da Redação DiárioZonaNorte ==

Agora é oficial.O panetone virou sobremesa. Recheios fartos, saborosos… Muito  chocolate, doce de leite, goiabada, damascos, avelãs…   Sabores como Petit Gateau, creme de avelã, paçoca,  cranberry, pão de mel, camafeu,  brigadeiro, Prestígio…. Até o  icônico Rede Velvet, o bolo queridinho dos americanos, se transformou em panetone.

A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados ABIMAPI  promoveu na última 3ª feira (18/09/2018) o  Salão do Panetone 2018.  O evento reuniu mais de 300 pessoas, entre jornalistas e influenciadores digitais, que tiveram a oportunidade de conhecer antecipadamente  o que há de mais novo em sabor, texturas, recheios e coberturas, além das embalagens dos principais lançamentos que serão comercializados no mercado nacional a partir deste mês.

Por meio do Projeto Imagem, realizado em parceria com a Apex-Brasil, também participaram oito formadores de opinião estrangeiros, dentre os quais jornalistas, blogueiros, cronistas, etc, vindos do Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Estados Unidos, para cobertura internacional.

Realizado no Pavilhão de Eventos do Maksoud  Plaza Hotel,  em São Paulo, foi a primeira edição do evento que reuniu os dez maiores fabricantes brasileiros (em ordem alfabética):   ArcorFlorioNestlé,  Ofner, Panco, Parati, Romanato, Santa Edwiges, Siena Alimentos e Village. A Pandurata (fabricante das marcas  Bauducco,  Visconti e Tommy ) não participou.

O Salão do Panetone foi um evento muito bem organizado e dinâmico. De acordo com Cláudio Zanão, presidente da ABIMAPI, o salão foi estruturado para que os associados da ABIMAPI pudessem divulgar suas empresas, marcas e produtos para a mídia especializada, além de ser uma preciosa  fonte de informações sobre o que está acontecendo no mercado.

“Reunimos as principais marcas do setor para apresentar este produto sazonal, que desperta a memória afetiva das festas de fim de ano. A indústria inova com sabores diferenciados e embalagens personalizadas, tornando o panetone um alimento especial não só para as ceias, mas uma excelente opção de presente”, disse o executivo.

As receitas especiais === Na primeira parte, os convidados acompanharam  um “cooking show” com a talentosa  confeiteira Beca Milano. Ela integra o time de especialistas do programa Fábrica de Casamentos e é  jurada do Bake Off Brasil (ambos transmitidos pelo SBT e pelo canal a cabo Discovery Home & Health).  Beca mostrou toda a versatilidade do panetone em duas receitas que transformam o produto em sobremesa: um brigadeiro de panetone e um  incrível naked cake de panetone com ganache de chocolate ao leite, ganache de chocolate meio amargo, geleia de morango e frutas vermelhas.  Veja o vídeo com a receita do  naked cake:

Hábitos e consumo === A segunda parte do evento contou com  a participação Giovanna Fischer – líder de Marketing & Training da Kantar WorldPanel, que apresentou os dados de uma pesquisa sobre sobre hábitos de consumo do produto.

De acordo com a pesquisa, o panetone está presente em 53% dos lares brasileiros. Seja nas versões frutas cristalizadas, gotas de chocolate ou recheados, o panetone foi  consumido por 29 milhões de famílias,entre novembro de 2017 e janeiro de 2018.  Em faturamento, a categoria movimentou R$ 600 milhões neste período, com um volume de vendas de 39 mil toneladas – 13% a mais que o mesmo período entre 2016 e 2017.

Foram analisadas para o estudo sete macrorregiões segmentadas: a Grande São Paulo  é responsável pelo maior consumo deste alimento no Brasil (22%) – cerca de 8,4 mil toneladas. Em seguida aparecem Norte e Nordeste (18%), Sul (16%), Interior de São Paulo (15%), Leste e interior do Rio de Janeiro (13%), Grande Rio de Janeiro (9%) e, por fim, Centro-Oeste (8%).

Os panetones tradicionais, de frutas e gotas de chocolate, representaram 78,2% das vendas, enquanto que os recheados e sem frutas corresponderam a 17,4% e 4,4%, respectivamente. Ainda de acordo com a Kantar, dezembro foi o mês de maior penetração da categoria e 21,4% dos domicílios foram presenteados com o produto no Natal de 2017. A pesquisa também apontou que o volume de panetones se concentra em lares com pessoas mais maduras (mais de 40 anos), famílias pequenas (uma ou duas pessoas) e de classes altas (A e B).

