20 C
São Paulo
quarta-feira, abril 24, 2024
Home Região Na Zona Norte, Hospital São Luiz Gonzaga ganha leitos para pacientes com...

Na Zona Norte, Hospital São Luiz Gonzaga ganha leitos para pacientes com Covid-19

Luiz
Foto: Edson Lopes Jr./Secom-PMSP
Tempo de Leitura: 2 minutos
Luiz

  • No Hospital São Luiz Gonzaga sobe para 30 leitos especiais na UTI
  • Desde o início do mês foram criados 107 novos leitos de UTI na capital

Quase comemorando o Dia de São Luiz Gonzaga, ocorrido um dia antes, a Prefeitura de São Paulo entregou nesta 3ª feira (22jun021), 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento exclusivo de pacientes com coronavírus no Hospital São Luiz Gonzaga, no Jaçanã, Zona Norte da capital. Desde o início do mês foram criados 107 novos leitos de UTI na capital.

A unidade conta com 190 leitos de clínica médica e cirúrgica, além de outros 100 leitos de cuidados paliativos. No local trabalham 1.432 funcionários e são oferecidos tratamentos em clínica médica, cirurgia, ginecologia/obstetrícia e pediatria.

Além disso, o hospital também conta com atividade ambulatorial nas especialidades médicas cirúrgicas de cirurgia geral, cirurgia infantil, cirurgia plástica, cirurgia ginecológica, cirurgia vascular e cirurgia endócrina cervical, além de endocrinologia adulta e pediátrica. Conta também com ambulatório de nutrição e fisioterapia.

Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, com os novos leitos implantados pela Prefeitura de São Paulo, o hospital gerido pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo terá um custo mensal de R$ 2.294.618,72.

Novos leitos

Desde o dia 7 de junho, a gestão municipal trabalha para a ampliação de mais 250 novos leitos de UTI exclusivos para pacientes com a Covid-19. Desse total, 107 já foram entregues na capital.

Segundo o Secretário Municipal da Saúde, Edson Aparecido, com esses novos leitos haverá um suporte a mais na pressão eventual que o sistema poderá ter com a pandemia.

Os leitos poderão ser utilizados mesmo após a pandemia. Segundo prevê a Secretaria Municipal da Saúde, os leitos não serão desativados e poderão ser revertidos com utilização pela população normalmente.

Atualmente, a capital conta com 2.889 leitos Covid em operação, sendo 1.431 de UTI e 1.458 de enfermaria; destes, 175 leitos são contratualizados (85 UTI e 90 enfermaria). Antes da pandemia, a cidade tinha 507 leitos de UTI.

Nestes 16 meses de pandemia, a administração já entregou para a cidade de São Paulo, nove hospitais, estruturas definitivas para a capital.

Mesmo com a ampliação dos leitos é importante que a população siga cumprindo as recomendações sanitárias com a higienização das mãos e o respeito ao distanciamento social. <<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação >


d