O Menino Maluquinho fez 40 anos e continua tão menino e tão maluquinho como sempre, encantando a meninada de todas as idades. Para celebrar o aniversário de um dos maiores ícones da literatura infantil brasileira, criado pelo escritor e ilustrador Ziraldo, a Editora Melhoramentos está promovendo o Concurso Cultural Menino Maluquinho.

É mais uma oportunidade de estreitar vínculos com as escolas, que sempre foram a prioridade da editora, e de reunir o lado lúdico e o pedagógico num projeto inédito e inovador.

Professores e alunos poderão trabalhar juntos com uma obra que permanece sempre jovem, acompanhando o espírito dos novos tempos e, ainda por cima, com a chance de ganhar exemplares da edição especial do livro, lançado recentemente e editado e impresso pela Editora Melhoramentos.

Mas o grande prêmio será a transformação do trabalho vencedor em um livro, escrito e ilustrado pelo time Ziraldo, a ser publicado pela editora.

O concurso é dirigido aos alunos do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, das escolas públicas e privadas de todo o país. As inscrições estão abertas e vão até 30 de novembro, bastando um responsável da escola preencher a ficha no endereço no link a seguir ( clique aqui ),  onde constam todas as regras para participação.

As regras do jogo

Os estudantes serão divididos em duas categorias, de acordo com o ano escolar, e com tarefas específicas para cumprir. As escolas podem participar de uma ou de ambas as categorias, podendo inscrever um trabalho em cada categoria.

A disputa será julgada pela Equipe Ziraldo, da Editora Melhoramentos, e o resultado divulgado no dia 14 de dezembro.

As escolas vencedoras receberão, como prêmio, vales compras para serem utilizados na aquisição de livros para a biblioteca, materiais didáticos ou pedagógicos ou ainda investimento em melhorias na escola.

Também ganharão dois exemplares da edição especial dos 40 anos do Menino Maluquinho, autografados pelo time Ziraldo, além de certificados e troféus especialmente desenvolvidos para o concurso.

As categorias

No caso da Categoria I, (1º e 2º ano), a ideia é desenvolver uma atividade lúdica com a criança, como pintura, desenho, colagem ou modelagem, que tenha relação com o espírito brincalhão do personagem.

Já na Categoria II (3º, 4º e 5º ano), o objetivo é estimular a criatividade em torno do Menino Maluquinho, inventando uma história que leve em conta os seus valores, seu humor e sua alegria, seja em forma de prosa, poesia, quadrinhos ou vídeo.

Mas o grande prêmio para a categoria II será mesmo o trabalho virar um livro, baseado no trabalho vencedor, editado e ilustrado pelo time Ziraldo e publicado pela Editora Melhoramentos!


Leia também matéria publicada em 23/out/2020 no DiárioZonaNorte — “Ziraldo faz 88 anos e o Menino Maluquinho virou quarentão” — clique aqui.


Serviço

Concurso Cultural Menino Maluquinho / Ziraldo
  • Promoção: Editora Melhoramentos
  • Objetivo: Escolas públicas e privadas
  • Participações: alunos do ensino fundamental
  • Seleção:  1º ao 5º ano de todo o País
  • Inscrições: até o dia 30 de novembro – clique aqui

Quem é o autor
Ziraldo Alves Pinto  nasceu em Caratinga (MG) em 24 de outuburo de 1932 (88 anos) é um cartunista, chargista, pintos, dramaturgo, caricaturista, escritor, cronista, desenhista, humorista, colunista, advogado e jornalista brasileira. É o criador de personagens famosos como o Menino Maluquinho. É um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil.  Ele é pai da cineasta Daniela Thomas e do compositor Antonio Pinto.

Sobre a Editora Melhoramentos 

Há 130 anos a Editora Melhoramentos ocupa posição de destaque nas diversas áreas em que atua, sendo referência no mercado editorial por seus milhares de títulos publicados. À frente do tempo desde sua fundação, ela se distingue pelo pioneirismo de suas obras, por seus autores e pelos avanços editoriais aos quais se dedica. www.editoramelhoramentos.com.br


<<Com apoio de informações/fonte:  Jô Ribes Comunicação – Neide Martigo/Bárbara Honorato >> == DiárioZonaNorte é o único veículo jornalístico que reconhece e dá crédito aos profissionais de Assessoria de Imprensa / Relações Públicas / Agências — que muito trabalham nos bastidores da notícia e ajudam às midias jornalísticas >>>

d