Home Cultura Reflexões sobre história, fé e conhecimento: o legado do livro “Razão...

Reflexões sobre história, fé e conhecimento: o legado do livro “Razão x Religião”

Tempo de Leitura: 4 minutos

Razão

da Redação DiárioZonaNorte

Não é um livro que morre no fundo da estante. Muito pelo contrário, apesar de sua primeira edição remontar a 2004, o seu conteúdo permanece atual. Uma das razões é o tema da brochura de 288 páginas da  Citadel Grupo Editora,Razão x Religião – o primado e os primatas”. O seu autor é o consagradíssimo gaúcho Omar Ferri,  aos 90 anos, que já é experiente na vida e no tema .

“Começando pelo começo”, o sempre lado polêmico das religiões e seus seguidores. E o autor não deixa nada escapar da antiguidade até hoje, várias crenças ou religiões são analisadas e comentadas nas páginas do livro. Como anotou no prefácio do livro, o jornalista Alexandre Garcia, “este livro aborda as manifestações religiosas dos que buscam respostas em crenças e as expõem às luzes que brotam entre os bilhões de neurônios do cérebro”.

Diante da história, dos acontecimentos e das matanças, as crenças religiosas  atuaram como autoras ou como vítimas. E o jornalista conclui, “a humanidade continuou lidando com a mentira, a hipocrisia; alguns por não terem interesse em buscar respostas, outros porque se interessam pela ignorância alheia”.

As religiões na história

A obra explora as manifestações religiosas da humanidade ao longo da história, destacando como as crenças religiosas foram tanto autoras quanto vítimas em eventos marcantes. O autor questiona a persistência de “verdades” impenetráveis à razão humana e levanta questões sobre a natureza de Deus, sua aparente ausência e a prevalência do ódio e da injustiça na história da humanidade.

Omar Ferri parte da teoria do Big Bang para explicar como a humanidade começou a acreditar em eventos metafísicos e a buscar conforto espiritual em face do inexplicável. Ele explora as descobertas científicas sobre a origem da vida e do planeta Terra, enquanto também examina mais de 200 religiões e crenças ao redor do mundo, incluindo politeístas, monoteístas, cerimônias religiosas e religiões sem deuses.

O autor argumenta que, ao longo da história, as religiões frequentemente negligenciaram as reflexões da ciência, e seu livro busca lançar luz sobre a trajetória humana nesse contexto.

As revelações

“Razão x Religião” caminha para a segunda parte da obra e explora as origens das religiões, com destaque para as religiões politeístas greco-romanas e as religiões monoteístas, que são abordadas como “As Religiões do Ódio” em um capítulo final intitulado “A Civilização Empilha Cadáveres.”

Alguns capítulos notáveis investigam a “Incompetência do Deus Bíblico,” as “Marcas da Maldade” nas religiões, a “Era da Balbúrdia” e “Estados Alterados de Consciência” que envolvem milagres, aparições e alucinações.

No geral, o livro de Omar Ferri enfatiza a importância da lucidez e do pensamento crítico em um mundo onde a anticiência e a obscuridade medieval ainda persistem. É uma obra que continua a desafiar e provocar reflexões sobre a relação entre razão e religião, mesmo anos após sua publicação inicial.

Um livro que merece fazer parte da estante, à frente e com destaque, para ser lido, relido e consumido nas particularidades e nas razões, como lembra o jornalista Alexandre Garcia,  ainda no prefácio: ´´A história humana é manchada por matanças, nas quais as crenças religiosas aparecem ora como autoras, ora como vítimas. É a emoção da fé ideológica – política ou religiosa – que embaça a razão e nos empurra para as trevas do desconhecimento. Este livro acende luzes estimulantes´´.

Mãos à obra e à leitura.

Sumário  – PRIMEIRA PARTE == O PRIMADO DA MATÉRIA: 1. Primeiras palavras / 2. No tempo do Big Bang / 3. A Grande Explosão / 4. A formação da matéria / 5. Onde estamos? / 6. Enfim, a vida. ==  SEGUNDA PARTE == O PRIMADO DO ESPÍRITO:  1 O animismo /2 O totemismo /3 O xamanismo/ 4 O politeísmo (as religiões democratas) / Milhões de deuses  / O politeísmo greco-romano / Comentários finais sobre o politeísmo / 5 As religiões sem deuses / 6 O monoteísmo (as religiões do ódio)  / A religião de Aton  / O Zoroastrismo / O Marduk / O Mitraísmo / O Maniqueísmo / O Sikhismo / O Judaismo / O Critianismo / O Islamismo / 7 Cerimoniais religiosos / O Hinduísmo /  O Budismo  / O Jainismo  / O Sikhismo /  O Zoroastrismo /  O Judaísmo /  O Cristianismo / O Catolicismo / A Igreja Ortodoxa  / O Protestantismo  / O Islamismo /  O Espiritismo  /8 Pontos comuns / 9 A incompetência do Deus bíblico /  10 As marcas da maldade (índole agressiva)  / 11 A era da balbúrdia /  12 Estados alterados da consciência: milagres, visões e ilusões / 13 A civilização empilha-cadáveres.


 

Sobre o Omar Ferri === O escritor e advogado ativista dos direitos humanos, Omar Ferri passeia por teorias científicas sobre a origem da vida e do planeta com crítica contundente à fé cega. Ele nasceu em Encantado (RS) em 1933. Formou-se em direito pela PUC/RS em 1957, foi vereador e secretário municipal em Porto Alegre e deputado estadual pelo Rio Grande do Sul. No governo de João Goulart foi Procurador da Fundação Brasil Central, Preso duas vezes pela ditadura militar, dedicou-se largamente a causas relacionadas aos Direitos Humanos. É autor de obras sobre Direito além dos livros Sequestro no Cone Sul: O Caso Lílian e Universindo, Razão versus Religião, A Verdade Revelada e Populismo e Cleptocracia.


Ficha técnica

 Razão x Religião – o primado e os primatas

  • Autor:  Omar Ferri
  • Editora: Citadel Grupo Editorial
  • Edição: 2023
  • Número de páginas: 288
  • Prreço sugerido: R$46,70
  • Onde encontrar: Amazon
  • Ficha catalográfica:  1) Religião: Ciência Conflitos 2) Religião História

 

<< Com apoio de informações/fonte: LC Agência / Mizael Freitas >>

d