Home Bem Estar Programa A União Faz a Vida discute estratégias emocionais no volta...

Programa A União Faz a Vida discute estratégias emocionais no volta às aulas.

Tempo de Leitura: 3 minutos

O Programa A União Faz a Vida (PUFV), é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e promove a educação integral de crianças e adolescentes, por meio da construção de vivencias que incentivam a cooperação e a cidadania.

Desafios na volta às aulas

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP deu início a agenda de 2021 do PUFV com uma live que abordou os desafios na volta às aulas. O encontro on-line contou com a participação de mais de 900 professores e foi conduzido pelo escritor Marcos Meier e pela psicóloga Raiana Bonatti de Sousa Botão.

Na primeira parte da reunião, a psicóloga Raiana deu dicas de como os professores e a comunidade escolar podem se preparar para a volta às aulas. “Queremos ensinar as estratégias para os professores se sentirem mais seguros emocionalmente”, afirma.

Na sequência, o especialista Marcos mostrou como os professores e os pais podem estar seguros e recepcionar de forma criativa esses estudantes. “Esperamos que a gente possa ajudar a cada um de vocês com elementos da educação e da psicologia para auxiliar no retorno”, conta.

Trabalhando a ansiedade 

Para os professores, o conteúdo auxiliou na baixa da ansiedade, já que comunidade escolar ainda tem muitas dúvidas de como será o ano letivo. “Os assuntos apresentados pelo Marcos e pela Raiana nos auxiliaram a encontrar alternativas para iniciarmos bem. O melhor foi perceber que parte da mudança inicia dentro de cada um de nós”, argumenta a secretária de educação de Pérola (PR), Maria Sônia Celini.

A gerente de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Cláudia Bonatti, adiantou ainda as novidades do PUFV ao longo do ano. “Pela frente, trabalharemos em vários projetos, que serão realizados de forma diferente dos anteriores e de maneira muito atrativa, com perguntas exploratórias junto às famílias. O Programa faz a diferença na vida da comunidade e já está presente em 20 municípios da área de atuação da cooperativa”.

Sobre o Programa União Faz a Vida

Em 2019 e início de 2020 – antes da Pandemia do Covid-19, a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP,   contemplou cerca de 200 projetos, em 17 municípios do Paraná e de São Paulo, com a participação de mais de 6 mil crianças e adolescentes  (um acréscimo de 20% em relação ao ano de 2018),  628 professores  de 107 escolas.

Para garantir a qualidade pedagógica e administrativa do Programa A União Faz a Vida, 10 mil pessoas participaram das atividades de  formação continuada dos educadores, assessores pedagógicos, secretários de educação, de programas sociais e de coordenadores locais, das áreas de atuação da cooperativa.

O sucesso  o Programa União Faz a Vida se deve a metodologia de projetos,  que coloca os  estudantes como  protagonistas do processo de aprendizagem, tendo os educadores como mediadores na construção do conhecimento.  Toda uma “rede de compromisso” é formada por   gestores, parceiros, assessores pedagógicos e apoiadores que se empenham por um mesmo objetivo, caminhando na mesma direção.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

Em 2015, a Organização das Nações Unidas adotou uma agenda chamada Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Um plano com 17 ações  cujo foco está nas pessoas, no planeta e na prosperidade com justiça, paz e liberdade, tendo o horizonte de 2030 para  o cumprimento das metas propostas.

O Sicredi coopera de forma direta para 13 das 17 ODS.  Com o PUFV, o Sicredi atende aos ODS  4 (educação de qualidade), 8 (trabalho decente e crescimento econômico), 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e 17 (parcerias e meios de implementação).

Sobre a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das 108 cooperativas do Sicredi, conta com 32 anos de história e mais de 163 mil associados. A área de atuação da cooperativa abrange 43 cidades no estado do Paraná e 8 cidades no estado de São Paulo, incluindo a capital paulista e cidades vizinhas do grande ABCD. São 92 espaços de atendimento, sendo 52 no Paraná e 40 em São Paulo (sicredi.com.br/vale-piquiri/).

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,9 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados e no Distrito Federal, com mais de duas mil agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

d