Home Economia Salão do Panetone apresenta as novidades do setor para o...

Salão do Panetone apresenta as novidades do setor para o Natal de 2018

Tempo de Leitura: 9 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte

Agora é oficial. O panetone virou sobremesa. Recheios fartos, saborosos… Muito  chocolate, doce de leite, goiabada, damascos, avelãs…   Sabores como Petit Gateau, creme de avelã, paçoca,  cranberry, pão de mel, camafeu,  brigadeiro, Prestígio…. Até o  icônico Rede Velvet, o bolo queridinho dos americanos, se transformou em panetone.

A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados ABIMAPI  promoveu na última 3ª feira (18/09/2018) o Salão do Panetone 2018.

O evento reuniu mais de 300 pessoas, entre jornalistas e influenciadores digitais, que tiveram a oportunidade de conhecer antecipadamente  o que há de mais novo em sabor, texturas, recheios e coberturas, além das embalagens dos principais lançamentos que serão comercializados no mercado nacional a partir deste mês.

Por meio do Projeto Imagem, realizado em parceria com a Apex-Brasil, também participaram oito formadores de opinião estrangeiros, dentre os quais jornalistas, blogueiros, cronistas, etc, vindos do Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Estados Unidos, para cobertura internacional.

Realizado no Pavilhão de Eventos do Maksoud  Plaza Hotel,  em São Paulo, foi a primeira edição do evento que reuniu os dez maiores fabricantes brasileiros (em ordem alfabética):   ArcorFlorioNestlé,  Ofner, Panco, Parati, Romanato, Santa Edwiges, Siena Alimentos e Village. A Pandurata (fabricante das marcas  Bauducco,  Visconti e Tommy ) não participou.

panetone

O Salão do Panetone foi um evento muito bem organizado e dinâmico. De acordo com Cláudio Zanão, presidente da ABIMAPI, o salão foi estruturado para que os associados da entidade pudessem divulgar suas empresas, marcas e produtos para a mídia especializada, além de ser uma preciosa  fonte de informações sobre o que está acontecendo no mercado.

panetone
Cláudio Zanão, presidente da ABIMAPI

Reunimos as principais marcas do setor para apresentar este produto sazonal, que desperta a memória afetiva das festas de fim de ano. A indústria inova com sabores diferenciados e embalagens personalizadas, tornando o panetone um alimento especial não só para as ceias, mas uma excelente opção de presente”, disse o executivo.

panetone

As receitas especiais

Na primeira parte, os convidados acompanharam  um “cooking show” com a badalada  confeiteira Beca MilanoEla integra o time de especialistas do programa Fábrica de Casamentos e é  jurada do Bake Off Brasil (ambos transmitidos pelo SBT e pelo canal a cabo Discovery Home & Health).

panetone
Beca Milano

Beca mostrou toda a versatilidade do panetone em duas receitas que transformam o produto em sobremesa: um brigadeiro de panetone e um  incrível naked cake de panetone com ganache de chocolate ao leite, ganache de chocolate meio amargo, geleia de morango e frutas vermelhas.

Hábitos e consumo

A segunda parte do evento contou com  a participação Giovanna Fischerlíder de Marketing & Training da Kantar WorldPanel, que apresentou os dados de uma pesquisa sobre sobre hábitos de consumo do produto.

De acordo com a pesquisa, o panetone está presente em 53% dos lares brasileiros. Seja nas versões frutas cristalizadas, gotas de chocolate ou recheados, o panetone foi  consumido por 29 milhões de famílias, entre novembro de 2017 e janeiro de 2018.  Em faturamento, a categoria movimentou R$ 600 milhões neste período, com um volume de vendas de 39 mil toneladas – 13% a mais que o mesmo período entre 2016 e 2017.

panetone
Giovanna Fischer – líder de Marketing & Training da Kantar WorldPanel,

Foram analisadas para o estudo sete macrorregiões segmentadas: a Grande São Paulo  é responsável pelo maior consumo deste alimento no Brasil (22%) – cerca de 8,4 mil toneladas. Em seguida aparecem Norte e Nordeste (18%), Sul (16%), Interior de São Paulo (15%), Leste e interior do Rio de Janeiro (13%), Grande Rio de Janeiro (9%) e, por fim, Centro-Oeste (8%).

Os panetones tradicionais, de frutas e gotas de chocolate, representaram 78,2% das vendas, enquanto que os recheados e sem frutas corresponderam a 17,4% e 4,4%, respectivamente. Ainda de acordo com a Kantar, dezembro foi o mês de maior penetração da categoria e 21,4% dos domicílios foram presenteados com o produto no Natal de 2017. A pesquisa também apontou que o volume de panetones se concentra em lares com pessoas mais maduras (mais de 40 anos), famílias pequenas (uma ou duas pessoas) e de classes altas (A e B).

