Home Cultura O tempo surge no palco e nos movimentos de bonecos com...

O tempo surge no palco e nos movimentos de bonecos com teatro grátis na Zona Norte

Tempo de Leitura: 3 minutos

bonecos

  • Mamulengo é um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente do estado de Pernambuco.
  • Acredita-se que  que o nome mamulengo se originou de mão molenga – mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao fantoche.
  • Um ou mais manipuladores dão voz e movimento aos bonecos

Vindo das tradições nordestinas, o mamulengo representa o teatro de bonecos na sua forma popular e tradicional. Na essência, o Teatro Municipal Alfredo Mesquita recebe neste final de semana ( sábado e domingo, 11 e 12/03/2023 ), às 16 horas, o espetáculo gratuito “A Pequena Semente do Tempo”.

bonecos

No palco, os bonecos da menina Julieta e do avô Nono, recebem movimentos e falas proporcionados pela Cia Navega Jangada. Julieta é uma menina de 7 anos, brincalhona, arteira e curiosa como qualquer criança de sua idade. Seu avô Nono é um senhor sábio, contador de histórias, e grande amigo de um tal de… tempo. Os dois têm algo em comum: aproveitar esse tal tempo, mesmo que de formas diferentes.

Essa relação de amizade e companheirismo entre os dois, faz com que possam embarcar em um mundo lúdico de histórias contadas através da manipulação de objetos, roupas, tecidos, mamulengos e sombras. Essas histórias ganham vida no tempo ágil de Julieta através das “janelas da imaginação”.   

bonecos

Contemplado pelo 15º Prêmio Zé Renato, da Secretaria Municipal de Cultura, o projeto irá circular nos próximos meses pela cidade. Os integrantes da Cia Navega Jangada possuem inúmeras habilidades musicais e habilitação na área da arte e também na arte-educação.


Assista trechos do espetáculo – clique na imagem:


O que é a Cia Navega Jangada de Teatro === Foi fundada em 2008 em Santo André/SP, resultado de pesquisas na área do teatro de animação, circo, corporeidade do ator e música desde 2006. Fundada por Talita Cabral (diretora e atriz) e Rodrigo Regis (compositor e diretor musical e músico) tem como principal característica em seus trabalhos a música como forma de narrativa. Possui um vasto repertório de espetáculos teatrais, que mesclam a manipulação de bonecos, tecidos, objetos, o circo, a música ao vivo e a linguagem não verbal. Além de contações, intervenções e oficinas. Saiba mais no site: clique aqui –  Facebook: @navegajangada – Instagram: @navegajangada


Ficha Técnica

Criação: Talita Cabral e Rodrigo Regis / Texto e Direção: Talita Cabral / Elenco: Talita Cabral e Rodrigo Regis / Músicas: Rodrigo Regis / Música “Roda do Tempo”: Malu Borges / Cenário e Adereços: Zé Valdir Albuquerque / Bonecos: Palhassada Ateliê / Figurinos: Nagila Sanches /Concepção de luz: Danilo Mora / Operador de luz: Marco Diglio / Operador de Som: Marcela Sampaio e Junior Docini /Técnico de Som: Yuri Melo /Fotos: Edson Prudêncio e Marcela Sampaio /Produção: Fulano’s Produções Artísticas (Leandro Ivo e Rodrigo Palmieri) / Assessoria de Imprensa: Miriam Bemelmans – << Facebook: @navegajangada Instagram: @navegajangada >>


Serviço

 A Pequena Semente do Tempo – Cia Navega Jangada

  • Local: Teatro Municipal Alfredo Mesquita
  • Endereço: Av. Santos Dumont, 1770 – Santana – Zona Norte
  • Estacionamento: no local, grátis
  • Informações: (11) 2221-3657
  • Referências: em frente ao Campo de Marte / ao lado do Pronto Socorro Santana
  • Transportes: Estação Carandiru do Metrô
  • Apresentação:  11 e 12 de março de 2023  – Sábado e Domingo, às 16 horas
  • Gênero: Infantil – Animação
  • Duração: 60 minutos
  • Classificação indicativa: Livre, todas as idades
  • Ingressos: gratuitos – chegar meia hora antes para retirada na bilheteria

<<Com apoio de informações/fonte:  Assessoria de imprensa Miriam Bemelmans  >>

d