Home Estilo DZN Após dois anos, o retorno e a entrega do Prêmio de Jornalismo...

Após dois anos, o retorno e a entrega do Prêmio de Jornalismo do Sampapão-2022

Os premiados no 14º Prêmio de Jornalismo Sampapão 2023
Tempo de Leitura: 5 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte

  • Prêmio Sampapão de Jornalismo está em sua 14ª Edição
  • 66 matérias de todo o país concorreram nas categorias Internet, Jornais e Revistas,  Rádio e Televisão

A história do pão é antiga, mais de 6 mil anos. Mas o Prêmio de Jornalismo de Panificação e Confeitaria 2022 do Sampapão  – entidade que representa o Sindicato e a Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo, a Fundação do Desenvolvimento da Indústria de Panificação e Confeitaria (FUNDIPAN) e a Escola Técnica de Panificação e Confeitaria  do Instituto do Desenvolvimento de Panificação e Confeitaria (IDPC) – chega aos 14 anos de premiação, após um hiato de dois anos por causa da pandemia – a entrega anterior aconteceu em 2019.

Em sua sede no Edifício Frederico Maia (ex-presidente),  na Rua Santo Amaro, no bairro paulistano da Bela Vista – próximo da Câmara Municipal de São Paulo –, no começo de noite do último dia de fevereiro (28/02/2023) após um chuva muito forte, cerca de 100 pessoas estiveram reunidas no auditório do primeiro andar. Havia no ar uma expectativa muito grande dos 12 vencedores em suas categorias no 14ª edição do Prêmio Jornalismo de Panificação e Confeitaria —com profissonais da Imprensa inscritos em 2022.

Com 66 reportagens encaminhadas de várias cidades do país, os prêmios foram divulgados nas categorias da mídias de jornais e revistas, internet, rádio e televisão. Cada categoria teve três prêmios, com os primeiros colocados (viagem a Paris e 1.500 euros), no segundo (viagem a Portugal e 1.000 euros) e o terceiro lugar (viagem à América do Sul e 500 dólares).

A solenidade

O evento foi comandado pelo presidente do Sampapão, Rui Manuel Rodrigues Gonçalves, e o vice-presidente,  Luis Ferreira, que destacaram a importância do evento e da premiação. “Os ganhadores foram os 66 jornalistas inscritos e a panificação que ganhou com o bom  material produzido. Todos são vencedores!”, abriu em sua fala o presidente do Sampapão.

Rui Gonçalves fêz um discurso, onde destacou a importância do setor que comanda  e do IDPC que tem mais de 50 cursos em vários produtos comercializados nas padarias, com a variedade de pães.  E encerrou lembrando as padarias que se tornaram espaços de convivência diária, desde manhã com o cafezinho e os lanches.

Já em sua fala, a jornalista Dorotéia Fragata, muito emocionada abriu na exposição inicial “Enfim, a gente consegue se reunir, depois de dois anos”, lembrando que o prêmio foi interrompido  em virtude da pandemia. “Foi uma época complicada”, agradecendo a diretoria do Sampapão, aos participantes e todos os que contribuíram no retorno do prêmio.

Dorotéia Fragata

Dorotéia ainda destacou a importância da Escola Técnica de Panificação e Confeitaria do IDPC, que formou mais de 22 mil alunos. Nos agradecimentos, lembrou a responsabilidade do setor que chega a 20 milhões somente de pães franceses na cidade de São Paulo. E finalizou: “Todos  se sintam premiados, porque afinal de contas todos nós saímos  vivos depois de uma situação  completamente adversa que vivemos”.

Quem venceu nas categorias

Sob a coordenação da jornalista  e Assessora de Imprensa do Sampapão, Dorotéia Fragata, a Comissão Julgadora foi formada por três diretores da entidade e cinco jornalistas não concorrentes ao prêmio.

 Os premiados do  Prêmio Sampapão de Jornalismo 2022:

Mídia Impressa
  • 1º lugar – Cintia Oliveira – Veja Saúde – Matéria: Fermentação (cada vez mais)                         natural
  • 2º lugar – Liza Mirella – Jornal Diário da Região – Matéria: Pão, uma paixão                               nacional
  • 3º lugar – Danielle dos Santos Nagase – Paladar Estadão – Matéria: Qual o                               melhor  pão francês de SP? Confira teste às cegas
Internet
  • 1º lugar – Gabrielli Menezes – UOL -Matéria: O que amo na padaria: famosos                           contam por que o coração bate mais forte nas padocas de SP
  • 2º lugar – Flávia Pinho – Folha / UOL – Matéria: PADOCA DE FAMÍLIA
  • 3º lugar – Matheus Mans Dametto – Estadão – Matéria: Pão francês é central na                       vida dos brasileiros, mas qualidade merece atenção.
Rádio
  •  1º lugar – Patricia Maria Pia da Cunha Ferraz – Emissora: Rádio Eldorado –                            Programa: Fim de Tarde / Coluna PF – Matéria: Tudo o que você precisa                        saber sobre o pão francês
  • 2º lugar – Janaína Oliveira / Sandra Fontella –  Agência Rádio Web, Brasília  –                       Matéria: Aprendizagem em panificação gera renda e transforma vidas
  • 3º lugar – Hebert Lenin de Araújo Pereira – Emissora: CBN  de João Pessoa –                         Matéria: Lá vem Saóra descendo a ladeira.
 Televisão
  •  1º lugar – Viviane Sepe de Marco – Emissora:  Rede Globo – Programa Mais Você                      Matéria: Dia do Pão
  •  2º lugar – Michael Keller – Emissora: Rede Record – Programa Domingo                                    Espetacular – Matéria: Comidas Tradição.
  •  3º lugar – Fabiana dos Santos Boa Sorte / Janaína Lepri – Emissora:  Rede                          Globo – Jornal Nacional –  Matéria: Tecnologia ajuda a conectar                                    quem quer   doar com quem precisa de comida.

O DiárioZonaNorte concorreu, pela primeira vez, com as reportagens: “O pão da vez: desvendamos os segredos da Osteria da Onça” ( clique aqui ) e “Melhor pão francês da cidade de São Paulo é da Zona Norte” (clique aqui).

Matéria sobre o trabalho desenvolvido pela Osteria da Onça

Após a premiação, a diretoria do Sampapão promoveu um coquetel com os vencedores na sede da entidade, com produtos preparados na Escola Técnica de Panificação e Confeitaria IDPC, mantida pela entidade. 

A trajetória do Sampapão

Na cronologia da história, em 1915 surgiu a União Cooperativa dos Proprietários de Padarias de São Paulo. E o tempo correu chegando em 1928, com a transformação da Associação dos Proprietários de Padarias de São Paulo. Em 1935, o crescimento do setor levou ao Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo.

Neste espaço de 108 anos, o setor cresceu e se desenvolveu muito chegando junto às modernas tecnologias. O Sampapão é formado pela Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo (AIPAN), Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (SINDIPAN), Federação do Desenvolvimento da Indústria de Panificação e Confeitaria (FUNDIPAN) e Instituto do Desenvolvimento de Panificação e Confeitaria (I.D.P.C).


Sampapão
  • Endereço: Rua Santo Amaro, 313 – Bela Vista  – SP
  • Telefone: (11) 3291.3700
  • E-mail: [email protected]
  • Site: www.sindipan.org.br
  • Facebook: clique aqui

 

d