As empresas que participaram do evento estimaram aumento de vendas de até 30%. Já os preços dos panetones virão com aumento entre 2% e 5% este ano, resultado direto da alta do trigo que  é comercializado em dólar.

panetone

Arcor

O grande destaque  fica por conta do Panettone de Petit Gateau (530g).  Com fermentação 100% natural,  massa de chocolate e recheio de Petit Gateau, passa a integrar a linha Premium de Recheados Arcor.  Uma sugestão de consumo é aquecer a fatia no micro-ondas por 15 segundos e servi-lo com sorvete, por exemplo.

O Panettone de Paçoca Amor (530g), volta com uma nova receita, ainda mais elaborada. O produto chega com um delicioso recheio cremoso e o sabor marcante de amendoim. Outros cinco sabores completam a linha Premium de Recheados Arcor: chocolate, trufado, brigadeiro gourmet, sonho e sonho doce de leite.panetone

Florio

A frente da empresa, o engenheiro Vincenzo Florio. Por muito tempo, o italiano foi responsável pela fabricação de máquinas para indústrias de panificação.  Em 1992,  que começou com uma pequena fábrica em Embu das Artes com a proposta de produzir alimentos de qualidade na área de panificação e confeitaria, utilizando receitas tradicionais do sul da Itália.

O Panettone Flório é preparado em três versões: Panettone de Frutas, passas e damasco; Panettone de Chocolate e Panettone Integral de Chocolate Meio Amargo.  Todos em embalagem de um quilo e uma exclusiva cobertura de amêndoas. A embalagem é charmosa, no formato de sacola, ideal para presentes.

Nestlé

A novidade é a linha de Frutas Especiais com dois produtos: cranberry e chocolate meio amargo,  e  damasco, amêndoas e chocolate meio amargo.  De olho no filão criado pela Casa Bauducco, que vende fatias de panetone aquecidas durante todo o ano, a Nestlé criou a linha Sobremesa Especial: panetones recheados para serem consumidos quentes.

São eles: o Alpino Sobremesa Especial e o Moça Sobremesa Especial (sabor doce de leite).  Eles podem ser vendidos fracionados nas cafeterias ou no lar e harmonizam com  sorvetes ou uma xícara de chá ou cappuccino.

chef Marco Antônio Troli
Ofner

Há 65 anos, a  Ofner é a confeitaria queridinha dos paulistas. A empresa apresenta 22 opções de panettones. O chef Marco Antônio Troli, que é o responsável pela curadoria e as inovações da linha de panettones da Ofner há 40 anos, apresentou aos jornalistas os três lançamentos preparados para o Salão do Panetone.

A primeira é inspirada no icônico bolo norteamericano –  o Red Velvet, deliciosa e exclusiva receita italiana do panettone Ofner, com pura massa de fermentação natural de tom “veludo vermelho” recheada com irresistível cream cheese.

Já o Pane di Toni, é preparado com pura massa de fermentação natural amanteigada com recheio de frutas cristalizadas e uva passa, aromatizado com ingredientes naturais. E por fim, o Speziale, com massa tradicional italiana e fermentação natural, com  recheio frutas cristalizadas e uvas passas e damasco. Os produtos podem ser encontrados nas 27 lojas da marca.

Panco

A marca entrou no mercado de panetones não faz muito tempo e surpreende pelo sabor e maciez…  O carro chefe da linha é o panetone de massa integral e molhadinha,  recheado com doce de damasco e uva-passas. A linha de recheados  apresenta dois  sabores: Brigadeiro e Trufado.  Igualmente saborosos, o panetone de frutas e o de gotas de chocolate.

Parati

A marca foi  adquirida em 2016 pela Kellogg Company e apresentou no Salão do Panetone dois sabores: o tradicional de frutas cristalizadas e o sabor gotas de chocolate.

Os produtos são feitos com fermentação natural, frutas cristalizadas selecionadas ou gotas de chocolate ao leite feitas especialmente para o panettone da Parati.  Além disso, o produto é preparado com manteiga, o que proporciona textura macia e boa umidade, e possui 0% de gordura trans em sua formulação.

Carlos Bertolazzi

O Chef de Cozinha e apresentador Carlos Bertolazzi, que integra o time do programa “Fábrica de Casamento” juntamente com Beca Milano, esteve no stande da Parati.  Ele é o rosto da campanha publicitária para a  linha de massas da empresa, intitulada  “Parati, A Massa de Todo Dia”.  A  campanha conta com um concurso cultural e uma série de vídeos com o chef ensinando os consumidores a fazerem receitas com as massas Parati.

