Início Cotidiano Prefeitura de SP lança RGA eletrônico para identificação de animais domésticos. Grátis!

Prefeitura de SP lança RGA eletrônico para identificação de animais domésticos. Grátis!

Tempo de Leitura: 2 minutos

.

  • Emitido gratuitamente de forma on-line, documento ganha roupagem mais moderna e atrativa

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), anunciou nesta 5ª feira (11/11/2021) o lançamento do Registro Geral do Animal (RGA) em versão eletrônica, que estará disponível para a população a partir do dia 15 deste mês. O documento, que é obrigatório por lei na cidade de São Paulo desde 2001, também foi repaginado para ficar mais atrativo para os tutores.

O serviço gratuito oferecido pela Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) funciona como uma carteira de identidade para bichos de estimação e é emitido para cães e gatos com idade superior a três meses.

O documento, timbrado e numerado, apresenta, além dos dados do animal, as informações sobre o tutor. O animal registrado recebe uma plaqueta com o número do registro correspondente e deve usá-la permanentemente presa à coleira.

“Agora o tutor terá a facilidade de solicitar o serviço também de forma on-line, e receberá o RGA em arquivo digital para manter o documento do seu melhor amigo sempre disponível”, avaliou a coordenadora da Cosap, Analy Xavier.

Para o munícipe que preferir, o serviço também poderá ser solicitado presencialmente. Para isso, é necessário comparecer a uma das praças de atendimento da prefeitura e apresentar os documentos necessários.

O RGA eletrônico, além de moderno, é mais um incentivo à identificação dos animais do município. “É fundamental que os tutores façam o RGA e mantenham a plaqueta de identificação em seus cães e gatos. Muitos animais perdidos ou roubados puderam reencontrar suas famílias porque estavam com a plaqueta de identificação presa na coleira”, pontuou Analy.

Serviço:
Você vai precisar :
  • RG e CPF do tutor –  scaneada ou em arquivo jpg (foto)
  • Comprovante de residência atualizado em nome do tutor (emitido nos últimos 90 dias ) – scaneada ou em arquivo jpg (foto)
  • Foto do animal e comprovante de vacinação contra raiva, quando houver – scaneado ou em arquivo jpg (foto)
  • O serviço é gratuito.
  • A solicitação pode ser feita online por meio do Portal SP156 https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos.
  • Se for feita de forma presencial, é necessário agendar horário em uma das 17 praças de atendimento municipais, dentro das Subprefeituras.
  • Mais informações pelo telefone 156.

d