Home Região Nas escolas públicas da ZN, peça infantil ensina sobre a conscientização...

Nas escolas públicas da ZN, peça infantil ensina sobre a conscientização ambiental

Tempo de Leitura: 3 minutos

escolas

  • Crianças e adolescentes poderão assistir ao espetáculo “Por um futuro sustentável”
  • O espetáculo estará sendo apresentado em quatro escolas da Zona Norte

Um cientista volta do futuro para alertar a humanidade sobre o perigo que a Terra corre caso não haja conscientização ambiental. É dessa forma que crianças e adolescentes de escolas municipais de São Paulo são convidados a participar do espetáculo “Por um futuro sustentável”.

Serão quatro apresentações na Zona Norte, entre os dias 14 e 16 de março. O projeto é idealizado e realizado pelo Diverte Teatro Viajante, que leva cultura, entretenimento, arte e conhecimento, por meio de suas peças, para crianças e adolescentes de todo o Brasil.

Por meio de lei federal de incentivo à cultura, as apresentações contam com o apoio do Ministério do Turismo e da Loga – Logística Ambiental de São Paulo S.A., que é responsável pelos serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos domiciliares e de saúde gerados no Zona Noroeste da capital paulista.

escolas

Conscientização ambiental

O espetáculo propõe uma reflexão sobre questões voltadas à sustentabilidade, como o correto uso da água, formas de energia limpa e renovável, como evitar o desperdício e separação correta do lixo.

Os participantes reconhecem os distintos tipos de energia, por meio de uma reação química, e depois aprendem as diferentes formas de produzi-la. Na sequência, é abordada a questão do desperdício de água, além do impacto do descarte de plástico e metais no meio ambiente. A importância da reciclagem e problemas com o lixo completam os temas tratados no espetáculo.

Com cenário lúdico, trilha sonora e iluminação pensados para criar o ambiente perfeito ao entendimento da peça, o cientista interage diretamente com a plateia em diversos momentos.

No final da apresentação, depois de entenderem o que irá acontecer quando os recursos naturais se esgotarem, as crianças participam de uma votação sobre mudar ou não suas atitudes com o planeta.

“A ideia do espetáculo é criar uma consciência ambiental necessária para que as crianças possam ser agentes transformadores de sua comunidade, refletindo os conhecimentos adquiridos no cuidado com o meio ambiente”, explica o diretor do projeto Diverte Teatro Viajante, Júlio Martinez.

escolas

O que é o Projeto Diverte Teatro Viajante

O projeto consiste em levar o teatro para espaços alternativos como escolas, praças públicas, locais privados de acesso público, entre outros, tornando-os culturalmente aproveitáveis, desenvolvendo programas integrados que permitam o contato, a interação e a participação das crianças com representações ativas através do teatro infantil.

Como principais objetivos, o projeto visa contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais, com a realização de espetáculos gratuitos e de estrutura acessível em municípios em todo o Brasil, a fim de possibilitar à população a incorporação de produtos artísticos em seu cotidiano.

O Projeto está em sua 6ª edição e já alcançou um público de mais de 225.000 pessoas percorrendo o Brasil de norte a sul, levando teatro para crianças que nunca tiveram a oportunidade de vivenciar essa experiência tão essencial para a formação do intelecto.


Serviço

Com o propósito de ampliar a inclusão por meio da experiência artística, o Diverte Teatro Viajante realiza espetáculos que contam com acessibilidade para pessoas com deficiência.

Peça: Por um futuro sustentável”  na Zona Norte:

Data: 14/03/2022 –  Horário: 16h00
Local: EMEFM Derville Alegretti
Endereço: R. Voluntários da Pátria, 777 – Santana

Data: 15/03/2022 – Horário: 14h00
Local: EMEF Coronel Ary Gomes
Endereço: R. Benedito Ary Alessio, 184 – Jardim Andaraí/Vila Maria

Data: 16/03/2022 – Horários: 08h30 e 10h00
Local: EMEF Coronel Ary Gomes
Endereço: R. Benedito Ary Alessio, 184 – Jardim Andaraí/Vila Maria

Data: 16/03/2022 – Horários: 14h00 e 16h00
Local: CEU Jaçanã
Endereço: R. Francisca Espósito Tonetti, 105 – Jardim Guapira


<<Com apoio de informações/fonte: Conecte Comunicação / Natalia Merssalina >>

 

 

d