Romanato

A empresa traz entre seus lançamentos o perfumado panetone Pão de Mel e o Panetone com recheio de Marshmallow,  ambos com massa de chocolate.  Outro destaque é o panetone de frutas cristalizadas, uvas passas e damasco, com duas embalagens diferentes:  uma bonita lata decorada com imagens do Coliseu romano ou uma caixa de papelão, com arabescos em relevo – que lembra uma caixa de jóias. Também fazem bonito, o panetone doppio chocolate (com massa e gostas de chocolate) e o panetone integral sete grãos.

Santa Edwiges

As embalagens por si só são um show.  Panetones com fermentação natural com uma massa úmida, muito macia e saborosos. Destaque para a Linha de Recheados, uma explosão de sabor em um mar de recheio.  Trufado com gotas de chocolate; Doce de Leite com gotas de chocolate (doce de leite de verdade) ou  Brigadeiro (de verdade) coberto com chocolate granulado

A Linha Gourmet é composta pelos Panettones com Gotas de Chocolate Belga, que desmancham na massa e formam um sabor único;  e o Frutas Especiais (damasco, uvas passas e  ameixas) com uma deliciosa cobertura de açúcar com amêndoas.

A Linha Zero Adição de Açúcar tem uma receita exclusiva e é adoçada com sucralose, frutas e uvas passas selecionadas e desidratadas e com gotas de chocolate com zero açúcar.

Siena Alimentos

Dona das marcas Roma e Festtone,  prepara panettones que seguem a receita italiana de fermentação natural e levam três dias para ficarem prontos.  Para o  Salão do Panetone, a Siena preparou duas atrações, que não estão à venda:  um panetone de quatro quilos coberto de pó de ouro e um panetone de 10 quilos, trufado.

Entre os lançamentos, destacamos o  sensacional Panettone Roma Premium Trufado.  Foi uma surpresa.  Massa delicada,  uma quantidade absurdamente deliciosa de recheio de chocolate com gotas de chocolate ao leite e mais uma cobertura de chocolate ao leite.  Pode tirar todos os adjetivos da gaveta: maravilhoso, saboroso, incrível, sensacional, espetacular, gostoso…. Fora que a embalagem é classuda, ideal para presentear.

Ainda na Linha Roma, a empresa desenvolveu os sabores trufado chocolate, trufado doce de leite, gotas de chocolate, frutas zero açúcar e gotas de chocolate zero açúcar.  A linha Festtone apresenta as versões com  frutas cristalizadas e  gotas de chocolate.

Village

A Panificadora Cepam, na Vila Prudente, completou 50 anos e além de preparar os melhores bolinhos de bacalhau do mundo (assunto para outra matéria) é a  dona da marca Village.   A Cepam detém o título da segunda maior fabricante de panetones do Brasil – ficando só atrás da Pandurata. 

A  linha 2018 chega ao mercado com sabores incríveis:  Os brasileiríssimos  Panettone Village Trufado Banana com Canela e Gotas de Chocolate  e  Village Goiabada Cremosa, o  Village Trufado com Gotas e Recheio de Chocolate,  Village Doce de Leite com Gotas de Chocolate, Village Trufado de Avelã e Gotas de Chocolate.

A Village é pioneira na produção de mini panetones. A linha de licenciados faz sucesso entre as crianças. A grande novidade é o lançamento do Mini Panettone.  As Aventuras de Poliana,  Mini Panettone Masha e o Urso, Mini Panettone, o Show da Luna e o Mini Panettone Galinha Pintadinha, todos recheados de gotas de chocolate ao leite e também com embalagens novas.

Para o Natal de 2018, a Village deve produzir cerca de 18 milhões de unidades e projeta um crescimento de 5% nas vendas no mercado interno e uma expansão mais forte das vendas externas. Em 2017, a empresa exportou 5% da sua produção e planeja exportar 8% do volume produzido neste ano.

“Este é um ano ainda mais especial para a Village. Celebrar 50 anos de sucesso coroa o nosso comprometimento com os nossos consumidores, oferecendo produtos de qualidade e sabor inigualável. Apostamos no sucesso dos lançamentos para rechear o Natal. Temos expectativas excelentes para a temporada, com até 5% de crescimento em nossas vendas no próximo Natal”, comemora Reinaldo Bertagnon,  Diretor Comercial da Village.

Serviço:

ABIMAPI 

d