Home Destaque Sisttina Italian Sandwich Shop: defumados artesanais em receitas bem executadas

Sisttina Italian Sandwich Shop: defumados artesanais em receitas bem executadas

Tempo de Leitura: 6 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte

Instalada desde agosto de 2022 em um charmoso sobrado no bairro de Pinheiros, a Sisttina Italian Sandwich Shop é obra do casal Renata Cozzi e Rodrigo Ferrara. A casa é especializada em defumação artesanal.

That’s Amore

O espaço é lindo! Tem uma “vibe” maravilhosa com zero frescura. Famílias, grupos de amigos e casais ocupam as mesas dos dois salões da casa, embalados por canções na voz de Dean Martin. Sim… além de ator,  Dean Martin era cantor e dos bons, apesar de ser mais conhecido como o eterno parceiro do comediante americano Jerry Lewis.

Tente ocupar as mesas de frente a cozinha. É ali que a mágica acontece. Ferrara é dono de uma técnica apurada e extremamente concentrado na elaboração dos pratos e na coordenação da equipe de cozinha.  E que delícia acompanhar o trabalho de Renata! Ela é pura energia no salão. Espirituosa e inteligentíssima, com ela a conversa corre solta e você tem a impressão de que é sua BFF – Best Friend Forever (sua melhor amiga para sempre).

O papa do Vaticano e o de Pinheiros

O nome Sisttina celebra a altivez da famosa Cappella Sisttina. Localizada no Vaticano e construída entres os anos 1470 e 1482 , cujo o teto foi pintado por Michelangelo e as paredes carregam afrescos com cenas do Novo e do Velho Testamento –  pintados por Domenico Ghirlandaio, Pietro Perugino e Sandro Botticelli.

Uma curiosidade: a avó de Rodrigo Ferrara, ao saber do nome escolhido por eles para a nova casa, revelou que a família – de origem italiana – tem antepassados que tiveram ligações com a Cappella.

Se a Sistina do Vaticano – tem o  Papa Francisco, a Sisttina em Pinheiros tem Rodrigo Ferrara, o papa da defumação de carnes.

Low & slow

O chef-proprietário Ferrara, trocou há alguns anos o mundo corporativo por cozinhas de casas badaladas. Adepto da filosofia de fazer o máximo possível na casa, sempre utilizando ingredientes frescos e de qualidade, o chef é autodidata na arte de defumar carnes.

Da pitsmoker vertical – desenvolvida por ele em conjunto com uma empresa –, localizada no fundo do salão, saem cortes suculentos defumados lentamente por lenha de macieira e 100% artesanais por até 10 horas em uma  temperatura que oscila entre 90 e 125 graus.

Ao atingir a temperatura interna de 70 graus, o colágeno das fibras da carne começa a se desfazer, deixando a carne com uma textura macia e suculenta. Eis a base da cozinha low & slow (baixo e lento) do Sisttina.

corte suíno defumado lentamente por cerca de 10 horas: desmancha na boca
Non posso crederci!

Pastrami,  porchetta, cupim, bochechas de porco, costelas suínas e bovinas, cortes de frango,  linguiças e bacon feitos na casa dão vida a pratos e sanduíches “monstros”, com recheio farto que conversam bem com os acompanhamentos e molhos feitos na casa, que como as carnes, são 100% artesanais. Inventivo, o chefe-proprietário nos contou que em safe de desenvolvimento de novos embutidos artesanais, entre eles um salame personalíssimo.

Pastrami de gado angus curado e defumado lentamente na casa, mix de mostardas e picles também feitos na casa no pão ciabatta de longa fermentação, escoltado por crocantes fritas

E o pão??? Não poderia ser qualquer um… O Sisttina escolheu os pães artesanais da Forno Fecchio que, além de sensacionais, dão estrutura aos sanduíches colaborando para que eles  já se coloquem no patamar dos melhores da cidade.  

Sisttina
Lascas de cupim de gado angus lentamente defumado por 10 horas, mozzarella de búfala maçaricada, vinagrete, picles da casa e rúcula, no pão artesanal de longa fermentação

Um conselho: vá ao Sisttina com fome. Ali a mesa é farta e os preços são justos. Se não bastasse os sanduíches serem generosos, eles são escoltados por crocantes batatas fritas, longas e sequinhas.

Sisttina
BBSB – Bacon Barbecue Sisttina Burger, feito com blend de gado angus, picles artesanal, mozzarella de búfala maçaricada, barbecue e bacon feitos na casa.
Entradas com personalidade

Os defumados também entram na elaboração das entradas, como as coxinhas de frango defumado com Catupiry, nos croquetes de brisket (o saborosíssimo peito do boi), na linguiça Sisttina  – artesanal, que chega à  mesa acompanhada dos viciantes picles feitos na casa, vinagrete,  chimichurri e pão. O sabor do defumado casa bem com todos os ingredientes.

Mix de entradas, onde o defumado combina muito bem com todos os ingredientes.
Dia e Noite 

No cardápio de  almoço do  Sisttina, o chef-proprietário Ferrara assina releituras de alguns clássicos, como a Lasagna de Brisket; PF Sisttina (arroz, feijão preto caldoso com linguiça e bacon artesanais – produzidos na casa, farofa, fritas e uma proteína); filé com fritas ou ainda, o meio galeto assado e defumado com arroz e salada da casa.

Lasagna Brisket

No cardápio da noite, além dos sanduíches, Ferrara criou pizzas no estilo napoletano, com massa de longa fermentação, servidas em sete sabores – onde em quatro deles,  os defumados brilham.

Pizza em estilo napoletano
Vegetarianos

No Sisttina os vegetarianos são recebidos com muito sabor. Nada de comida de exclusão – onde você pega um prato que a casa oferece normalmente e “exclui” a proteína e tchau… – ou apenas fritas (ok… no Sisttina elas ganham vida com molhos bacanudos).

Para eles, Ferrara criou a delicada coxinha de palmito e Catupiry, nos sanduíches Caprese (pasta de ricota defumada, mozzarella de búfala, tomate grelhado, rúcula, pesto da casa em baguete de fermentação natural) e Formaggio Tostato (mix de queijos derretido, com tomatinhos grelhados e molho pesto no pão de longa fermentação) e em três sabores das “redondas de estilo napoletano“.

Chopp Tarantino
Carta de bebidas

O Sisttina oferece chopp das marcas Tarantino e Camale.  A carta de drinks tem inspiração nos clássicos da coquetelaria italiana, sem esquecer a brasileiríssima caipirinha e o prosaico Rabo de Galo, que no Sisttina ganha cachaça artesanal e vermouth Carpano.

Serviço:

Sisttina

  • Rua Mourato Coelho, 24 – no bairro de Pinheiros                                                        (uma quadra da estação do Metrô Fradique Coutinho)

Horários de atendimento:

  • 2ªs e 3ªs – das 12h às 15h
  • 4ªs – das 12h às 15h e das 18h30 às 21h30
  • 5ªs e 6ªs – das 12h às 15h e das 18:30 às 22h
  • Sábado 13h às 16h30 e 18:30 às 22h
  • Domingo FechadoAceita Cartões de Crédito, Débito, Dinheiro ou Pix.📱WhatsApp (11) 3082-1820d