheus, Antonio, Francisco e a Marcellinha. E multiplica-se ao ser um Vô Ed de todos!

E sabe mostrar o que a vida ensina ao “ter uma criança adormecida em meus braços, é um dos momentos mais pacíficos do mundo” e, ao mesmo tempo, “aprendi que não importa quanta seriedade a vida exija, cada um de nós precisa de um amigo brincalhão para se divertir junto”.

Tudo isto é um pouco do experiente ser humano que se encarna na figura do Vô Ed, um apaixonado pela vida e família. E no mundo exterior ao ambiente onde vive, onde sempre procurou a melhor qualidade vida para todos. E tem consciência do que somos ao refletir que é “humano e capaz de errar como todos… e não tenho a pretensão de ser perfeito”.

No mesmo mês do nascimento da Villa Guilherme, nas mãos do Sr. Guilherme Praun da Silva — com 12 anos de diferença no mês e  27 anos da fundação do bairro —, o Vô Ed começou a colecionar histórias junto com seus familiares. Hoje, nos seus 82 anos, ele se transformou nas histórias de muita gente que viveu ou marcou o bairro.

Parabéns, Vô Ed, a figura do Sr. Edgard Martins!!! São 82 anos de muitas felicidades e os moradores da Villa Guilherme agradecem por tudo que fêz e faz em benefício de sua cidadania, mesmo dividindo o  coração corinthiano.


  • Leia mais sobre o Vô Ed no artigo publicado no site “São Paulo, Minha Cidade”  da SP Turis da Prefeitura da Cidade de São Paulo, onde faz uma viagem pela Villa Guilherme de hoje e do passado – clique no link:  https://is.gd/TNNIM1
  • Leia a reportagem do aniversário de 109 anos da Villa Guilherme – clique no link: https://is.gd/TGpclg

<< Fotos do Acervo do Vô Ed – Edgard Martins >>

Álgum de família – Clique na foto abaixo para ampliá-la.