Início Destaque Revelando São Paulo está de volta com a participação de 39 municípios

Revelando São Paulo está de volta com a participação de 39 municípios

Revelando São Paulo
Tempo de Leitura: 2 minutos

.

da Redação DiárioZonaNorte
  • Pelo terceiro ano o Revelando São Paulo, o maior Festival de Cultura Paulista Tradicional, será online e acontece até 18 de dezembro 
  • 39 municípios participam com sua  culinária, artesanato e a arte 

Depois de deixar o Parque da Vila Guilherme/Trote (PVGT) e o anexo MartCenteronde foi realizado em seis edições (2010 a 2014 e 2017/2018) e voltar para o para o Parque da Água Branca em 2019, o  Revelando São Paulo será online pelo terceiro  ano consecutivo.  A mudança do formato aconteceu em razão da Pandemia do Covid-19.

Revelando São Paulo OnLine acontece até o 18 de dezembro de 2021  na plataforma #CulturaEmCasa, em canais do Programa e em canais dos 39  municípios selecionados.

Registro Audiovisual
Os participantes  foram selecionados na chamada pública #JuntospelaCultura, iniciativa do governo estadual via Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por intermédio da Associação Paulista dos Amigos da Arte – APAA
e Secretaria de Desenvolvimento Regional.
Culinária, artesanato e arte
Os 18 episódios do festival serão transmitidos gratuitamente, sempre às 20h30. Serão 325 ações no total.

Cada município inscrito, indicou artesãos, culinaristas e artistas de diferentes linguagens para elaboração de registro audiovisual sobre confecção de peças, modos de fazer, exibição de produtos, depoimentos, entrevistas e apresentações artístico-culturais.

Depoimentos como o de Lúcia Batista, culinarista da cidade de Cruzeiro e embaixatriz do Arroz Vermelho, são enriquecedores. Em sua participação, Lúcia ensina o preparo do prato oficial de Cruzeiro e fala sobre o trabalho do artesão, a transmissão dos saberes e fazeres  e a importância da cultura, no desenvolvimento de uma sociedade mais justa.  Veja a íntegra aqui.

Revelando SP
Lúcia Batista, culinarista de Cruzeiro e embaixatriz do Arroz Vermelho e participante da versão online do Revelando SP.
Atibaia sempre presente

De Atibaia, são sete os grupos de manifestações tradicionais selecionados: Congada Azul; Congada Rosa; Congada Verde; Congada Vermelha; Folia de Reis; Reza de São Gonçalo; e, na culinária tradicional, o prato Virado de Ervilhas. No próximo domingo (5), a partir das 8h, o público poderá conferir um pouco dessas tradições da cidade no canal da Prefeitura da Estância de Atibaia no YouTube — clique aqui

Atibaia é um dos municípios veteranos que participam do Revelando SP desde a primeira edição, inclusive tendo sido sede do Revelando Entre Serras e Águas por diversos anos. Para a edição de 2021, on-line, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, realizou dez inscrições de grupos e agentes da cultura tradicional paulista e, desse total, sete foram selecionados na Chamada Pública do Governo Estadual. Dessa forma, o município também recebeu o reconhecimento de “Amigo da Cultura Tradicional de São Paulo”.

Abaçai e APAA

O Revelando São Paulo é o maior Festival da Cultura Paulista Tradicional e foi idealizado pelo folclorista e comunicólogo Toninho Macedo, fundador da Abaçai Cultura e Arte – que dirigiu o evento por 18 anos em parceria com a Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Depois de um chamamento público realizado pela Secretaria em 2019, o Revelando São Paulo mudou de mãos e  passou a ser gerido  pela Associação Paulista dos Amigos da Arte – APAA e passou a integrar o  Programa Juntos Pela Cultura. <<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e Assessoria de Imprensa-Atibaia>>


 

 

d