Home Destaque Casa Verde vai ganhar mais lazer. Está saindo do papel o...

Casa Verde vai ganhar mais lazer. Está saindo do papel o Parque Sítio Morrinhos

sítio morrinhos
Tempo de Leitura: 3 minutos

Sítio Morrinhos

  • O projeto do parque municipal já existe há 10 anos
  • A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente estuda a implantação
  • Campo de Marte solicita o transplante de árvores para maior visualização

O parque criado através de um decreto de 2012, durante a gestão do então prefeito Gilberto Kassab,  sempre dependeu de recursos para sua implantação, ou seja, a criação de  uma  infraestrutura para o atendimento dos usuários.

No planejamento: trilhas, banheiros, bebedouros , iluminação, sinalização, segurança e espaços esportivos , entre outros equipamentos .  Dez anos após, o projeto  foi contemplado  e  poderá sair do papel no orçamento de 2022.

Localização do Sítio Morrinhos

Localizado no Jardim São Bento,  entre a Rua Santo Anselmo e Avenida Braz Leme, o parque ocupará uma área de 35.601 m² que inclui a casa  bandeirista típica do período colonial.

A casa sede, construída no início do século XVIII, abriga  o Museu da Cidade e o Centro de Arqueologia de São Paulo e é administrada pela Secretaria Municipal  de Cultura.  A extensa área verde formada por árvores  frutíferas e ornamentais, como o futuro parque, ficará sob  responsabilidade da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

Sítio MorrinhosOs representantes do Conselho Municipal  Participativo  (CPM), do  Conselho do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável  (CADES) e da Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha/Limão levaram a proposta ao Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente,  Eduardo de Castro, que  já está com o assunto em estudos. 

Esse grupo de conselheiros demonstrou a importância para que o projeto do parque integre toda a área  a fim de explorar o potencial do lugar.  No mesmo  espaço, hoje,  há um viveiro ocioso e  dois campos de futebol com vestiários e banheiros que precisam ser revitalizados. Faltam trilhas bem definidas. A vegetação densa e exuberante, dependendo de uma análise mais apurada, pode permitir também  a prática de arvorismo.

Membros do CPM e CADES com Secretário Verde M.Ambiente

Já o subprefeito da região,  Guaracy Fontes do Monteiro Filho, define a  implantação do parque como mais uma opção para a prática de esportes e  lazer na região, ampliando a finalidade de um espaço subutilizado. Cria mais uma oportunidade de ocupação do espaço  público  pelos moradores da região.

Um pedido especial
No começo do mês, o superintendente da Infraero no Campo de Marte, Paulo Armando Novaes,  acompanhado da gerente de segurança, Maitê Miranda, estiveram na Subprefeitura da Casa Verde/Cachoeirinha/Limão para estudar a possibilidade de transplante de 5 árvores próximas à Avenida Braz Leme — que ficam dentro da área do Parque Municipal Sítio Morrinhos.
A subprefeitura recebeu a demanda, mas alertou que as árvores estão localizadas em uma área de preservação ambiental.  Esse espaço pertence à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e à Universidade de São Paulo (USP), fora da área de atuação da subprefeitura.
sítio morrinhos
Segundo o superintendente da Infraero, o Campo de Marte não opera por instrumentos e, para uma operação mais segura, depende do PAPI  (Precision Approach Path Indicator, em português: Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão).  Esse  sistema orienta os pilotos sobre a altitude ideal da aeronave na fase de aproximação para pouso no Campo de Marte, que recebe mais de 6 mil voos por mês e cerca de 75 mil voos por ano.
É possível visualizá-lo até 9 km de distância. O PAPI já funciona na cabeceira 30, voltada para avenida Santos Dumont, mas não foi homologado na cabeceira 12, voltado para avenida Braz Leme. Nessa rampa a visão é prejudicada pela vegetação.
O subprefeito Guaracy Fontes Monteiro Filho, aproveitou a reunião na Secretaria do Verde e do Meio Ambienteencaminhou o assunto para estudos.

Serviço

Museu da Cidade de São Paulo / Sítio Morrinhos
  • Endereço: Rua Santo Anselmo, 102 – Jd. São Bento/Casa Verde
  • Telefone: (11) 2236.6121
  • Horários semana: 3ª a 6ª feira, das 10 às 16 horas
  • Horário final de semana/feriados: das 10 às 17 horas
  • Visitas educativas:  Há serviço educativo no local
  • Agendamento de grupos[email protected]

<<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa / Subprefeitura C.Verde/Cachoeirinha/Limão – Silvana Bezerra Silva>>