Home Cultura Terror do filme “A Freira 2” perde a oportunidade de escapar...

Terror do filme “A Freira 2” perde a oportunidade de escapar da monotonia

Tempo de Leitura: 3 minutos

freira

por Aguinaldo Gabarrão (*)

O filme A Freira 2 é a continuação mais esperada pelo público que lotou as salas de cinema em 2018, por conta do grande sucesso do primeiro filme, A Freira, a maior bilheteria da franquia Invocação do Mal.

Já conhecida por aparecer em outros filmes da franquia, a personagem diabólica ganhou destaque ainda maior, embora o roteiro e direção em ambos os filmes produzidos, repitam as fórmulas batidas que não colam mais.

Dessa vez a freira Irene (Taissa Farmiga), ajudada pela irmã Debra (Storm Reid), precisa enfrentar mais uma vez a diabólica entidade, travestida de freira, com um incansável desejo de assassinar religiosos para obter uma poderosa relíquia que trará a ela um poder ainda maior.

freira

Onde está o terror?

O roteiro nos primeiros vinte minutos constrói a história de maneira até envolvente. Logo no início um padre, sem que se saiba o motivo, é incinerado vivo. A personagem da freira Irene, tenta desvencilhar-se do passado terrível e, num outro convento, onde há um colégio, faz amizade com a irmã Debra, uma freira às avessas, que fuma e questiona sua vocação sacerdotal.

Deste ponto em diante, a história segue a fórmula já conhecida: figuras espectrais que se apresentam do nada para causar susto; portas que se abrem para revelar um ambiente onde o mal aguarda a sua próxima vítima ou luzes que se apagam repentinamente, já anunciando o pior. E claro, alguém acaba possuído pelo capiroto até o último fio de cabelo.

freira

A heroína – a freira Irene –, apanha mais do que um saco de pancada, e nada nela é quebrado, talvez por proteção divina, vai saber. E o famigerado demônio, leia-se a freira fake, tem poder para pintar os canecos, mas no que se pode chamar de clímax do filme, deixa seu papel de tigrão e se torna tchutchuca. É um festival de incoerências que só revelam o completo esgotamento da franquia.

De fato, o que mais causa terror no filme A Freira 2, é o preço da pipoca no cinema.


Assista ao trailer — clique na imagem:

 


Serviço

A freira 2 – The Nun 2

Gênero: Terror / País: EUA / Classificação: 16 anos / Duração: 1 hora e 40 minutos / Ano: 2023

Ficha técnica

Elenco: Taissa Farmiga, Jonas Bloquet, Storm Reid, Anna Popplewell, Bonnie Aarons, Katelyn Rose Downey, Suzanne Bertish / Diretor: Michael Chaves / Roteiro: Akela Cooper, Ian Goldbeg, Richard Naing / Trilha Sonora: Marco BeltramiProdução Executiva: Richard Brener, Victoria Palmeri/ Produção: Peter Safran, James Wan / Distribuidora: Warner Bros.


 

Aguinaldo Gabarrão – ator e consultor de treinamento corporativo. Um eterno colaborador do DiárioZonaNorte.

 


freira

d