As empresas que participaram do evento estimaram aumento de vendas de até 30%. Já os preços dos panetones virão com aumento entre 2% e 5% este ano, resultado direto da alta do trigo que  é comercializado em dólar.

Arcor ==  O grande destaque  fica por conta do Panettone de Petit Gateau (530g).  Com fermentação 100% natural,  massa de chocolate e recheio de Petit Gateau, passa a integrar a linha Premium de Recheados Arcor.  Uma sugestão de consumo é aquecer a fatia no micro-ondas por 15 segundos e servi-lo com sorvete, por exemplo.

O Panettone de Paçoca Amor (530g), volta com uma nova receita, ainda mais elaborada. O produto chega com um delicioso recheio cremoso e o sabor marcante de amendoim. Outros cinco sabores completam a linha Premium de Recheados Arcor: chocolate, trufado, brigadeiro gourmet, sonho e sonho doce de leite.

Florio == A frente da empresa, o engenheiro Vincenzo Florio. Por muito tempo, o italiano foi responsável pela fabricação de máquinas para indústrias de panificação.  Em 1992,  que começou com uma pequena fábrica em Embu das Artes com a proposta de produzir alimentos de qualidade na área de panificação e confeitaria, utilizando receitas tradicionais do sul da Itália. O Panettone Flório é preparado em três versões: Panettone de Frutas, passas e damasco; Panettone de Chocolate e Panettone Integral de Chocolate Meio Amargo.   Todos em embalagem de um quilo e uma exclusiva cobertura de amêndoas. A embalagem é charmosa, no formato de sacola, ideal para presentes.

Nestlé ==  A novidade é a linha de Frutas Especiais com dois produtos: cranberry e chocolate meio amargo,  e  damasco, amêndoas e chocolate meio amargo.  De olho no filão criado pela Casa Bauducco, que vende fatias de panetone aquecidas durante todo o ano, a Nestlé criou a linha Sobremesa Especial: panetones recheados para serem consumidos quentes.  São eles: o Alpino Sobremesa Especial e o Moça Sobremesa Especial (sabor doce de leite).  Eles podem ser vendidos fracionados nas cafeterias ou no lar e harmonizam com  sorvetes ou uma xícara de chá ou cappuccino.

Ofner ==  Há 65 anos, a  Ofner é a confeitaria queridinha dos paulistas. A empresa apresenta 22 opções de panettones. O chef Marco Antônio Troli, que é o responsável pela curadoria e as inovações da linha de panettones da Ofner há 40 anos, apresentou aos jornalistas os três lançamentos preparados para o Salão do Panetone: Red Velvet, deliciosa e exclusiva receita italiana do panettone Ofner, com pura massa de fermentação natural de tom “veludo vermelho” recheada com irresistível cream cheese. Já o Pane di Toni, é preparado com pura massa de fermentação natural amanteigada com recheio de frutas cristalizadas e uva passa, aromatizado com ingredientes naturais. E por fim, o Speziale, com massa tradicional italiana e fermentação natural, com  recheio frutas cristalizadas e uvas passas e damasco. Os produtos podem ser encontrados nas 27 lojas da marca.

Panco ==  A marca entrou no mercado de panetones não faz muito tempo e surpreende pelo sabor e maciez…  O carro chefe da linha é o panetone de massa integral e molhadinha,  recheado com doce de damasco e uva-passas. A linha de recheados  apresenta dois  sabores: Brigadeiro e Trufado.  Igualmente saborosos, o panetone de frutas e o de gotas de chocolate.

Parati ==  A marca foi  adquirida em 2016 pela Kellogg Company e apresentou no Salão do Panetone dois sabores: o tradicional de frutas cristalizadas e o sabor gotas de chocolate.  Os produtos são feitos com fermentação natural, frutas cristalizadas selecionadas ou gotas de chocolate ao leite feitas especialmente para o panettone da Parati.  Além disso, o produto é preparado com manteiga, o que proporciona textura macia e boa umidade, e possui 0% de gordura trans em sua formulação.

O Chef de Cozinha e apresentador Carlos Bertolazzi, que integra o time do programa “Fábrica de Casamento” juntamente com Beca Milano, esteve no stande da Parati.  Ele é o rosto da campanha publicitária para a  linha de massas da empresa, intitulada  “Parati, A Massa de Todo Dia”.  A  campanha conta com um concurso cultural e uma série de vídeos com o chef ensinando os consumidores a fazerem receitas com as massas Parati.

