Home Cultura “Retratos Fantasmas” resgata memórias de um cinema que não existe mais

“Retratos Fantasmas” resgata memórias de um cinema que não existe mais

Tempo de Leitura: 3 minutos

 

por Aguinaldo Gabarrão (*)

O documentário Retratos Fantasmas mostra fôlego ao completar dois meses no circuito nacional. Algo raro para produções brasileiras que saem de cartaz, muitas vezes, logo após a primeira semana de exibição nas salas de cinema.

O fato é que o diretor Kleber Mendonça Filho (Aquarius, Bacurau), caminha pelo terreno da ficção e do documentário com desenvoltura. E mais uma vez ele traz a cidade do Recife, onde nasceu e tem raízes fincadas, como ponto de partida para sua análise do que se passa no país, e porque não dizer, no mundo.

retratos

Afeto e memória

Hábil contador de histórias, Mendonça divide o documentário em temas independentes entre si, mas interligados por afeto, humor e, em grau crescente, pela melancolia. Ele reelabora histórias e acontecimentos ocorridos no apartamento que pertenceu a sua mãe, e que serviu de produção para alguns de seus filmes, entre outros, O Som ao Redor.

O diretor em tom confessional, num acerto de contas com a sua memória, repassa fragmentos fílmicos, fitas de vídeo, fotografias, sons e objetos, elementos imprescindíveis para compor a cartografia humana e pessoal dos sentimentos que lhe são mais caros.


Assista ao trailer – clique na imagem:


Cinemas e seus fantasmas

O apartamento como locação para suas obras de ficção ganha ares de uma personagem que se relaciona com as outras construções, tudo em permanente processo de mudança, não necessariamente para algo bom.

Assim acontece com os cinemas de rua que, em boa parte, perdem sua função primeira para se tornarem lojas ou igrejas. Nessa estranha simbiose, é emblemático o depoimento de um antigo projecionista, seu Alexandre, o último elo entre as glórias de um cinema que caminha para sua derradeira sessão.

Longe de serem figuras espectrais, os fantasmas “evocados” por Mendonça Filho em seu documentário, são daquela ordem de inquietudes a povoar a existência e nos fazer pensar sobre a efemeridade das coisas.

 


Serviço:

                   RETRATOS FANTASMAS

  • Gênero: Documentário
  • Classificação Indicativa: 12 anos
  • País: Brasil
  • Duração:  1 hora e 31 minutos
  • Ano de Produção: 2023

Direção e Roteiro: Kleber Mendonça Filho / Elenco: Rubéns Santos / Direção de Fotografia: Pedro Sotero, abs / Fotografia Adicional: Kleber Mendonça Filho, Maira Iabrudi, Marcelo Lordello / Pesquisa de imagens de arquivo: Karina Nobre, Cleodon Pedro Coelho / Montagem: Matheus Farias, edt / Design de som: Kleber Mendonça Filho / Montagem de Som e Mixagem: Ricardo Cutz / Produção: Emilie Lesclaux / Produtor associado: Marcelo Brennand / Empresa Produtora: CinemaScópio / Coprodução: Silvia Cruz, Felipe Lopes / Empresa Coprodutora e Distribuidora: Vitrine Filmes


 

(*) Aguinaldo Gabarrão – ator e consultor de treinamento corporativo. Um eterno colaborador do DiárioZonaNorte.

 


Comentários e sugestões: [email protected]


Nota da Redação == (*)  O artigo acima é totalmente da responsabilidade do autor e colaborador, com suas críticas e opiniões, que podem não ser da concordância do jornal e de seus diretores.

 

d