Home Cultura O Menino Maluquinho abraça, com carinho, o novo amiguinho com Síndrome de...

O Menino Maluquinho abraça, com carinho, o novo amiguinho com Síndrome de Down

Tempo de Leitura: 4 minutos

.

Nasce uma amizade que fará história e trará frutos para toda a sociedade. A turma do Menino Maluquinho, maior sucesso editorial de Ziraldo, ganhou novos integrantes. Ao lado de Chico, um menino com Síndrome de Down, e de suas duas irmãs mais novas, Maria Clara e Maria Antônia, a turminha vai mostrar a pais, filhos e professores como a inclusão é um assunto urgente e prioritário.

O trio que integrará as novas aventuras tem um portal de conteúdo e entretenimento chamado Chico e suas Marias, que conta o dia a dia das crianças e os desafios da deficiência intelectual, além de dicas de saúde, educação e cultura.

A mãe das crianças, Thaissa Alvarenga, é publicitária e largou uma promissora carreira no mercado imobiliário para levar informação às famílias de pessoas com deficiência por meio do portal e da ONG Nosso Olhar. O projeto tem apoio do Caioba Soccer Camp, projeto liderado do ex-jogador e comentarista esportivo Caio Ribeiro, que tem a proposta de usar o futebol como ferramenta de transformação social.

A união das crianças com o Menino Maluquinho resultou em nove histórias de autoria de Manuel Filho, supervisionado por Ziraldo. Elas serão distribuídas em e-books e em versão impressa em vários pontos, gratuitamente. A Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD) apoia o projeto e vai entregar as cartilhas para os 38 associados em todo o Brasil.

O projeto será lançado no Dia Internacional da Síndrome de Down, neste domingo (21mar2021).  Durante o desenvolvimento da ideia, a equipe de Ziraldo realizou um profundo estudo sobre os detalhes da rotina de Chico e das Marias para construir tramas fiéis ao dia a dia de uma criança com trissomia 21.

“O Menino Maluquinho fala de maneira direta, poética e divertida de relações familiares, de amizade, afeto, perdas. E por isso, porque os sentimentos humanos não mudam, os novos tempos e as novas tecnologias não foram e nem são barreiras para novos leitores. O Menino Maluquinho está cada vez mais atual e pode levar a ideia da inclusão”, afirma Manuel.

Segundo Thaissa, as histórias são uma oportunidade de mostrar como as diferenças podem conviver bem. “De forma simples e lúdica, serão abordados temas ligados ao universo das pessoas com deficiência – principalmente as deficiências intelectuais, como a síndrome de Down.”

Em outubro do ano passado, a criação do “Menino Maluquinho” completou 40 anos.  Desde seu lançamento, em 1980, o livro já teve 129 edições espalhadas por mais de 10 países, vendeu 4 milhões de exemplares, teve duas adaptações para o cinema, versões para o teatro, ópera e histórias em quadrinhos.


Quem é o autor-criador

Ziraldo Alves Pinto  nasceu em Caratinga (MG) em 24 de outuburo de 1932 (89 anos) é um cartunista, chargista, pintos, dramaturgo, caricaturista, escritor, cronista, desenhista, humorista, colunista, advogado e jornalista brasileira. É o criador de personagens famosos como o Menino Maluquinho. É um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil.  Ele é pai da cineasta Daniela Thomas e do compositor Antonio Pinto.


Quem é Manuel Filho

Um pouco de tudo preenche a vida de Manuel Filho. Talentoso, além de escritor de livros infantis, ministra oficinas literárias por todo o país. Por outro lado, é cantor, redator de revistas e produtor de programas de rádio & tv e já participou em grandes espetáculos teatrais, como ator. Na literatura,  foi agraciado com o prêmio JABUTI 2008 e possui mais de 40 livros publicados por editoras como Melhoramentos, Ática, Saraiva, Editora do Brasil, Panda Books, Mundo Mirim, Prumo, Paulus, Besouro Box, Escala Educacional, entre outras.  Escreveu o livro MMMMM, MÔNICA E O MENINO MALUQUINHO NA MONTANHA MÁGICA, que foi ilustrado por Ziraldo e Maurício de Sousa. Trata-se do primeiro livro que uniu as turmas da Mônica e do Menino Maluquinho.  Nasceu na cidade de São Bernardo do Campo (SP) em 06 de março de 1968. Mais informações:  www.manuelfilho.com.br


Mais sobre Ziraldo e o Menino Maluquinho no DiárioZonaNorte:


<<Com apoio de informações/fonte: Jô Ribes Comunicação / Neide Martingo e Victoria Profirio >>

d