Home Estilo DZN Ristorantino: cozinha clássica italiana e excelência em cada detalhe

Ristorantino: cozinha clássica italiana e excelência em cada detalhe

Tempo de Leitura: 3 minutos

 

Por Sandra Vaz –  da Redação DiárioZonaNorte

O Ristorantino integra  o seleto grupo dos melhores restaurantes da  capital paulista.   Nesses sete anos,  a casa se estabeleceu como uma das cozinhas mais consistentes de São Paulo, presente em muitas importantes listas, como Le Guide MichelinOspitalà Italiana,  Perfectrip 7 Best e TripAdvisor, atraindo uma legião de fãs de uma elaborada cozinha italiana que valoriza produtos trazidos diretamente da Itália e ingredientes brasileiros,  frescos e orgânicos.

A casa tem a assinatura do casal Márcia e Ricardinho Trevisani, em sociedade com o empresário João Paulo Diniz, os mesmos donos do incrível Lassù Ristorante, na Zona Norte de São Paulo.

O Ristorantino além de uma cozinha primorosa,  tem um serviço coeso e um ambiente sofisticado sem ser afetado,  com tijolos aparentes, mesas espaçadas, coquetelaria bem disposta tangenciando o salão.

No segundo andar,  um terraço arborizado  para encontros mais informais,  uma sala mais reservada para eventos exclusivos e  uma carta de vinhos que privilegia os rótulos do velho mundo.   Os clientes são recepcionados pelo competente  gerente Milton Ribeiro, o Miltinho, com passagens no  Fasano e no Tre Bicchieri.

A criação das receitas e a supervisão do cardápio ficam a cargo do experiente chef Henrique de Marchi Schoendorfer.  A trajetória profissional de Schoendorfer inclui as cozinhas do Grupo Fasano, do  Al Pont de Ferr e Reblot –  em Milão e o  Noma de René Redzepi – em  Copenhague.

O menu  é composto por antipastos, pastas, risotos, peixes e carnes.

O  couvert desperta os sentidos, com grissinis clássico e integral,  pão de castanha-do-pará que chega à  mesa quente, de fermentação natural,  com maciez e crocância no ponto certo, um suave  queijo de cabra cremoso com geléia de tomate, manteiga  temperada, escoltados por  azeite extravirgem.

Do rol de entradas, uma delicada Fior di Latte (mozzarella de búfala, rúcula, tomates confitados e azeite em pó) e uma saborosa Polenta Taragana (polenta rústica de grão sarraceno com queijo taleggio italiano).  Outro acerto é a Aragosta e Carciofi (folhas orgânicas, tenros anéis de  lula levemente picante com bottarga, assim chamadas as ovas de tainha curadas, raladas na hora de servir). Também imperdível o  Tartare di Tonno con Nori (tartar de atum, folhas orgânicas, palmito pupunha, nori e ovas de capelin).

Como prato principal o surpreendente Gnoccheti Sardi – uma massa fresca  sem ovos com ragu de linguiça, azeitonas e queijo pecorino ou o Brasato di Manzo com Risotto ala Parmigiana (um corte de carne bovina lentamente assado e acompanhado com um risoto de parmesão e noz-moscada) tão macio, que desmancha na boca.

Outro acerto é o Pesce del Giorno in Guazetto – uma generosa posta de peixe fresco do dia, de textura equilibrada com um suave molho de tomates frescos e ervas, escoltado com minúsculos nhoques de batata.

Outro ícone do cardápio é a Lasagna Ristorantino Al Tartufo Nero – finas camadas de massa, intercaladas com um saboroso ragu de vitela,  glace, creme de grana padano e trufas pretas.

No capítulo carnes, o tenro  Filetto di Manzo Alla Rossini Classico  é um generoso filé mignon com trufas pretas e “foie gras”, marsala e batatas gratinadas – uma explosão de sabores.  Para os amantes dos clássicos, igualmente saboroso o Ossobuco di Vitela com Risoto Allo Zeffarano  ( ossobuco de vitela, gremolata e risoto de açafrão).

No horário de almoço, a casa oferece o Mezzogiorno, com cardápio servido em dois tempos.  Entre as opções estão Tortelli di Manzo All’Arrabbiata (Massa fresca recheada com costela bovina, ao molho de tomate fresco e pimenta calabresa), Risotto Al Funghi Porcini (arroz italiano com cogumelos “porcini” frescos e secos).

Para encerrar a refeição, sobremesas bem executadas, como o Babà Napoletano Al Limoncello (clássico napolitano em calda de limoncello com creme de chocolate belga branco e raspas de limão siciliano).

Serviço:

Ristorantino

  • Rua Dr. Melo Alves 674 –  Jardins                                                                               São Paulo –  SP                                                                                                          2ª a 5ª feira: 12-15h e 19-0h                                                                                  6ª feira: 12-15h e 19-1h
    Sábado: 12-17h e 19-1h                                                                                  Domingo: 12-17h
  • Eventos:  (11) 3063-0977 ·
  • WhatsApp Reservas  (11) 97096-1234
  • Cartões de débito e crédito

d