Romanato ==   A empresa traz entre seus lançamentos o perfumado panetone Pão de Mel e o Panetone com recheio de Marshmallow,  ambos com massa de chocolate.  Outro destaque é o panetone de frutas cristalizadas, uvas passas e damasco, com duas embalagens diferentes:  uma bonita lata decorada com imagens do Coliseu romano ou uma caixa de papelão, com arabescos em relevo – que lembra uma caixa de jóias. Outros destaques são o panetone doppio chocolate (com massa e gostas de chocolate) e o panetone integral sete grãos.

Santa Edwiges ==  As embalagens por si só são um show.  Panetones com fermentação natural com uma massa úmida, muito macia e saborosos. Destaque para a Linha de Recheados, uma explosão de sabor em um mar de recheio.  Trufado com gotas de chocolate; Doce de Leite com gotas de chocolate (doce de leite de verdade) ou  Brigadeiro (de verdade) coberto com chocolate granulado

A Linha Gourmet é composta pelos Panettones com Gotas de Chocolate Belga, que desmancham na massa e formam um sabor único;  e o Frutas Especiais (damasco, uvas passas e  ameixas) com uma deliciosa cobertura de açúcar com amêndoas.

A Linha Zero Adição de Açúcar tem uma receita exclusiva e é adoçada com sucralose, frutas e uvas passas selecionadas e desidratadas e com gotas de chocolate com zero açúcar.

Siena Alimentos ==  Dona das marcas Roma e Festtone,  prepara panettones que seguem a receita italiana de fermentação natural e levam três dias para ficarem prontos.  Para o  Salão do Panetone, a Siena preparou duas atrações, que não estão à venda:  um panetone de quatro quilos coberto de pó de ouro e um panetone de 10 quilos, trufado.

 

Entre os lançamentos, destacamos o  sensacional  Panettone Roma Premium Trufado.  Foi uma surpresa.  Massa delicada,  uma quantidade absurdamente deliciosa de recheio de chocolate com gotas de chocolate ao leite e mais uma cobertura de chocolate ao leite.  Pode tirar todos os adjetivos da gaveta: maravilhoso, saboroso, incrível, sensacional, espetacular, gostoso…. Fora que a embalagem é classuda, ideal para presentear. Ainda na Linha Roma, a empresa desenvolveu os sabores trufado chocolate, trufado doce de leite, gotas de chocolate, frutas zero açúcar e gotas de chocolate zero açúcar.  A linha Festtone apresenta as versões com  frutas cristalizadas e  gotas de chocolate.

Village ==  A Panificadora Cepam, na Vila Prudente, completou 50 anos e além de preparar os melhores bolinhos de bacalhau do mundo (assunto para outra matéria) é a  dona da marca Village.   A Cepam detém o título da segunda maior fabricante de panetones do Brasil – ficando só atrás da Pandurata. 

A  linha 2018 chega ao mercado com sabores incríveis:  Os brasileiríssimos  Panettone Village Trufado Banana com Canela e Gotas de Chocolate  e  Village Goiabada Cremosa, o  Village Trufado com Gotas e Recheio de Chocolate,  Village Doce de Leite com Gotas de Chocolate, Village Trufado de Avelã e Gotas de Chocolate.

A Village é pioneira na produção de mini panetones. A linha de licenciados faz sucesso entre as crianças. A grande novidade é o lançamento do Mini Panettone.  As Aventuras de Poliana,  Mini Panettone Masha e o Urso, Mini Panettone, o Show da Luna e o Mini Panettone Galinha Pintadinha, todos recheados de gotas de chocolate ao leite e também com embalagens novas.

Para o Natal de 2018, a Village deve produzir cerca de 18 milhões de unidades e projeta um crescimento de 5% nas vendas no mercado interno e uma expansão mais forte das vendas externas. Em 2017, a empresa exportou 5% da sua produção e planeja exportar 8% do volume produzido neste ano.

“Este é um ano ainda mais especial para a Village. Celebrar 50 anos de sucesso coroa o nosso comprometimento com os nossos consumidores, oferecendo produtos de qualidade e sabor inigualável. Apostamos no sucesso dos lançamentos para rechear o Natal. Temos expectativas excelentes para a temporada, com até 5% de crescimento em nossas vendas no próximo Natal”, comemora Reinaldo Bertagnon,  Diretor Comercial da Village.

ProntVet

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora